Situação de degradação

Para a próxima reunião do executivo da Câmara do Porto, Pedro Carvalho, vereador do PCP, promete abordar a situação de degradação da zona da Lomba, na Freguesia do Bonfim. Em declarações à Lusa, após uma visita às cerca de 40 «ilhas» (edifício estreito típico do final do século XIX que vai de um corredor a um conjunto de habitações que possuem uma zona comum) da zona da Lomba, o eleito comunista afirmou que vai abordar o tema junto da autarquia, bem como pedir que haja uma intervenção urgente para melhorar os arruamentos e a limpeza.

O tamanho das 40 «ilhas» varia, indo desde as quatro ou cinco habitações às que comportam 20 pessoas, podendo estar-se a falar de um total de cerca de 400 pessoas, referiu o vereador da CDU, que alertou para a situação da própria Freguesia do Bonfim, numa zona central do Porto, que, de acordo com o último recenseamento, perdeu 15 por cento da população.

Pedro Carvalho disse que quem passa na Rua Pinto Bessa, que leva à estação de comboios de Campanhã, pode nem se aperceber da realidade no interior dos quarteirões adjacentes: «Se calhar não se sabia que se estava no Porto».

O vereador declarou, também, que é necessário que a Câmara Municipal do Porto actue junto dos senhorios privados pelas questões de salubridade envolvidas, pois chega a haver quase lixeiras a céu aberto em habitações com rendas que variam entre os 60 e os 250 euros.

Pedro Carvalho saudou o trabalho efectuado pela associação de moradores local, que chega a disponibilizar banhos para os habitantes da zona sem instalações sanitárias, e lembrou que verbas aplicadas em locais como a Avenida da Boavista poderiam ser utilizadas no apoio a este tipo de instituições.



Mais artigos de: Breves Nacional

Sentença de morte

Os eleitos da CDU na Assembleia Municipal de Alcobaça apresentaram, no dia 21, uma moção contra a extinção de freguesias, contrariando a decisão do PSD e do CDS, na Assembleia da República, de fundir as freguesias de Vestieira com Alcobaça, a de Pataias com...

Manuel Barros Seabra

Por proposta da CDU, a Assembleia Municipal de Almada aprovou um voto de pesar pelo falecimento, a 18 de Novembro, de Manuel Barros Seabra. «A música filarmónica enlutou-se pelo falecimento do distinto músico», lê-se no documento, onde se refere que o seu contacto com a...