Municipais na Bélgica

PTB reforça posições

O Par­tido do Tra­balho da Bél­gica (PTB) ob­teve um total de 31 eleitos mu­ni­ci­pais, 17 eleitos dis­tri­tais, na An­tuérpia, e quatro eleitos pro­vin­ciais (dois na An­tuérpia e dois em Liége).

Em co­mu­ni­cado emi­tido na se­gunda-feira, 15, o PTB re­alça ainda a eleição de 12 can­di­datos na aglo­me­ração ur­bana de Liège e a en­trada no con­selho mu­ni­cipal da An­tuérpia com quatro eleitos e uma vo­tação de oito por cento.

Pela pri­meira vez, o par­tido terá re­pre­sen­tantes em Mo­len­beek e Scha­er­beek, na re­gião de Bru­xelas, bem como nos mu­ni­cí­pios de Mons, na pro­víncia de Hai­naut, e em Char­leroi.

Tendo man­tido o seu re­pre­sen­tante em La Lou­vière, o PTB passou de um para três eleitos em Genk, ob­tendo 8,8 por cento dos votos. Em Zel­zate con­firmou a sua forte pre­sença com 22 por cento dos votos e seis eleitos, tendo pro­gre­dido elei­to­ral­mente nos mu­ni­cí­pios de Gand, Ma­lines, Lou­vain e Namur com per­cen­ta­gens que rondam os três por cento.

Na re­gião de Liège, o PTB ob­teve 12 eleitos, de­sig­na­da­mente nos mu­ni­cí­pios de Liège (dois eleitos e 6,5%), em Se­raing (cinco eleitos e 14%) e Herstal (quatro eleitos e 14 %), tor­nando-se na se­gunda força nestes dois úl­timos mu­ni­cí­pios, e em Flé­malle (um eleito e 6,3%).

Peter Mer­tens, pre­si­dente do PTB e ca­beça de lista no mu­ni­cípio de An­tuérpia con­gra­tulou-se com o êxito do par­tido na se­gunda maior ci­dade do país e a maior re­gião da Flan­dres, sa­li­en­tando que «fi­nal­mente ha­verá um par­tido na An­tuérpia que con­du­zirá uma opo­sição so­cial», pro­me­tendo uma ati­tude «forte» face ao fu­turo edil, o po­pu­lista na­ci­o­na­lista fla­mengo, Bart De Wever, con­si­de­rado pelos media in­ter­na­ci­o­nais como o grande ven­cedor das mu­ni­ci­pais belgas e um even­tual can­di­dato às le­gis­la­tivas de 2014.



Mais artigos de: Europa

Protestos param hoje a Grécia

Os sin­di­catos gregos con­vo­caram para hoje, quinta-feira, uma greve geral de 24 horas, contra as novas me­didas de aus­te­ri­dade pre­co­ni­zadas pelo go­verno de An­tonis Sa­maras.

Mudança à vista

O Par­tido Co­mu­nista da Boémia Mo­rávia (KSCM) al­cançou um re­sul­tado his­tó­rico nas elei­ções re­gi­o­nais, re­a­li­zadas dias 12 e 13, em si­mul­tâneo com a pri­meira volta do es­cru­tínio de um terço do Se­nado.

Holande aprova tratado da austeridade

No dia em que o parlamento francês ratificou o chamado «pacto orçamental», por 477 votos a favor, 70 contra, 21 abstenções e nove ausências, nas ruas de Paris e de outras cidades de França milhares de trabalhadores manifestaram-se contra os despedimentos e o encerramento de unidades...

Estudantes italianos recusam garrote

Milhares de estudantes italianos do Secundário e Superior saíram às ruas, dia 12, para condenar os cortes na educação impostos pelo governo de Mario Monti e exigir uma educação de qualidade. Em Roma, cerca de dez mil jovens concentraram-se frente à sede da...

O Nobel da UE

O anúncio da atribuição do Prémio Nobel da Paz à União Europeia na semana passada justifica que nos detenhamos sobre o seu significado político e ideológico no actual quadro de crise na e da UE. Beneficiando do apoio e cumplicidade dos...