11 medidas de emergência para os Açores

CDU quer «ganhar o futuro»

A CDU nos Açores apre­sentou no sá­bado, du­rante um En­contro Re­gi­onal de Can­di­datos, um con­junto de 11 me­didas para «vencer a crise» e «ga­nhar o fu­turo».

Um ca­minho para de­belar a crise

Image 11458

A pri­meira me­dida apre­sen­tada visa de­volver in­te­gral­mente os sub­sí­dios de fé­rias e de Natal aos fun­ci­o­ná­rios pú­blicos, que foram ile­gal­mente rou­bados, como foi re­co­nhe­cido pelo Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal, aos tra­ba­lha­dores da ad­mi­nis­tração re­gi­onal e em­presas pú­blicas. «Este di­nheiro, que pouco adi­anta para re­solver as dí­vidas do Es­tado, é es­sen­cial para muitas fa­mí­lias e, se for in­ves­tido na eco­nomia re­gi­onal por via do con­sumo, con­tri­buirá de forma de­ci­siva para animar a ac­ti­vi­dade eco­nó­mica», sa­li­entou Aníbal Pires, ca­beça de lista da CDU por São Mi­guel e pelo cír­culo re­gi­onal.

Os can­di­datos do PCP às elei­ções re­gi­o­nais de 14 de Ou­tubro pro­põem ainda au­mentar o Sa­lário Mí­nimo Re­gi­onal, que é muito re­du­zido e tem es­tado con­ge­lado desde 2010, assim como o Com­ple­mento de Pensão para os 60 euros. Os co­mu­nistas de­fendem igual­mente o re­forço de meios da Ins­pecção Re­gi­onal do Tra­balho, a re­dução da fac­tura da elec­tri­ci­dade, a al­te­ração e o au­mento do valor do Fun­do­pesca, a cri­ação de um pro­grama ocu­pa­ci­onal di­ri­gido à agri­cul­tura, o fim das taxas mo­de­ra­doras no Sis­tema Re­gi­onal de Saúde, a dis­tri­buição gra­tuita dos li­vros es­co­lares e a cri­ação de «ver­da­deiros» passes so­ciais – com custo sub­si­diado, que abranja também os trans­portes ma­rí­timos.

Por úl­timo, a CDU re­clama um «com­pro­misso au­to­nó­mico, no quadro do re­la­ci­o­na­mento ins­ti­tu­ci­onal com a Re­pú­blica e com a União Eu­ro­peia, de apro­fun­da­mento do Es­ta­tuto de Re­gião Ul­tra­pe­ri­fé­rica, que con­sagre «ta­rifas aé­reas in­ternas e ex­ternas de baixo custo e ma­nu­tenção do Ser­viço Pú­blico de Trans­porte Aéreo sob a égide da trans­por­ta­dora aérea re­gi­onal (SATA)», a «ma­nu­tenção da ac­tual Lei das Fi­nanças», «ga­rantir os di­reitos de pro­dução, de­sig­na­da­mente, através da ma­nu­tenção do re­gime de quotas e a cri­ação de pro­gramas de apoio à pro­dução e di­ver­si­fi­cação agrí­cola, dando corpo ao prin­cípio “Pro­duzir Local, Con­sumir Local”», «re­cu­perar a gestão das 200 mi­lhas da nossa ZEE» e «sal­va­guardar os in­te­resse da Re­gião na ex­plo­ração dos re­cursos dos fundos ma­ri­nhos».

Di­na­mizar a eco­nomia

«Estas me­didas que pro­pomos cons­ti­tuem-se como um ca­minho para de­belar a crise», porque «só com uma mais justa dis­tri­buição da ri­queza, só com a di­mi­nuição de custos dos or­ça­mentos fa­mi­li­ares, é pos­sível di­na­mizar a nossa eco­nomia», su­bli­nhou Aníbal Pires, lem­brando que «estas me­didas de emer­gência» têm «uma visão de fu­turo, desde logo porque só é pos­sível ga­rantir um fu­turo digno se sal­va­guar­darmos o ad­qui­rido au­to­nó­mico e apro­fun­darmos o es­ta­tuto de Re­gião Ul­tra­pe­ri­fé­rica».

Como re­feriu o can­di­dato, o Pro­grama Elei­toral da CDU, para além das me­didas de emer­gência, «con­subs­tancia um novo pa­ra­digma de de­sen­vol­vi­mento para os Açores», uma vez que «a eco­nomia re­gi­onal tem que se li­bertar da sua cró­nica de­pen­dência ex­terna» e for­ta­lecer-se «contra as con­jun­turas ex­ternas des­fa­vo­rá­veis, au­men­tando a pro­dução re­gi­onal e di­na­mi­zando o co­mércio in­terno».

