Amália, Talentos e Prémios

Na próxima sexta-feira, a RTP-1 apresenta o único vislumbre de originalidade na sua programação da semana: ao serão transmitirá a cerimónia de uma entrega de «prémios por mérito», seguida de um filme pouco visto protagonizado por Amália Rodrigues.

«Prémios Talento» é o nome do concurso instituído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros, a Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas e o apoio da Direcção Geral dos Assuntos Consulares, que «pretende distinguir os portugueses e luso-descendentes residentes no estrangeiro, e que se destacaram no exercício de actividades nos mais diversos sectores da vida social». Aos vencedores em cada categoria será entregue um troféu que é, ao mesmo tempo, «obra de autor», sendo a cerimónia pública realizada  no Convento do Beato, em Lisboa. A sua transmissão na RTP-1 far-se-á a partir das 21horas.

Segue-se o filme com Amália. Trata-se de Vendaval Maravilhoso, uma co-produção luso-brasileira de 1949 com realização de Leitão de Barros, que apresenta a biografia de Castro Alves, conhecido como «poeta dos escravos» e baseada num livro que Jorge Amado escreveu em forma de poesia popular. No elenco alinham ao lado de Amália nomes como Barreto Pereira e Paulo Maurício, mas o interesse principal desta velharia do cinema patrocinado pelo regime fascista estará nas canções interpretadas pela voz única de Amália.

 

Futebol e tourada

 

Não sabemos se a desculpa é a conhecida «escassez de Verão» que costuma atacar as programações nesta época do ano, mas o certo é que a RTP-1 se aproxima perigosamente de uma das trilogias do fascismo – no caso, «Fado, Futebol e Tourada» - ao marcar para o próximo sábado um jogo de futebol e uma tourada, tudo de seguida e ao serão, pois claro.

O futebol «é a feijões», pois trata-se de um dos jogos de pré-época com que os clubes costumam rodar as respectivas equipas, mas no sábado, a partir das 20.15, os clubes que estarão frente-a-frente num jogo amigável é o português Benfica e o francês Mónaco, o que dá algum sal à coisa.

Quanto à tourada, trata-se de mais uma organizada pelas intermináveis «Corridas TV» que a RTP-1 (mas também os outros canais privados, sobretudo a TVI) há décadas vem multiplicando, em geral patrocinadas pela «Casa do Pessoal da RTP», pelos vistos também há décadas dominada por aficcion furiosa. Esta chama-se XIV Grande Corrida TV do Norte, decorrerá na Praça Monumental da Póvoa do Varzim e apresentará um «cartel» onde pontificam seis cavaleiros (Paulo Caetano, Joaquim Bastinhas, Luís Rouxinol, Marcos Tenório, Moura Caetano e Tomás Pinto) e três grupos de forcados amadores (Aposento da Chamusca, Alenquer e Elvas). Olé! 

 

Bicicletas à volta do Douro

 

Regressa no próximo domingo o «Bike Tour 2010 – Porto», em português «Volta de Bicicleta 2010 – Porto» (quem a organiza, pelos vistos já nem se entende em Português...) que, como de costume, cumpre cerca de 12 quilómetros pelas duas margens do Douro e no meio de animada multidão, que ali se desloca expressamente para gozar o espectáculo. A prova tem início na Ponte da Arrábida e percorre as marginais de Gaia e Porto, fazendo a ligação através da Ponte D. Luís e desembocando em Matosinhos. A transmissão directa da RTP-1 começa às 11 da manhã e vai até ao telejornal da uma da tarde.    

 

Mistérios do Alce

 

Dos vários documentários da National Geographic, emitidos de segunda a sexta-feira pela RTP-2 sempre por volta das 21 horas, destacamos esta semana Mistérios do Alce, programado para a próxima terça-feira. «Um colosso em tamanho, poder e majestade», diz a sinopse, «armado com um inigualável arsenal, o alce é um ícone da vida selvagem no Alasca onde, numa paisagem inóspita, confronta inimigos amedrontados e luta contra as mais diversas ameaças».



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: