Ensino paralisa em Espanha

Os cinco sin­di­catos es­pa­nhóis da Edu­cação con­vo­caram para a pró­xima terça-feira, 22, uma greve iné­dita que une todos os graus de en­sino, em pro­testo contra os cortes apro­vados pelo go­verno con­ser­vador.

As me­didas em causa, que pre­vêem um corte de 25 a 30 por cento no or­ça­mento do en­sino obri­ga­tório, são con­si­de­radas bru­tais pelos sin­di­catos que falam de um «re­tro­cesso his­tó­rico», tanto mais que o sector tem sido ví­tima nos úl­timos anos de fortes res­tri­ções.

As con­sequên­cias para já tra­duzem-se na so­bre­lo­tação das aulas que na Pré-pri­mária e Pri­mária podem atingir até 30 alunos e no En­sino Se­cun­dário de 36 a 46 por turma. O pes­soal do­cente con­testa ainda os cortes sa­la­riais de seis por cento, apli­cados desde Junho de 2010, a que agora se so­marão ou­tros, bem como o au­mento dos ho­rá­rios lec­tivos.

No Su­pe­rior, os cortes glo­bais as­cendem as 62,5 por cento, sa­li­en­tando-se a re­dução de 43 por cento dos con­tratos de in­ves­ti­gação, 11,6 por cento nas bolsas e ajudas ao es­tudo e 41,4 por cento nos pro­gramas Erasmus de in­ter­câmbio eu­ropeu.



Mais artigos de: Europa

A caminho de novas eleições

O fra­casso das ten­ta­tivas dos três par­tidos mais vo­tados para formar go­verno na Grécia aponta com grande pro­ba­bi­li­dade para a re­a­li­zação de novas elei­ções, num quadro de re­ar­ru­mação do quadro par­ti­dário grego.

PCP saúda KKE

O Secretariado do CC do PCP enviou, no dia 9, uma saudação ao Partido Comunista da Grécia (KKE) pelos resultados obtidos nas recentes eleições. Na mensagem afirma-se: «Ao tomarmos conhecimento dos resultados finais das eleições legislativas no vosso país...

Protesto massivo

Pela ter­ceira vez em seis meses, os fun­ci­o­ná­rios pú­blicos bri­tâ­nicos de di­fe­rentes ser­viços cum­priram, dia 10, uma greve de 24 horas, ma­ni­fes­tando-se nas prin­ci­pais ci­dades do país.

Novo revés para Merkel

Os sociais-democratas (SPD) venceram, no domingo, 13, as eleições na Renânia do Norte-Westfália, superando os democratas-cristãos (CDU) de Angela Merkel, que obtiveram o seu pior resultado de sempre no Estado federado mais populoso da Alemanha. O SPD, com Hannelore Kraft como...

Hungria criminaliza os sem-abrigo

O governo húngaro aprovou uma polémica lei que pune com penas até seis meses de prisão quem seja apanhado a viver nossos espaços públicos das cidades. A lei visa directamente cerca de 30 mil sem-abrigo, apontando-lhes como único crime a pobreza extrema, que os atirou para...

Estabilidade para o capital retrocesso para o povo

Menos referido pela comunicação social dominante do que o chamado tratado orçamental – melhor seria designá-lo como tratado de agressão e retrocesso social – mas a ele intrinsecamente ligado, o Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEE) está...