Can­di­datos apre­sen­tados

A CDU con­cluiu a apre­sen­tação de can­di­da­turas a todas as ilhas dos Açores e ao cír­culo re­gi­onal de com­pen­sação, con­fir­mando-se assim como uma grande força de di­mensão re­gi­onal. As listas da CDU en­volvem mais de cem can­di­datos de todas as ilhas, bem como cen­tenas de ac­ti­vistas do PCP, de «Os Verdes» e ou­tros in­de­pen­dentes, que as­sumem o seu em­penho em trans­formar o fu­turo dos Açores.

Aníbal Pires, 56 anos, pro­fessor, é o ca­beça de lista por São Mi­guel e pelo cír­culo re­gi­onal, e Da­niel Gon­çalves, 37 anos, pro­fessor, o de Santa Maria.

Na Ter­ceira a lista da CDU é en­ca­be­çada por Paulo Santos, 32 anos, ad­vo­gado, na Gra­ciosa por Ma­nuela Rosa, 25 anos, téc­nica de hi­giene e se­gu­rança no tra­balho, e em São Jorge por An­tónio Silva, 45 anos, bom­beiro.

Já no Pico o ca­beça de lista é Sérgio Gon­çalves, 35 anos, con­ser­veiro geral, e no Faial João Decq Motta, 53 anos, agente de ex­plo­ração por­tuária. Nas Flores a lista da CDU é en­ca­be­çada por Luísa Cor­velo, 29 anos, pro­fes­sora, e no Corvo por Fá­tima Jacob, 47 anos, aju­dante de lar e centro de dia.



Mais artigos de: Nacional

«Triagem social»

O Go­verno, através da apli­cação do pacto de agressão da troika, quer en­ca­mi­nhar 50 por cento dos es­tu­dantes na es­co­la­ri­dade obri­ga­tória para as vias pro­fis­si­o­na­li­zantes.

«Flagelo» que devasta Portugal

Ano após ano, os in­cên­dios flo­res­tais ame­açam a vida das po­pu­la­ções e causam enormes pre­juízos a mi­lhares de com­partes dos bal­dios e pe­quenos e mé­dios pro­du­tores flo­res­tais.

Autarcas contra Governo

Depois do XII Congresso Nacional da ANAFRE, do Encontro Nacional de Freguesias, da inédita manifestação de 31 de Março, do pedido de inconstitucionalidade da Lei 22/2012 e de muitas outras iniciativas, os autarcas, trabalhadores da administração...

Acorrei, que matam a Cultura!

De 24 a 30 de Setembro terá lugar, um pouco por todo o País, uma Semana Nacional de Luta em defesa da Cultura e contra a austeridade. Com esta iniciativa, promovida pelo Manifesto em Defesa da Cultura, pretende-se denunciar a «situação de catástrofe,...

Varazim Teatro cancela actividade

Após 14 anos de programação teatral regular, a Varazim Teatro, por motivos de todo alheios à sua vontade, cancelou a realização da Temporada Teatral na Póvoa de Varzim (2012/2013). Em comunicado à imprensa, esta instituição comunicou ainda que a...

«Einstein» em Almada

O Teatro Extremo, de Almada, apresenta, de 19 de Outubro a 22 de Dezembro, às sexta-feiras e aos sábados, às 21h30, e durante a semana com sessões para grupos mediante reserva, a peça «Einstein», que proporciona uma visão humana, simples...

MDM apela à luta das mulheres

Porque as mulheres são «a metade mais sofrida da população e as mais pobres entre os pobres», o que «põe em causa os alicerces da sociedade», o Movimento Democrático de Mulheres (MDM) apelou, esta semana, «a todas as mulheres para participarem nas...

Concentração em Aveiro

Amanhã, sexta-feira, a Associação da Lavoura do Distrito de Aveiro (ALDA) e outras filiadas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vão realizar, por ocasião da abertura da feira AGROVOUGA, uma concentração de agricultores, para exigir melhores...

Rádio Portugal Livre

A União de Resistentes Antifascistas Portugueses (URAP), em parceria com a Biblioteca-Museu República e Resistência, realiza hoje, às 18 horas, no espaço Grandela (Estrada de Benfica, n.º 419, Lisboa), uma conferência intitulada «Rádio Portugal Livre –...