Em luta

Para o pró­ximo dia 28, quinta-feira, está con­vo­cada uma con­cen­tração de pro­testo em Vila Nova de Fa­ma­licão, frente à sede da ATP (As­so­ci­ação Têxtil e Ves­tuário de Por­tugal). A Fe­sete/​CGTP-IN e os sin­di­catos acusam a as­so­ci­ação pa­tronal de boi­cotar a ne­go­ci­ação dos sa­lá­rios para 2011, o que pre­ju­dica mi­lhares de tra­ba­lha­dores das em­presas fi­li­adas na ATP e in­cen­tiva uma con­cor­rência des­leal com as de­mais, que já acor­daram a ac­tu­a­li­zação sa­la­rial.

O cres­ci­mento das ex­por­ta­ções, a la­bo­ração «em pleno, mesmo ao sá­bado e até nos fe­ri­ados», e os au­mentos ocor­ridos em di­versas em­presas levam a fe­de­ração a apelar à luta contra a po­sição da ATP, como se re­fere no co­mu­ni­cado saído do ple­nário de sin­di­catos de 7 de Julho.

Contra a in­tenção da ad­mi­nis­tração da Re­nault Chelas de pro­mover o des­pe­di­mento co­lec­tivo de cinco tra­ba­lha­dores, entre os quais se in­cluem três mem­bros das es­tru­turas re­pre­sen­ta­tivas, o SITE CSRA con­vocou ple­ná­rios para a pas­sada sexta-feira e an­te­ontem. O sin­di­cato da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN re­jeitou as po­si­ções com que a em­presa se apre­sentou na ne­go­ci­ação formal do des­pe­di­mento e ad­mitiu me­didas de pro­testo e luta.

Mais de uma cen­tena de tra­ba­lha­dores e re­for­mados dos an­tigos SMAS do Porto con­cen­traram-se an­te­ontem junto aos Paços do Con­celho para exi­girem o pa­ga­mento da com­par­ti­ci­pação da Câ­mara Mu­ni­cipal para a Caixa de Re­formas dos Tra­ba­lha­dores. Na reu­nião da Câ­mara, pouco de­pois, com seis votos a favor (PCP e PS) e sete abs­ten­ções (PSD/​CDS), foi apro­vada uma re­co­men­dação para li­qui­dação da­quela dí­vida.



Mais artigos de: Trabalhadores

Governo agrava a crise

O corte no 13.º mês e as pri­va­ti­za­ções pre­vistas no Pro­grama do Go­verno foram se­ve­ra­mente cri­ti­cadas, dia 15, pela CGTP-IN porque «os mai­ores sa­cri­fí­cios são exi­gidos aos tra­ba­lha­dores por conta de ou­trem e aos pen­si­o­nistas».

<i>Transtejo</i> condenada

O Tribunal de Trabalho decidiu, a 29 de Junho, que foi ilegal o despedimento dos trabalhadores da Vítor Rosa e Filha, prestadora de serviços de manutenção da Transtejo, obrigando à sua reintegração na TT, disse ao Avante! um dirigente da Federação dos...

Defender o emprego e a <i>TNC</i>

Confrontados há uma semana com o abrupto anúncio de encerramento da actividade, no quadro de um processo de insolvência que decorre há ano e meio e sobre o qual foram dadas poucas informações consistentes, os trabalhadores da Transportadora Nacional de...

Perseguições no Algarve

Contra a perseguição a representantes dos trabalhadores na JA Pacheco, no Pingo Doce de Olhão e na Câmara Municipal de Alcoutim, e pela reposição da legalidade e do respeito pelos direitos sindicais, pronunciaram-se os participantes no encontro regional de dirigentes e delegados...

<i>AC Santos</i>

Os trabalhadores dos supermercados AC Santos vão concentrar-se dia 27, quarta-feira, às 11 horas, frente ao Ministério da Economia e do Emprego, para exigirem medidas de viabilização da empresa e de garantia dos postos de trabalho, informou o CESP/CGTP-IN.