Miséria moral e ética

Filipe Diniz

A «co­missão de inqué­rito» (co­missão Turkel) no­meada pelo go­verno de Is­rael para ana­lisar o ataque pi­rata – de­sen­ca­deado em Maio pas­sado por esse mesmo go­verno de Is­rael – contra a flo­tilha de so­li­da­ri­e­dade com o povo de Gaza fez en­trega do seu re­la­tório. As con­clu­sões são as es­pe­radas. Re­petem o que a contra-in­for­mação si­o­nista e os grandes média in­ter­na­ci­o­nais re­pe­tiram desde o início: le­gi­timam a agressão, fazem de ví­tima o agressor e de agres­sores os mi­li­tantes hu­ma­ni­tá­rios em­bar­cados na flo­tilha.

Esta «co­missão» cons­titui uma farsa desde o início. Tendo o go­verno si­o­nista re­cu­sado uma co­missão in­ter­na­ci­onal de inqué­rito, e para fingir que não se tra­tava de uma ope­ração de bran­que­a­mento me­ra­mente in­terna, in­te­grou duas in­di­vi­du­a­li­dades ex­te­ri­ores: David Trimble, da Ir­landa do Norte, e Ken Watkin, do Ca­nadá. Não se po­dendo dizer que agiram como sim­ples cúm­plices nesta ope­ração, não pode ig­norar-se que se pres­taram a um papel ver­go­nhoso. Acei­taram in­te­grar a co­missão sem di­reito a voto em re­lação às con­clu­sões fi­nais.

Con­clui o re­la­tório que as tropas de elite si­o­nistas agiram em le­gí­tima de­fesa e no quadro da le­ga­li­dade in­ter­na­ci­onal. Entre as 300 pá­ginas do re­la­tório não devem constar os re­sul­tados das au­tóp­sias: todas as nove ví­timas mor­tais foram atin­gidas por balas de 9 mm na parte su­pe­rior do corpo. Vá­rias foram atin­gidas com 4, 5 e até seis tiros. Al­gumas foram mortas com tiros na ca­beça dis­pa­rados à queima-roupa ou a curta dis­tância. Tratou-se de um as­sas­sínio em massa, de­li­be­rado e exe­cu­tado com pre­cisão pro­fis­si­onal.

Este re­la­tório é bem re­ve­lador da mi­séria moral e ética a que chegou o poder si­o­nista. Quando o ter­ro­rismo, o ra­cismo e a vi­o­lência fas­cista se tornam po­lí­ticas de Es­tado, todos os va­lores hu­manos, de­mo­crá­ticos e éticos são ar­ra­sados.

Ti­veram pouca sorte os cri­mi­nosos nazi-fas­cistas em serem jul­gados pelo Tri­bunal de Nu­rem­berga. Ti­vessem eles sido jul­gados por uma co­missão de inqué­rito como esta e não apenas teria sido aceite o ar­gu­mento in­vo­cado por tantos desses cri­mi­nosos de que «apenas cum­priam or­dens». Pro­va­vel­mente teria também sido con­cluído que agiam em le­gí­tima de­fesa e no res­peito pela lei.



Mais artigos de: Opinião

Horizonte de lutas

Os acontecimentos em curso na Tunísia inquietam profundamente as forças do sistema. Perante o ímpeto da revolta popular e o descontentamento alargado que tomou conta das ruas, apesar da repressão, o afastamento do ditador Ben Ali era irremediável. A sua fuga para a Arábia Saudita...

Os bombos da festa

Ainda ecoavam os foguetes da eleição do «professor» em mais uma «festa da democracia» e já a ministra do Trabalho, Helena André, levava à Concertação Social a proposta do Governo para a alteração das regras das...

Uma batalha que se projecta para o futuro

No final do vi­brante co­mício de Gui­ma­rães que en­cerrou a cam­panha elei­toral da can­di­da­tura do ca­ma­rada Fran­cisco Lopes à Pre­si­dência da Re­pú­blica – a nossa can­di­da­tura –, um velho amigo do Par­tido in­ter­pelou-me, ma­ni­fes­tando a sua sa­tis­fação pela forma como acom­pa­nhou esta im­por­tante jor­nada. Que tinha sen­tido nas nossas ac­ções a mo­bi­li­zação, que tinha sen­tido a de­ter­mi­nação e a con­fi­ança que, aqui, não são pa­la­vras vãs. Olhando para trás, po­demos dizer que assim foi.

Coisa de ocasião

Com este título Luís Fazenda fez publicar um artigo no «esquerda.net» em vésperas das eleições do passado domingo. Lendo-o, percebia-se o seu alcance: uma antecipada aceitação da vitória de Cavaco Silva, em jeito de resignada confissão da...

Encontro marcado com o futuro

As eleições presidenciais, no seu contexto e temporalidade, não podem deixar de ser consideradas nas suas resultantes mais fundamentais e consequências contraditórias. Por um lado, resultaram na vitória de Cavaco Silva, o que em si mesmo é mais um elemento claramente...