Em luta
Para o próximo dia 28, quinta-feira, está convocada uma concentração de protesto em Vila Nova de Famalicão, frente à sede da ATP (Associação Têxtil e Vestuário de Portugal). A Fesete/CGTP-IN e os sindicatos acusam a associação patronal de boicotar a negociação dos salários para 2011, o que prejudica milhares de trabalhadores das empresas filiadas na ATP e incentiva uma concorrência desleal com as demais, que já acordaram a actualização salarial.
O crescimento das exportações, a laboração «em pleno, mesmo ao sábado e até nos feriados», e os aumentos ocorridos em diversas empresas levam a federação a apelar à luta contra a posição da ATP, como se refere no comunicado saído do plenário de sindicatos de 7 de Julho.
Contra a intenção da administração da Renault Chelas de promover o despedimento colectivo de cinco trabalhadores, entre os quais se incluem três membros das estruturas representativas, o SITE CSRA convocou plenários para a passada sexta-feira e anteontem. O sindicato da Fiequimetal/CGTP-IN rejeitou as posições com que a empresa se apresentou na negociação formal do despedimento e admitiu medidas de protesto e luta.
Mais de uma centena de trabalhadores e reformados dos antigos SMAS do Porto concentraram-se anteontem junto aos Paços do Concelho para exigirem o pagamento da comparticipação da Câmara Municipal para a Caixa de Reformas dos Trabalhadores. Na reunião da Câmara, pouco depois, com seis votos a favor (PCP e PS) e sete abstenções (PSD/CDS), foi aprovada uma recomendação para liquidação daquela dívida.