RFA recrutou Klaus Barbie

O an­tigo chefe da Ges­tapo em Lyon, Klaus Barbie, após a Se­gunda Guerra Mun­dial tornou-se co­la­bo­rador dos ser­viços se­cretos (BND) da Re­pú­blica Fe­deral Alemã, de acordo com o se­ma­nário Der Spi­egel (17.01).

O «car­ni­ceiro de Lyon», que em 1987 foi con­de­nado a prisão per­pétua em França por crimes du­rante a ocu­pação nazi, foi re­cru­tado pelo BND no início de 1966, quando vivia clan­des­ti­na­mente na Bo­lívia sob o pseu­dó­nimo de Klaus Alt­mann.

Des­crito pelos ser­viços como pos­suidor de «uma men­ta­li­dade muito alemã» e um «feroz ad­ver­sário do co­mu­nismo», o ver­dugo nazi mos­trou-se muito ac­tivo tendo en­viado cerca de 35 re­la­tó­rios, as­si­nados com o nome de Adler, re­gis­tado com o nú­mero V-43118, re­lata a mesma fonte, que nada re­fere sobre o con­teúdo das in­for­ma­ções.

As re­mu­ne­ra­ções de tais ac­ti­vi­dades eram de­po­si­tadas num banco em S. Fran­cisco, nos Es­tados Unidos. Em si­mul­tâneo, Klaus Barbie é co­lo­cado à frente da su­cursal bo­li­viana de uma em­presa com sede em Bona, que vendia ma­te­rial mi­litar ex­ce­den­tário do exér­cito alemão.

Barbie, que terá sido dis­pen­sado pelo BND em 1967 por re­ceio de que o seu pas­sado nazi pu­desse ser apro­vei­tado por ser­viços se­cretos de ou­tros países, be­ne­fi­ciou logo no final da guerra da pro­tecção dos ame­ri­canos que o con­si­de­ravam como um bom agente para a luta an­ti­co­mu­nista.

Efec­ti­va­mente, Klaus Barbie foi o car­rasco de muitos co­mu­nistas que com­ba­terem os nazis em França, tendo tor­tu­rado até à morte fi­guras des­ta­cadas da re­sis­tência como foi o caso de Jean Moulin.



Mais artigos de: Europa

Pressão e chantagem

Os tra­ba­lha­dores da fá­brica de Mi­ra­fiori da Fiat, em Turim, apro­varam sob fortes pres­sões e ame­aças um acordo que ex­tingue o con­trato co­lec­tivo vi­gente e viola a le­gis­lação la­boral ita­liana.

Eleições e luta

Nas jornadas de trabalho dos deputados do PCP no Parlamento Europeu, que concluímos no final da semana passada com visitas aos distritos da Guarda e Castelo Branco, recolhemos inúmeros exemplos das consequências das políticas de direita que, seguindo as...