Grande Gala de Ópera

Ambiciosa proposta artística

Image 8408

O espectáculo de abertura do Palco 25 de Abril, tradicionalmente dedicado à música erudita, é, porventura, o mais ambicioso de todos os que até agora se realizaram. Pela opulência do programa, pelas dificuldades artísticas que comporta, pelas exigências técnicas, pelo elevado número de artistas em palco – uma grande orquestra, com cerca de 90 instrumentistas, dois coros e seis cantores solistas.

É, pois, o regresso à ópera, depois do grande sucesso de 2009, mas é bem mais do que uma normal gala de ópera: é um invulgar concerto lírico-sinfónico que acolhe algumas raridades, peças que o público português poucas vezes tem oportunidade de escutar.

Image 8409

Entre os cantores solistas está o tenor romeno Mircea Nedelescu, que assim se estreia no nosso País, depois de ter sido aclamado na Europa (Alemanha, Áustria, Holanda, Bélgica, Bulgária, países escandinavos), bem como nos EUA e em Israel. Discípulo de N. Herlea e A. Florescu, na Roménia, estudou depois na Áustria como a meio-soprano Hanna Ludwig e na Alemanha com a mundialmente célebre Celestina Casapietra, entre outros.

Nedelescu construiu a sua carreira internacional a partir da Alemanha, onde reside desde 1984. Cantou muitos dos principais papéis de tenor do reportório em óperas como Aida, La Traviata, Nabucco, Fausto, Tosca, Così fan tutte, A Flauta Mágica, Os Contos de Hoffmann, etc.

Com Portugal a atravessar um dos piores períodos da sua história, abalado por várias ameaças, a Festa do Avante! e o Ginásio Ópera (co-produtores do espectáculo) tiveram a audácia de responder à crise com esta ambiciosa proposta artística dedicada à Pátria. Espera-se agora que o generoso público da Festa corresponda com o seu habitual entusiasmo.



Mais artigos de: Festa do Avante!

Espaços de alegria e luta

Image 8412

Começa amanhã, e estende-se até domingo, mais uma edição da Festa do Avante!, que mais uma vez abrirá às 19h00 com uma intervenção do Secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, na Praça da Paz e encerrará com um comício no domingo, às 18h00, no Palco 25 de Abril.

O certo é que nesta grande realização política e cultural não faltarão o convívio, a solidariedade, as artes plásticas, as exposições, os debates, o teatro, o cinema, a música, a ciência, o desporto e a gastronomia.

 

Os debates na Festa

A Festa do Avante! não seria o que é sem a discussão e o debate sobre os mais variados temas nacionais e internacionais. Em vários espaços haverá dezenas de debates onde será possível trocar ideias e opiniões e consolidar convicções para a luta, difícil mas apaixonante, que espera não só os comunistas como os democratas e patriotas legitimamente preocupados com o futuro do seu País.

Sucesso incomparável

O número de atletas que querem participar, este ano, na 24.ª Corrida da Festa do Avante!, que acontece no dia 4 de Setembro, a partir das 9h30, está a ultrapassar todas as expectativas, com as inscrições a chegarem às cerca de três mil.