Comissão ataca reformas

Num documento apresentado ontem, quarta-feira, 7, a Comissão Europeia assume o seu papel de lebre para acelerar a corrida que há muito começou nos diferentes países contra os direitos de aposentação, conquistados em duras batalhas de classe na segunda metade do século XX.

No documento, antecipado pela imprensa, o executivo de Bruxelas arroga-se abertamente o direito de impor uma legislação uniforme em matéria de pensões a todos os estados-membros, apesar de as políticas públicas serem da competência exclusiva dos governos nacionais.

Contudo, no entendimento de Bruxelas, a crise económica justifica todas as intromissões e, deste modo, propõe-se pressionar os governos para aumentarem a idade da reforma, notando que os trabalhadores europeus são os que se reformam mais cedo, em comparação com os norte-americanos (65 anos) ou os japoneses (quase 70 anos).

Os pretextos são já conhecidos: «envelhecimento» da população, «insustentabilidade» financeira dos sistemas de repartição, «aumento» da esperança de vida, etc. Esquecem propositadamente que, ao longo das respectivas carreiras contributivas, o trabalho de sucessivas gerações permitiu duplicar e mesmo triplicar o produto interno bruto de muitos países, riqueza que se fosse redistribuída permitiria pagar generosas pensões.



Mais artigos de: Europa

Resistência tenaz

A greve geral de 29 de Junho, a 11.ª num período de seis meses, paralisou fábricas, portos, caminhos-de-ferro, aeroportos, imprensa, serviços da administração pública, escolas e hospitais em toda a Grécia. Hoje, o país volta a parar.

Contra o capitalismo

O novo Partido Comunista Romeno (PCR) realizou, sábado, 3, em Bucareste o seu congresso fundador que reuniu mais de 400 delegados e convidados.

<i>Torys</i> destroem 1,3 milhões de empregos

A «cura de austeridade» que o governo conservador britânico se prepara para aplicar terá um efeito devastador sobre a economia e, em particular, sobre o emprego. Segundo o diário The Guardian (29.06), que revela previsões do próprio governo até agora...

Agricultura e alimentação

O Comissário europeu anunciou que apresentará, até ao final deste ano, uma comunicação sobre o futuro da PAC após 2013, o que se segue à reforma de 2003 e ao chamado «exame de saúde da PAC», de 2008. No Parlamento Europeu, decorreu o debate em torno de...