Crescimento desacelera na OCDE
Os dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), divulgados na segunda-feira, confirmam a tendência geral para um acentuado abrandamento do crescimento económico que alguns países já tinham revelado no segundo trimestre.
O PIB da OCDE cresceu apenas 0,2 por cento entre Abril e Junho, uma décima menos que no trimestre anterior. A redução do ritmo de crescimento foi particularmente notória na zona euro e na União Europeia, onde de 0,8 por cento nos primeiros três meses do ano passou para 0,2 por cento no período seguinte.
Os casos mais assinaláveis são o da Alemanha, que passou de 1,3 por cento para 0,1 por cento, o da França que depois de registar um crescimento de 0,9 por cento, viu a economia estagnar no segundo semestre, bem como o do Reino Unido de 0,5 para 0,2 por cento.
Também os EUA abrandaram meio ponto percentual para 0,3 por cento, enquanto o Japão registou novo retrocesso de 0,3 por cento, após ter caído 0,9 por cento entre Janeiro e Março. Comparando com os indicadores de 2010, o PIB da OCDE subiu 1,6 por cento, abaixo dos 2,4 por cento apurados em Março.
Trata-se do quarto trimestre consecutivo em que o conjunto das economias dos 34 países que integram a organização regista uma quebra no ritmo de crescimento.