Em defesa das pensões de reforma

França hoje em luta!

«Se se vive mais tempo, deve-se tra­ba­lhar mais tempo», esta é a ló­gica de­fen­dida pelo pre­si­dente francês, Ni­colas Sar­kozy, para au­mentar no­va­mente a idade de re­forma e o pe­ríodo de con­tri­bui­ções.

Sin­di­catos re­jeitam cortes que Sar­kozy dá como «ine­vi­tá­veis»

Em res­posta ao novo plano apre­sen­tado na se­mana pas­sada pelo go­verno francês, os sin­di­catos con­vo­caram para hoje em todo o país uma jor­nada de pro­testo em de­fesa dos di­reitos de apo­sen­tação.

O go­verno de di­reita alega que, caso não haja uma re­dução de di­reitos, os «custos» das pen­sões pas­sarão dos ac­tuais 32 mil mi­lhões de euros para 42 mil mi­lhões em 2018, en­cargo que pro­cura apre­sentar como in­sus­ten­tável, apesar de não o com­parar com o au­mento da ri­queza na­ci­onal nos úl­timos anos nem so­bre­tudo com o cons­tante in­cre­mento da pro­du­ti­vi­dade do tra­balho.

Deste modo quer au­mentar a idade mí­nima de re­forma dos 60 para os 62 anos, e o pe­ríodo de con­tri­bui­ções dos 40 para os 41 anos e cinco meses. Acresce que um tra­ba­lhador que não atinja esta longa car­reira con­tri­bu­tiva, si­tu­ação cada vez mais fre­quente dado o ele­vado de­sem­prego e a ge­ne­ra­li­zação da pre­ca­ri­e­dade, só po­derá aceder à sua pensão com­pleta a partir dos 67 anos.

«A pri­meira con­sequência deste pro­jecto», notou a CGT em co­mu­ni­cado, «é uma re­dução das pen­sões e o au­mento das in­jus­tiças, afec­tando em par­ti­cular as mu­lheres e os pre­cá­rios». «Mais de 30 por cento das mu­lheres», acres­centou, «de­verão tra­ba­lhar até aos 67 anos», sendo que já hoje, 28 por cento das mu­lheres tra­ba­lham até aos 65 anos para ace­derem a uma pensão.

Mai­oria contra

Uma son­dagem (BVA-Ab­so­luce-Les Echos-France Info) pu­bli­cada na terça-feira, 22, também não deixa dú­vidas sobre a opi­nião geral dos fran­ceses: 56 por cento ma­ni­festam-se contra a al­te­ração do sis­tema de re­formas, sendo que 67 por cento qua­li­fica de «má» a po­lí­tica eco­nó­mica do ac­tual go­verno.

Sobre a jor­nada de pro­testos de hoje, 64 por cento dos in­qui­ridos con­si­deram-na «jus­ti­fi­cada» ou «ple­na­mente jus­ti­fi­cada». To­davia, apenas 29 por cento se mos­tram dis­postos a com­batê-la, en­quanto 27 por cento se de­claram «de­cep­ci­o­nados» não acre­di­tando que al­guém possa im­pedir as me­didas anun­ci­adas.

Apro­vei­tando a maré de con­tes­tação, o par­tido so­ci­a­lista de Mar­tine Aubry, co­locou-se ao lado dos sin­di­catos, qua­li­fi­cando a pro­posta de «ir­res­pon­sável» e pro­me­tendo repor o li­mite dos 60 anos caso re­gresse ao poder em 2012.

A acção de hoje é con­vo­cada pelas cen­trais CGT-CFDT-FSU-So­li­daires-Unsa e CFTC, que con­tavam trazer às ruas mais de um mi­lhão de tra­ba­lha­dores.



Mais artigos de: Europa

Corda esticada

Os prin­ci­pais sin­di­catos do sector pú­blico e pri­vado con­vo­caram para o pró­ximo dia 29 uma pa­ra­li­sação de 24 horas em pro­testo contra os novos pro­jectos de re­forma da se­gu­rança so­cial e do mer­cado de tra­balho.

PE chumba aumento do tempo de trabalho

O plenário do Parlamento Europeu rejeitou, dia 16, uma proposta da Comissão que visava excluir os motoristas «independentes» de autocarros e camiões da legislação que estabelece um máximo semanal de 60 horas de trabalho, observando-se uma média de 48 horas em...

Aprovado relatório do PCP

O Parlamento Europeu aprovou, dia 18, o relatório elaborado pela deputada do PCP, Ilda Figueiredo, sobre a avaliação dos resultados do Roteiro para a Igualdade entre mulheres e homens (2006-2010) e recomendações para o futuro. O documento, adoptado com 316 votos a favor, 264 contra e...

Britânicos pagam défice colossal

O colossal défice público de 11 por cento do PIB (186 mil milhões de euros), acumulado nos últimos anos pelo governo britânico em grande parte devido às operações de salvamento da banca, vai ser pago com cortes drásticas nas despesas públicas, que...

PCF elege novo líder

Pierre Laurent foi eleito, no domingo, 20, secretário nacional do Partido Comunista Francês por 402 votos num total de 551 delegados ao 35.º Congresso do partido. Chefe de redacção do L´Humanité entre 2001 e 2008, era actualmente o coordenador nacional da...

Balanços

Passaram 25 anos sobre a assinatura do Tratado de adesão de Portugal à Comunidade Económica Europeia/União Europeia, a 12 de Junho de 1985. A data, redonda, foi pretexto para um rol de comemorações, discussões e declarações a propósito, cujos ecos (e...