Chile julga assassinos de Jara

A jus­tiça chi­lena vai pedir aos EUA a ex­tra­dição de Pedro Bar­ri­entos, re­si­dente na Flo­rida e con­si­de­rado o autor ma­te­rial do as­sas­si­nato do cantor Victor Jara, na sequência do golpe mi­litar contra o go­verno de Sal­vador Al­lende em 1973.

O ex-te­nente Bar­ri­entos foi acu­sado do crime jun­ta­mente com ex-co­ronel Hugo Sán­chez Mor­monti e os ex-mi­li­tares Jorge Smith Gu­mucio, Edwin Dimter Bi­anchi e Nelson Hasse Mazzei, todos eles con­si­de­rados cúm­plices da morte de Jara e já de­tidos pelas au­to­ri­dades chi­lenas.

O tri­bunal de ins­trução apurou que Victor Jara foi de­tido em 12 de Se­tembro de 1973, no dia se­guinte ao golpe de Pi­no­chet, com cen­tenas de es­tu­dantes, fun­ci­o­ná­rios e do­centes da Uni­ver­si­dade Téc­nica do Es­tado que foram le­vados para o Es­tádio Na­ci­onal, hoje re­bap­ti­zado com o nome do cantor.

Aí foi tor­tu­rado até ser bar­ba­ra­mente exe­cu­tado, tendo re­ce­bido com 42 tiros na ca­beça e ou­tras partes do corpo. O as­sas­sínio teve lugar num pe­queno ves­tiário do Es­tádio onde foi iso­lado dos res­tantes presos.



Mais artigos de: Internacional

A Síria não se vergará

O pre­si­dente sírio, Ba­char al-Assad, deixou claro, no do­mingo, 6, que o con­flito san­grento não opõe o go­verno à opo­sição, mas a Síria aos seus ini­migos, que de­sejam a di­visão do país.

Uma questão de equidade

O pre­si­dente bo­li­viano, Evo Mo­rales, en­cerrou o ano com o anúncio da ex­pro­pri­ação das ac­ções da es­pa­nhola Iber­drola em duas dis­tri­bui­doras de elec­tri­ci­dade nas re­giões de La Paz e Oruro.

Cuba lidera Américas

A taxa de mortalidade infantil em Cuba ficou abaixo de cinco por mil nados vivos em 2012, pelo quinto ano consecutivo, constituindo um claro êxito do sistema nacional de saúde que lidera neste campo os indicadores do continente americano. Segundo noticiou o jornal...

Tráfico humano

A exploração laboral tornou-se na primeira causa do tráfico de pessoas, revela um estudo divulgado, dia 4, pela Organização Internacional das Migrações (OIM). O estudo indica que 53 por cento das vítimas que passaram pelos 150 escritórios da...