Grande Gala de Ópera

Ambiciosa proposta artística

Image 8408

O es­pec­tá­culo de aber­tura do Palco 25 de Abril, tra­di­ci­o­nal­mente de­di­cado à mú­sica eru­dita, é, por­ven­tura, o mais am­bi­cioso de todos os que até agora se re­a­li­zaram. Pela opu­lência do pro­grama, pelas di­fi­cul­dades ar­tís­ticas que com­porta, pelas exi­gên­cias téc­nicas, pelo ele­vado nú­mero de ar­tistas em palco – uma grande or­questra, com cerca de 90 ins­tru­men­tistas, dois coros e seis can­tores so­listas.

É, pois, o re­gresso à ópera, de­pois do grande su­cesso de 2009, mas é bem mais do que uma normal gala de ópera: é um in­vulgar con­certo lí­rico-sin­fó­nico que acolhe al­gumas ra­ri­dades, peças que o pú­blico por­tu­guês poucas vezes tem opor­tu­ni­dade de es­cutar.

Image 8409

Entre os can­tores so­listas está o tenor ro­meno Mircea Ne­de­lescu, que assim se es­treia no nosso País, de­pois de ter sido acla­mado na Eu­ropa (Ale­manha, Áus­tria, Ho­landa, Bél­gica, Bul­gária, países es­can­di­navos), bem como nos EUA e em Is­rael. Dis­cí­pulo de N. Herlea e A. Flo­rescu, na Ro­ménia, es­tudou de­pois na Áus­tria como a meio-so­prano Hanna Ludwig e na Ale­manha com a mun­di­al­mente cé­lebre Ce­les­tina Ca­sa­pi­etra, entre ou­tros.

Ne­de­lescu cons­truiu a sua car­reira in­ter­na­ci­onal a partir da Ale­manha, onde re­side desde 1984. Cantou muitos dos prin­ci­pais pa­péis de tenor do re­por­tório em óperas como Aida, La Tra­viata, Na­bucco, Fausto, Tosca, Così fan tutte, A Flauta Má­gica, Os Contos de Hoff­mann, etc.

Com Por­tugal a atra­vessar um dos pi­ores pe­ríodos da sua his­tória, aba­lado por vá­rias ame­aças, a Festa do Avante! e o Gi­násio Ópera (co-pro­du­tores do es­pec­tá­culo) ti­veram a au­dácia de res­ponder à crise com esta am­bi­ciosa pro­posta ar­tís­tica de­di­cada à Pá­tria. Es­pera-se agora que o ge­ne­roso pú­blico da Festa cor­res­ponda com o seu ha­bi­tual en­tu­si­asmo.



Mais artigos de: Festa do Avante!

Espaços de alegria e luta

Image 8412

Co­meça amanhã, e es­tende-se até do­mingo, mais uma edição da Festa do Avante!, que mais uma vez abrirá às 19h00 com uma in­ter­venção do Se­cre­tário-geral do PCP, Je­ró­nimo de Sousa, na Praça da Paz e en­cer­rará com um co­mício no do­mingo, às 18h00, no Palco 25 de Abril.

O certo é que nesta grande re­a­li­zação po­lí­tica e cul­tural não fal­tarão o con­vívio, a so­li­da­ri­e­dade, as artes plás­ticas, as ex­po­si­ções, os de­bates, o te­atro, o ci­nema, a mú­sica, a ci­ência, o des­porto e a gas­tro­nomia.

 

Os debates na Festa

A Festa do Avante! não seria o que é sem a dis­cussão e o de­bate sobre os mais va­ri­ados temas na­ci­o­nais e in­ter­na­ci­o­nais. Em vá­rios es­paços ha­verá de­zenas de de­bates onde será pos­sível trocar ideias e opi­niões e con­so­lidar con­vic­ções para a luta, di­fícil mas apai­xo­nante, que es­pera não só os co­mu­nistas como os de­mo­cratas e pa­tri­otas le­gi­ti­ma­mente pre­o­cu­pados com o fu­turo do seu País.

Sucesso incomparável

O nú­mero de atletas que querem par­ti­cipar, este ano, na 24.ª Cor­rida da Festa do Avante!, que acon­tece no dia 4 de Se­tembro, a partir das 9h30, está a ul­tra­passar todas as ex­pec­ta­tivas, com as ins­cri­ções a che­garem às cerca de três mil.