Agitação nas universidades checas

De­zenas de mi­lhares de es­tu­dantes do Su­pe­rior re­a­li­zaram uma se­mana de pro­testos, que ter­minou no dia 2, contra o au­mento das pro­pinas e a pri­va­ti­zação das uni­ver­si­dades.

A «se­mana de agi­tação» en­volveu mais de 20 mil jo­vens em 12 ci­dades uni­ver­si­tá­rias do país, com ma­ni­fes­ta­ções e ocu­pação de fa­cul­dades, em que o alvo per­so­ni­fi­cado foi o mi­nistro da Edu­cação, Josef Dobes.

O pro­testo, iné­dito desde o der­ru­ba­mento do re­gime so­ci­a­lista, é di­ri­gido contra a re­forma do Su­pe­rior que prevê au­mentos drás­ticos das pro­pinas, dos ac­tuais 100 euros para mil euros por ano, e a par­ti­ci­pação de po­lí­ticos e grandes em­pre­sá­rios na de­fi­nição dos pro­gramas e em con­se­lhos de vi­gi­lância dos es­ta­be­le­ci­mentos su­pe­ri­ores.

O des­con­ten­ta­mento dos es­tu­dantes coin­cide com a ava­li­ação ne­ga­tiva da si­tu­ação do país, par­ti­lhada por 75 por cento da po­pu­lação. Uma re­cente son­dagem in­dica igual­mente que para 31 por cento dos in­qui­ridos a vida era me­lhor du­rante o re­gime so­ci­a­lista, contra 23 por cento que de­fendem opi­nião con­trária.

O inqué­rito mostra ainda uma de­sa­pro­vação geral da po­lí­tica de pri­va­ti­za­ções ini­ciada em 1989. Uma mai­oria de 63 por cento con­si­dera que os ser­viços pú­blicos fun­ci­o­navam me­lhor antes, e 72 por cento afirmam que as re­la­ções hu­manas eram então mais sãs.



Mais artigos de: Europa

Greve geral a 29 em Espanha

Cerca de mi­lhão e meio de pes­soas ma­ni­fes­taram-se, no do­mingo, 11, em 60 ci­dades contra a re­forma la­boral im­posta pelo go­verno de Rajoy, que os sin­di­catos qua­li­ficam de «in­justa, ine­ficaz e inútil».

Direita derrotada

Na sequência do es­cân­dalo de cor­rupção que in­dignou a po­pu­lação es­lo­vaca e des­truiu a cre­di­bi­li­dade dos par­tidos do centro-di­reita, os so­ciais-de­mo­cratas do Smer, li­de­rados por Ro­bert Fico, não só ven­ceram o su­frágio como ob­ti­veram pela pri­meira vez a mai­oria ab­so­luta.

Polícia britânica na via da privatização

No quadro do seu programa de redução das despesas dos ministérios, de 15 a 25 por cento, e de eliminação de 300 mil funcionários públicos, o governo conservador-liberal de David Cameron acaba de revelar um plano de privatização progressiva dos serviços...

Semana de greves por salários

Trabalhadores dos serviços públicos de vários estados federados alemães participaram nas chamadas greves de aviso, convocadas ao longo da semana passada pelo sindicato Ver.di. As greves parciais fizeram-se sentir na própria feira de tecnologia de Hanover, a capital da Baixa...

Direitos de pensão das mulheres

A propósito das comemorações do dia Internacional da Mulher, realizou-se, dia 7, no Parlamento Europeu (PE), um debate organizado pelo GUE/NGL intitulado «Direitos de Pensão das Mulheres na Europa de hoje e do futuro». Neste debate participou a deputada do PCP no PE, Inês...

Entre a realidade e as palavras

O leitor, assim como a maioria do povo português, deverá – não sem razão – estar farto de tanto tratado, pacto, estratégia ou outra qualquer receita com que a UE nos brinda e que a comunicação social dominante difunde de forma quase...