Distrito do Porto faz crescer a Festa do Avante!

Na sexta-feira, sábado e domingo, cerca de uma centena de militantes comunistas do distrito do Porto participaram, com o seu trabalho voluntário, na construção do Espaço da Organização Regional do Porto. Este ano, para além da tradicional presença da gastronomia, cultura e artesanato da região, este espaço tem como tema da sua decoração «O Porto em luta», dando expressão às muitas lutas dos trabalhadores dos diversos sectores, dos utentes e das populações contra o pacto de agressão e a política de direita, pela exigência de outro rumo – a defesa da produção e do aparelho produtivo nacional, o combate ao desemprego e à precariedade e a defesa do emprego com direitos, pela defesa dos serviços públicos, por salários e pensões dignos e contra o aumento do custo de vida.

No Espaço da Organização Regional do Porto estará ainda patente uma exposição sobre os 30 anos do 1.º de Maio de 1982, realizando-se também um debate sobre esta data histórica da luta dos trabalhadores do Porto pela democracia, pelos direitos e contra a repressão. Recorde-se que as comemorações do 1.º de Maio de 1982, promovidas pela CGTP-IN no Porto, ficaram manchadas pela carga policial, depois de mais de duas horas de batalha campal que se entendeu a várias áreas do Porto, originando duas vítimas mortais e pelo menos seis dezenas de feridos, atendidos em hospitais, nove dos quais com ferimentos de bala.

 



Mais artigos de: Festa do Avante!

Festa do Livro

A Festa do Livro volta este ano com muitas novidades das Edições Avante! e de muitas outras editoras, tão aguardadas pelos muitos milhares de pessoas que visitam a Quinta da Atalaia nos dias 7, 8 e 9 de Setembro. Em destaque estará O Capital, Livro Terceiro, Tomo...

O coração da Festa do Avante!

O Espaço Central é o local nobre da Festa do Avante!, o seu coração: ali se evocam figuras e acontecimentos marcantes da história e da cultura portuguesas; ali estão as grandes exposições políticas e culturais; ali está, no fundo, o Partido Comunista Português, a sua história, as suas análises, o seu projecto, a sua luta.

Jornada de trabalho no Pavilhão dos Imigrantes

No sábado realizou-se uma jornada de trabalho no Pavilhão dos Imigrantes, acompanhada por um almoço de cachupa, no qual participaram cerca de 60 pessoas. Esta importante iniciativa contou com a presença de Alexandre Araújo, do Secretariado do Comité...