Eslováquia chumba ajuda à Grécia

O par­la­mento es­lo­vaco chumbou o com­pro­misso as­su­mido pelo go­verno, em 2 de Maio, de ga­rantir 816 mi­lhões de euros como com­par­ti­ci­pação no plano de «sal­va­mento» da Grécia acor­dado pelos países da zona euro.

A de­cisão foi apro­vada, dia 11, por uma sur­pre­en­dente mai­oria de de­pu­tados. De facto, apenas dois par­la­men­tares vo­taram a favor da ajuda. Dos res­tantes pre­sentes, 69 opu­seram-se e 13 abs­ti­veram-se. Cu­riosa foi a ati­tude dos 62 de­pu­tados do par­tido So­cial-De­mo­crata que pre­fe­riram aban­donar a sala e não par­ti­cipar na vo­tação.

O co­mis­sário dos As­suntos Eco­nó­micos e Mo­ne­tá­rios, Olli Rehn, re­agiu de ime­diato com de­sa­grado à de­cisão do he­mi­ciclo de Bra­tis­lava, no­tando que tal sig­ni­fica uma «rup­tura com o com­pro­misso as­su­mido pela Es­lo­vá­quia no eu­ro­grupo para prover as­sis­tência fi­nan­ceira tem­po­rária e con­di­ci­onal à Grécia».

Na mesma se­mana, o ins­ti­tuto de es­ta­tís­tica da Grécia anun­ciou uma queda do PIB de 1,5 por cento, entre Abril e Junho, con­sequência dos du­rís­simos cortes na des­pesa pú­blica, im­postos pela UE e pelo FMI, e que já se tra­du­ziram numa re­dução do dé­fice pú­blico de 39,7 por cento.

Neste ce­nário de­pres­sivo, o de­sem­prego dis­parou li­te­ral­mente em Maio para 12 por cento da po­pu­lação ac­tiva, ou seja 602 185 de­sem­pre­gados ofi­ci­al­mente ins­critos, contra 8,5 por cento um ano antes. A taxa de de­sem­prego ju­venil já atinge 32,5 por cento, quando há um ano se si­tuava em 25 por cento.



Mais artigos de: Europa

Blair compra «inocência»

O an­tigo pri­meiro-mi­nistro Tony Blair anun­ciou, na se­gunda-feira, 16, que doará a to­ta­li­dade dos lu­cros da venda do seu livro de me­mó­rias a uma or­ga­ni­zação de­di­cada à re­a­bi­li­tação de ve­te­ranos de guerra.

OMS admite correcções

De­pois de ter sido for­te­mente cri­ti­cada pela gestão alar­mista da dita «pan­demia» gripal A (H1N1), a Or­ga­ni­zação Mun­dial da Saúde re­co­nhece a ne­ces­si­dade de rever al­guns pro­ce­di­mentos.

Trabalhar até à cova

Depois de grande parte dos governos da UE terem elevado a idade de reforma para além dos 65 anos, os grupos de pressão que representam os grandes interesses económicos voltam à carga, procurando que os trabalhadores acedam cada vez mais tarde a este seu direito. O pretexto é sempre o...

Saúde pública em colapso

Uma reportagem emitida pela BBC Radio 4, dia 12, dá conta de uma situação «à beira do colapso» no sistema público de saúde da Roménia, país que segundo a estação britânica tem actualmente os piores...

Jovens comunistas presos em Grenoble

Três jovens militantes do Partido Comunista Francês foram presos pela polícia, na cidade de Grenoble (Sudoeste), por colagem de cartazes «injuriosos e difamatórios». Os jovens comunistas participavam, à noite, numa acção de mobilização para um...

Pobreza e rendimento mínimo

Estamos no segundo semestre do Ano Europeu de Luta Contra a Pobreza, e, provavelmente, a União Europeia atingiu o número mais elevado de pessoas em situação de pobreza, nesta União Europeia onde os lucros de grupos económicos e financeiros continuam...