Comunistas apelam à luta

Natureza combativa

Fiel à sua natureza de classe, o PCP assume um lugar destacado na luta dos trabalhadores em defesa dos salários e direitos que, uma vez mais com o argumento do défice, Governo e patronato pretendem pôr em causa.

Unidade e luta dos trabalhadores é o caminho para travar a ofensiva

No dia 19, a Direcção da Organização Regional da Guarda do PCP saudou a luta travada pelos trabalhadores da DURA que, na sequência da greve levada a cabo no dia 12, conseguiram ver satisfeitas as suas principais exigências, nomeadamente a valorização dos salários. Os comunistas lembram ainda que a «unidade, resistência e luta dos trabalhadores foi fundamental para travar esta ofensiva, exigir e defender direitos, defender postos de trabalho e a manutenção das unidades industriais numa região como a Guarda».
Na Seda Ibérica, em Paço de Arcos, a administração procura recusar o justo aumento dos salários, não permitindo sequer a recuperação do poder de compra perdido nos últimos anos. Isto apesar de ter aumentado as suas receitas nos últimos anos e de ter ampliado a capacidade produtiva daquela unidade.
Em comunicado, a Comissão Concelhia de Oeiras do PCP valorizou a coragem dos trabalhadores da empresa que, através da greve, «desmascararam a tentativa da empresa de aumentar os seus lucros à custa dos salários dos trabalhadores» e «souberam dar uma resposta firme a quem aposta no medo gerado pela “crise” para tentar desmobilizar os trabalhadores».
Em Braga, os comunistas estão a apelar à solidariedade dos operários e administrativos da empresa municipal Transportes Urbanos de Braga para com os motoristas contratados em regime privado, a quem foi retirado recentemente o subsídio de agente único. Em vigor há mais de cinco anos, este subsídio – fixado em 25 por cento do salário base – visava corrigir diferenças entre os motoristas com vínculo à administração pública e os restantes. Se os restantes trabalhadores não reagirem agora, afirma o PCP, «amanhã estarão eles também sujeitos à perda de direitos adquiridos».
No Instituto Superior Miguel Torga, em Coimbra, fala-se da possibilidade de virem a ser despedidos professores, nomeadamente do curso de Serviço Social, e há registo de pressões para que alguns docentes passem à situação de tempo parcial. Esta realidade foi denunciada pelo Sindicato dos Professores da Região Centro num encontro, a pedido deste, com a Direcção da Organização Regional de Coimbra do PCP.
Nos Açores, o PCP condena o encerramento da fábrica da Cofaco na ilha do Faial e critica a inacção do Governo Regional. Em causa está uma redução efectiva de postos de trabalho e não, como se diz, uma transferência de trabalhadores para o Pico, já que dos 67 que trabalhavam na fábrica do Faial, apenas 16 se estão a deslocar diariamente para a ilha vizinha.


Mais artigos de: PCP

Mobilização geral!

Os comunistas voltam hoje às empresas e às ruas do País em nova acção de esclarecimento e mobilização dos trabalhadores e do povo na luta contra as medidas inseridas no Programa de Estabilidade e Crescimento do Governo, no dia em que o documento estará a ser discutido na Assembleia da República.

As mil faces da precariedade

Culminado um dia intenso de contacto com trabalhadores com vínculos precários, o PCP promoveu anteontem uma audição em Lisboa sobre a precariedade, que atinge já um milhão e 400 mil trabalhadores.

Um aniversário maior

As comemorações do 89.º aniversário do Partido continuaram este fim-de-semana com dezenas de iniciativas, das quais se destacam os três grandes comícios em que participou Jerónimo de Sousa – na Marinha Grande, em São João da Madeira e em Beja.

Governo empurra para o privado

A ofensiva do Governo empurra os profissionais de saúde para o sector privado, fragilizando o Serviço Nacional de Saúde, acusou o PCP numa conferência de imprensa realizada no dia 17.

Um Partido vivo e activo

As assembleias das organizações concelhias de Loures e Cascais do Partido, realizadas no sábado, constituíram importantes momentos de debate colectivo e definição de orientações. O reforço da organização e intervenção do PCP esteve no centro das preocupações dos participantes.Realizada nas instalações do Grupo União...

Uma vida exemplar

Assinala-se no sábado o 90.º aniversário do nascimento de José Magro, destacado militante e dirigente do PCP. Nascido em Lisboa, na freguesia operária de Alcântara, participou activamente nas lutas estudantis de 1937/1942. Foi ainda enquanto estudante que, em 1940, aderiu ao PCP, cujo quadro de funcionários clandestinos...

Concurso de postais da Festa do Avante!

Está aberto o Concurso de Postais da Festa do Avante! 2010, que tem como objectivo editar uma colecção de postais de promoção da edição da Festa deste ano, que se realiza nos dias 3, 4 e 5 de Setembro. Cada concorrente pode apresentar até três trabalhos. A data limite de entrega é 30 de Abril, por correio electrónico ou...