No Dia Internacional do Idoso

MURPI alerta para aumento da pobreza

Por oca­sião do Dia In­ter­na­ci­onal do Idoso, a Con­fe­de­ração Na­ci­onal dos Re­for­mados, Pen­si­o­nistas e Idosos (MURPI) emitiu uma nota de im­prensa onde dá conta de que a «so­ci­e­dade por­tu­guesa, como ou­tras na Eu­ropa, ca­minha a passos largos para um pro­gres­sivo en­ve­lhe­ci­mento», fe­nó­meno par­ti­cu­lar­mente acen­tuado no nosso País «de­vido es­sen­ci­al­mente a fac­tores de atraso do de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e so­cial» que afectam a na­ta­li­dade.

«Os idosos en­con­tram-se os­tra­ci­zados nas so­ci­e­dade de­sen­vol­vidas por au­sência de po­lí­ticas que pro­movam a sua in­te­gração e par­ti­ci­pação ac­tiva como ci­da­dãos de plenos di­reitos», de­nuncia a MURPI, de­fen­dendo, em con­tra­par­tida, a «au­to­nomia so­cial e fi­nan­ceira» dos idosos e o de­sen­vol­vi­mento de «pro­gramas edu­ca­tivos que con­tem­plem a so­li­da­ri­e­dade inter-ge­ra­ci­onal».

Se­gundo a Con­fe­de­ração, «parte sig­ni­fi­ca­tiva da po­pu­lação idosa por­tu­guesa é ví­tima de fe­nó­menos de po­breza e de ex­clusão so­cial e é alvo de formas de vi­o­lência, nos seus as­pectos mais di­versos, desde a co­acção so­cial, psi­co­ló­gica e fí­sica».

No do­cu­mento en­viado às re­dac­ções, o MURPI dá ainda conta de que tem vindo a alertar, há longa data, para a ne­ces­si­dade de tomar me­didas, por parte dos po­deres pú­blicos, que con­tem­plem a ga­rantia do exer­cício de di­reitos pelos idosos.

«Neste mo­mento par­ti­cu­lar­mente di­fícil da vida dos por­tu­gueses, ví­timas de me­didas de aus­te­ri­dade que com­pro­metem o seu bem-estar, agra­vando as con­di­ções de vida, pro­mo­vendo à ex­plo­ração das con­di­ções do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores, hi­po­te­cando o nosso fu­turo co­lec­tivo, como con­sequência de apli­cação de me­didas con­tidas no pacto da troika, subs­crito pelo PS, PSD e CDS, torna-se im­por­tante ex­pressar o nosso justo pro­testo e ma­ni­festar a nossa con­de­nação contra as me­didas deste Go­verno PSD/​CDS», re­a­firma a Con­fe­de­ração, que está contra «o con­ge­la­mento e corte nos va­lores das pen­sões» e as «me­didas anun­ci­adas que irão agravar o acesso e ao tra­ta­mento nos ser­viços de Saúde».

Con­dena, de igual forma, o «au­mento re­cen­te­mente de­ci­dido do preço do ar­ren­da­mento das ha­bi­ta­ções so­ciais, que irá com­pro­meter o di­reito cons­ti­tu­ci­onal do di­reito à ha­bi­tação con­digna» e exige o di­reito a pen­sões dignas, à pro­tecção so­cial e na do­ença, à jus­tiça e à pro­tecção pes­soal, à ha­bi­tação e à fruição cul­tural.



Mais artigos de: Nacional

A força de todos

Nas elei­ções para a As­sem­bleia Re­gi­onal da Ma­deira a CDU ob­teve mais de 5500 votos (3,76 por cento) e elegeu um de­pu­tado (menos um do que há quatro anos). Para o Se­cre­tário-geral do PCP, este foi «um re­sul­tado ne­ga­tivo» que está longe do «re­co­nhe­cido pres­tígio po­lí­tico» da força po­lí­tica que tem uma «ímpar in­ter­venção junto dos tra­ba­lha­dores e das po­pu­la­ções».

Utentes manifestam-se no Seixal

Amanhã, às 20 horas, tem lugar uma vi­gília em frente ao Ser­viço de Aten­di­mento Per­ma­nente (SAP) de Amora, onde a po­pu­lação do con­celho do Seixal vai ma­ni­festar a sua in­dig­nação com a re­dução do ho­rário da­quela uni­dade de Saúde.

Documento Verde é antidemocrático

A Câ­mara de Moura chumbou, na se­mana pas­sada, o Do­cu­mento Verde da Re­forma da Ad­mi­nis­tração Local, re­jei­tando as pro­postas apre­sen­tadas, con­si­de­rando que ame­açam a au­to­nomia dos mu­ni­cí­pios, trans­for­mando-os em «en­ti­dades sub­si­diá­rias do poder cen­tral».

Algarvios descontentes com o Governo

Organizado pela Comissão de Utentes da Via do Infante, pelo Movimento «Não às Portagens na A22», pelo Movimento independente autárquico «Com Faro no Coração» e pelo Motoclube de Faro, cerca de duas centenas de automóveis e mais de uma centena de...

Água é de todos

No dia 6 de Outubro, a Câmara de Palmela aprovou, por unanimidade, uma moção em defesa da «gestão pública da água». «Portugal encontra-se perante uma profunda ameaça aos direitos sociais das populações, com a...

Transferência sem condições

O deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar «Os Verdes», entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a transferência das urgências de psiquiatria do Hospital Curry Cabral, a...

Populações cada vez mais carenciadas

Em nota de imprensa, as Comissões de Utentes de Saúde do Litoral Alentejano criticaram o «constante desinvestimento» do Governo na área da Saúde e alertaram para as dificuldades das populações mais carenciadas e isoladas no acesso aos...

Acabar com a ocupação da Palestina

Mais de uma centena de pessoas participaram, sexta-feira, na Praceta Palestina, no Porto, numa Tribuna Pública, promovida pelo «Movimento Pela Paz», pelo reconhecimento do Estado da Palestina como membro das Nações Unidas. Participaram nesta iniciativa, entre...