Entusiasmo em Braga

A candidatura dos trabalhadores

Image 6430

Fran­cisco Lopes passou todo o dia de an­te­ontem no dis­trito de Braga, onde par­ti­cipou em di­versas ini­ci­a­tivas de con­tacto com os tra­ba­lha­dores e a po­pu­lação. À noite, o can­di­dato co­mu­nista es­teve em Joane, no con­celho de Vila Nova de Fa­ma­licão, num en­tu­si­as­mante co­mício onde deixou bem vin­cado aquilo que se­para a sua can­di­da­tura das res­tantes. Num dis­trito mar­cado pelo de­sem­prego, a pre­ca­ri­e­dade e os baixos sa­lá­rios, Fran­cisco Lopes re­a­firmou que a po­lí­tica pa­trió­tica e de es­querda que a sua can­di­da­tura propõe as­senta na va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores como factor de de­sen­vol­vi­mento do País.

Antes, o can­di­dato co­mu­nista per­cor­rera as ruas do centro de Braga numa muito par­ti­ci­pada ar­ruada onde teve opor­tu­ni­dade de trans­mitir à po­pu­lação pa­la­vras de con­fi­ança na pos­si­bi­li­dade de cons­truir um País mais justo e de­sen­vol­vido.

Da parte da manhã, Fran­cisco Lopes es­teve em Gui­ma­rães junto dos tra­ba­lha­dores da Kiaya, em­presa de cal­çado, onde al­moçou na can­tina jun­ta­mente com os ope­rá­rios. À tarde, rumou ao com­plexo Gründig onde teve opor­tu­ni­dade de con­tactar com largas cen­tenas de tra­ba­lha­dores. Nas con­versas man­tidas com os ope­rá­rios e nas de­cla­ra­ções feitas à co­mu­ni­cação so­cial, o can­di­dato ex­pressou as suas pre­o­cu­pa­ções quanto à al­te­ração ao mé­todo de re­colha de dados sobre o de­sem­prego, con­si­de­rando que se correm sé­rios riscos de ma­ni­pu­lação das es­ta­tís­ticas.

Afir­mando-se como o único can­di­dato que ver­da­dei­ra­mente com­bate a pre­ca­ri­e­dade, Fran­cisco Lopes con­si­derou que a um posto de tra­balho per­ma­nente deve cor­res­ponder um con­trato de tra­balho efec­tivo. Os ou­tros can­di­datos, acres­centou, estão com­pro­me­tidos com a po­lí­tica de di­reita e com o rumo que acentua a pre­ca­ri­e­dade no tra­balho, au­tên­tica «chaga so­cial» dos nosso dias.



Mais artigos de: Presidenciais 2011

Cortar com a subserviência<br>Afirmar um Portugal independente

As­si­na­lando os 25 anos da adesão de Por­tugal à CEE/​UE, através de uma de­cla­ração pro­fe­rida no pri­meiro dia do ano, Fran­cisco Lopes lem­brou que a adesão ao Mer­cado Comum e à União Eco­nó­mica e Mo­ne­tária impôs ao País graves li­mi­ta­ções da sua so­be­rania, amar­rando-o a ori­en­ta­ções im­postas do ex­te­rior.

Inverter as prioridades

As Forças Ar­madas por­tu­guesas devem estar ao ser­viço da De­fesa Na­ci­onal e não dos in­te­resses das grandes po­tên­cias da NATO e da União Eu­ro­peia, re­a­firmou Fran­cisco Lopes numa de­cla­ração pro­fe­rida na se­gunda-feira.

Apostar na produção

De pas­sagem pelos dis­tritos de Por­ta­legre e Coimbra, res­pec­ti­va­mente no do­mingo e na se­gunda-feira, Fran­cisco Lopes de­fendeu a aposta nos sec­tores pro­du­tivos como so­lução para os pro­blemas que o País en­frenta.

Agir contra a exploração e as injustiças

Na sua mensagem de Ano Novo, publicada em http://www.franciscolopes.pt, o candidato comunista manifesta a sua confiança nos trabalhadores, no povo e no País e na possibilidade de «construir um futuro melhor num Portugal de progresso». Em sua opinião, o País «não...

O País tem potencialidades

O candidato comunista à Presidência da República visitou no dia 29 de Dezembro os distritos da Guarda e Castelo Branco, onde teve oportunidade de contactar com trabalhadores e empresários de várias áreas que lhe expuseram os graves problemas com que se...

Reabrir o ramal da Lousã

Francisco Lopes esteve no passado dia 30 no distrito de Coimbra a participar numa iniciativa promovida pelo Partido Ecologista «Os Verdes» dedicada à defesa da ferrovia. Em destaque esteve a exigência de reabertura do ramal da Lousã, desafectado e desmantelado há um ano com a...

Viseu

Francisco Lopes esteve em Viseu no final da tarde de dia 29 a participar numa acção de contacto com a população e os comerciantes locais. Percorrendo as ruas do centro da cidade, o candidato comunista, acompanhado de dezenas de apoiantes, distribuiu folhetos e...