Espanha

Sindicatos admitem nova greve geral

De­zenas de mi­lhares de tra­ba­lha­dores ma­ni­fes­taram-se em 39 ca­pi­tais de pro­víncia contra o pro­jecto de au­mento da idade da re­forma dos 65 para os 67 anos. As duas mai­ores con­fe­de­ra­ções sin­di­cais es­pa­nholas, CCOO e UGT, ame­a­çaram con­vocar nova greve geral caso o go­verno per­sista neste ob­jec­tivo.

In­ter­vindo no co­mício em Ma­drid, no final de um des­file que juntou perto de 20 mil pes­soas, o se­cre­tário-geral das Co­mi­si­ones Obreras, Ig­nacio Fer­nández Toxo, pro­meteu para Ja­neiro «mo­bi­li­za­ções e res­posta con­junta dos tra­ba­lha­dores», sa­li­en­tando que a al­te­ração da idade da re­forma marca «a fron­teira entre o acordo e o de­sa­cordo». «Com os 67 anos não ha­verá acordo, ha­verá greve geral».

Também Cán­dido Méndez, se­cre­tário-geral da UGT, afirmou que os sin­di­catos im­pe­dirão que se con­cre­tize a dita re­forma, em­bora tenha evi­tado a pa­lavra greve.

A con­cre­tizar-se esta seria a se­gunda greve geral no es­paço de quatro meses, algo nunca visto desde a im­plan­tação da de­mo­cracia em Es­panha.



Mais artigos de: Europa

Pela mudança radical

Os tra­ba­lha­dores gregos vol­taram a pa­ra­lisar o país no dia 15, na­quela que foi a 14ª greve geral no es­paço de um ano con­vo­cada pela PAME e a oi­tava que teve a adesão das cen­trais re­for­mistas.

População na pobreza

Cerca de 116 mi­lhões de pes­soas, ou seja perto de um quarto da po­pu­lação da União Eu­ro­peia, vi­viam numa si­tu­ação de ex­clusão so­cial em 2008, de acordo com o úl­timo es­tudo do Eu­rostat, di­vul­gado no dia 13.

PE rejeita directiva retrógrada

Uma maioria de deputados rejeitou, dia 11, a proposta de directiva sobre o «Processo de pedido único de autorização de residência e de tratamento», que na prática legalizava o tratamento desigual dos imigrantes de países terceiros face aos restantes trabalhadores nos...

«Grandes» querem congelamento até 2020

Cinco chefes de Estado e de governo, onde se incluem o francês Nicolas Sarkozy, a alemã Angela Merkel e o britânico David Cameron assinaram, na sexta-feira, 17, em Bruxelas, uma carta conjunta à Comissão Europeia em que exigem o congelamento do orçamento comunitário pelo...

Esquerda basca luta pela legalização

Milhares de pessoas integraram, no sábado, 18, mais de uma centena de cordões humanos em outras tantas localidades do País Basco, reclamando a legalização imediata das formações políticas da esquerda independentista. Em Bilbau, os...

A crise da UE e dos seus fundamentos

O ano termina com a decisão do Conselho Europeu de rever o conteúdo do tratado de Lisboa, o tal que os poderes que dominam a UE impuseram a ferros, fugindo ao debate e à realização de referendos ou passando por cima da vontade manifestada pelos povos da...