Homenagem a José Neves Amado

Image 8897

Promovido pela União de Resistentes Antifascista Portugueses, realizou-se, no dia 14 de Outubro, no Auditório do Museu de Aveiro, uma sessão evocativa ao marinheiro-tarrafalista José Neves Amado. A iniciativa, onde estiveram mais de 70 pessoas, foi um acontecimento importante não só para quem o conheceu, como para os mais jovens e todos aqueles que, tendo-o conhecido ou não, procuram a real dimensão do papel do indivíduo na construção dos colectivos que promovem o progresso social na história. Nela participaram, entre outros, os filhos do homenageado, Rosa Amado, Jorge Sarabando, Marília Villaverde Cabral, presidente da URAP, e António Regala, que orientou os trabalhos da sessão.

Entre o público, esteve ainda Fernando Marques, presidente da Junta de Freguesia de Glória, que sempre se associou, desde o primeiro momento, ao conjunto de iniciativas de homenagem. Na ocasião, o autarca informou que o Executivo da Junta a que preside, e por unanimidade, deu parecer favorável à atribuição do nome de José Neves Amado, Comendador da Ordem da Liberdade, a uma importante via da cidade.

O contexto histórico, nos planos nacional e internacional, em que se deu a Revolta dos Marinheiros de 1936, foi amplamente detalhada por Jorge Sarabando. Na verdade esta acção exigiu grande coragem e determinação dos revoltosos, entre os quais se incluía José Neves Amado.

Por sua vez, Francisco Amado leu algumas passagens de um texto escrito pelo seu pai, em 1998, sobre as condições de sobrevivência no campo do Tarrafal – onde se incluiu uma descrição da horrível «frigideira» – que ilustram bem a natureza criminosa do regime fascista.

Marilia Villaverde Cabral, presidente da URAP, evocou também os mortos no Tarrafal, recordando a grandiosa demonstração de massas à data da chegada dos restos mortais desses heróis assassinados.

O momento ficou marcado por um momento musical em que, acompanhada por Manuel Reis à guitarra, Ana Serrano interpretou, no violino, as canções heróicas de Fernando Lopes Graça: «Mãe Pobre», «Trovas da Prisão» e «Jornada». 

A finalizar, mais uma incursão pela poesia. Do público surgiu António Oliveira que, tendo sido colega de José Neves  Amado, lhe dedicou um belo poema onde exprime a sua profunda admiração pelo  homenageado.



Mais artigos de: Nacional

O dever de resistir!

A CDU registou um resultado negativo com perda de massa eleitoral e a eleição de menos um deputado. Trata-se de um resultado alcançado num quadro político, social e eleitoral marcado pelo exponencial agravamento das injustiças sociais, do desemprego e da pobreza, num contexto propício à cristalização de sentimentos de desalento, desânimo e descrença, com a interiorização, mesmo junto de muitos apoiantes da CDU, de um fatalismo e resignação face às propagandeadas inevitabilidades defendidas pelas outras candidaturas.

Futuro comprometido em Nisa

O Governo vai encerrar, a partir de 1 de Novembro, as extensões de Saúde de Arês, Monte Claro, Pé da Serra, Salavessa e Velada, e reformular o horário do Centro de Saúde de Nisa. O PCP manifestou a sua solidariedade com as populações atingidas.

Um «inferno» nas estradas

Depois de impor a introdução de portagens em todas as SCUT, o Governo planeia agora portajar outros lanços e sublanços de auto-estrada nas áreas metropolitanas de Lisboa e Porto.

Mobilidade, especulação e quem paga são os mesmos

Quem leu o «Memorial do convento» recorda-se de que para construírem a passarola Blimunda e Baltazar, que moravam junto à muralha do castelo, se mudaram para São Sebastião da Pedreira, pois «era longe para ir e vir todos os dias», considerando que a viagem teria de ser...

«Reforçar a unidade para agir e vencer»

Com o lema «Em defesa das pessoas com deficiente e suas organizações - Reforçar a unidade para agir e vencer», realizou-se, sábado, em Coimbra, o 20.º Encontro Nacional de Deficientes. No Auditório do IPJ, onde estiveram cerca de 200 pessoas,...

Lutar pela defesa dos serviços públicos

O Movimento de Utentes dos Serviços Públicos (MUSP) realizou, sexta-feira, na Voz do Operário, o 10.º Encontro Nacional de Comissões de Utentes, que contou com a participação 30 comissões de utentes, representadas por mais de seis dezenas...

Agricultores na ruína

Dirigentes da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) e suas filiadas concentraram-se, segunda-feira, à porta da Assembleia da República contra os cortes previstos no Orçamento do Estado (OE) para 2012, o aumento dos impostos, o programa de desastre...