«Curiosity» explora Marte
A sonda «Curiosity» aterrou com êxito, na segunda-feira, 6, no planeta Marte, após uma longa viagem de oito meses. O veículo-robot, com seis rodas, três metros de comprimento, 2,1 metros de altura e 900 quilos de peso, é a mais avançada sonda espacial construída pela Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA).
Foi lançado em 26 de Novembro último, de Cabo Canaveral (Flórida), num foguetão Atlas V 541. Viajou 570 milhões de quilómetros, atingindo a velocidade de 21 243 km por hora. Ao chegar ao planeta vermelho, conseguiu reduzir a velocidade para apenas 2,74 km/h graças a um enorme pára-quedas.
A missão, que representou um investimento de 2,5 mil milhões de dólares (cerca de dois mil milhões euros), tem como objectivos procurar vestígios de vida no planeta mais próximo da Terra. Para isso, o robot está equipado com uma grande variedade de instrumentos, em que se conta 17 câmaras, um raio laser capaz de destruir rochas e uma série de ferramentas de laboratório para analisar a sua composição.