Centro Hospitalar do Médio Tejo

Reestruturação não serve

O PCP considera que a reestruturação em curso do Centro Hospitalar do Médio Tejo/CHMT (que abrange os hospitais de Abrantes, Tomar e Torres Novas) «não serve os utentes nem os trabalhadores». Num comunicado da Direcção da Organização Regional de Santarém, o PCP afirma que as alterações previstas significam «mais um golpe no acesso dos cidadãos aos cuidados de saúde».

Em Tomar e Torres Novas, denuncia o PCP, as urgências hospitalares serão desclassificadas para urgências básicas, passando o hospital de Abrantes a concentrar a urgência médico-cirúrgica dos 15 concelhos, a que juntam os serviços de urgência básica de outros seis concelhos. Também os serviços de internamento de cirurgia, medicina interna, oftalmologia e pediatria serão concentrados, o que, na opinião do PCP, criará «ainda maiores dificuldades no seu acesso por parte dos utentes».

Os comunistas alertam ainda para o facto de esta reestruturação ser feita num momento em que se aumentam as dificuldades de acesso dos utentes aos cuidados primários de saúde e se introduzem portagens na A23 e na A13, anteriormente gratuitas.

Para o PCP, é também preocupante o facto de os privados poderem vir a ocupar instalações hospitalares públicas que entretanto fiquem vazias pelas alterações aplicadas pelo Governo, ou mesmo a possibilidade de alguns serviços virem a ser privatizados. Em causa estão ainda os postos de trabalho do pessoal médico, de enfermagem e de apoio dos três hospitais, «abrindo-se caminho para rescisões e transferências forçadas».

O PCP defende, em alternativa, uma «aposta inequívoca» nos cuidados primários de saúde e uma interligação eficaz com o CHMT, a suspensão do processo de reestruturação em curso e a manutenção da área de influência do centro hospitalar, «impedindo manobras “de facto consumado” como a passagem do concelho com maior população (Ourém) para a área do Hospital de Leiria». Os comunistas defendem também que sejam potenciadas as instalações e equipamentos existentes, alguns dos quais nunca foram postos a funcionar desde a instalação do CHMT.



Mais artigos de: PCP

Defender os <i>Estaleiros</i> e a economia do País

Os Estaleiros Navais de Viana do Castelo só não voltam a laborar se o Governo não quiser, garante o PCP, que promoveu um comício no sábado em defesa da empresa. Os comunistas tinham visto, dias antes, a maioria PSD/CDS na Assembleia da República chumbar um projecto seu, que visava garantir financiamento para o reinício da laboração dos Estaleiros. Mas a luta não pára.

Os <i>ENVC</i> têm que trabalhar

O comício do PCP em Viana do Castelo foi mais uma etapa da luta que se trava em defesa dos Estaleiros Navais e que teve na manifestação da véspera mais uma forte expressão. A luta continua no sábado, no Terreiro do Paço.

Mobilizar para dia 11

As organizações e militantes do PCP estão a dar o seu contributo para fazer da manifestação nacional da CGTP-IN de 11 de Fevereiro um momento alto da luta popular contra o pacto de agressão e de exigência de uma nova política. Para...

Aumentos de preços são roubo ao povo

No dia em que entraram em vigor novos e brutais aumentos dos preços dos transportes públicos, o PCP esteve nas ruas reafirmando a sua determinação em combater mais este roubo ao povo e ao País.

Ao lado de quem luta e resiste

Por todo o País, o PCP está ao lado dos trabalhadores que lutam pelo emprego, pelos salários e pelos direitos, dando voz às suas aspirações nas instituições em que tem assento.

Mais um golpe na soberania nacional

O PCP opõe-se à privatização da REN, denunciando o que considera ser um «criminoso processo de alienação por parte do Estado da quase totalidade das suas participações no sector eléctrico nacional». Os comunistas reagiram assim, com um comunicado...

A força de um ideal

Quatro anos depois de ter sido lançada, está concluída a campanha de fundos para a abertura do Centro de Trabalho de São Pedro da Cova. No passado dia 29 de Janeiro, realizou-se uma iniciativa nesse mesmo Centro de Trabalho, para assinalar este notável feito...