PCP na Eurolat

A deputada do PCP Inês Zuber participou na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (EUROLAT), que decorreu na capital do Chile entre os dias 23 e 25, antecedendo a cimeira UE-Celac, que teve lugar na mesma cidade, de 26 a 28.

A deputada apresentou um documento de trabalho sobre o sector mineiro, no qual formula recomendações políticas para melhorar ou corrigir o desempenho económico, social e ambiental de um sector com um papel estratégico na economia dos países europeus e da América Latina.

O documento chama nomeadamente a atenção para o facto de que muitos dos países que possuem os recursos minerais – onde se inclui Portugal e vários países latino-americanos – não possuírem a jusante a indústria para os transformar.

Dado que o maior valor acrescentado é realizado pela indústria transformadora, que factura a parte de leão do lucro gerado, esta situação cria desigualdades económicas preocupantes entre os países que têm as matérias-primas e os que têm as empresas que exploram a extracção mineira.

O documento destaca ainda a necessidade de respeitar o meio ambiente e os valores sociais e culturais, e aponta para a necessidade de o sector mineiro manter um carácter público estratégico.

 



Mais artigos de: Europa

Resistência determinada

No novo dia de greve, o governo grego fez intervir destacamentos de choque contra os trabalhadores do Metro, forçados a retomar o trabalho sob ameaça de despedimento e prisão.

Défice empolado

Três responsáveis do gabinete de estatísticas da Grécia (Elstat) foram acusados, dia 22, no âmbito de uma investigação judicial, de terem empolado artificialmente o défice público relativo a 2009. Na origem de mais este escândalo estão as...

Terra queimada

Depois do encerramento da Opel na Antuérpia e do fim da Ford em Genk previsto para o próximo ano, o gigante do aço ArcelorMittal anunciou, dia 24, a intenção de encerrar parte da siderurgia de Liège. 

Deputados do PCP lideram

O deputado do PCP, João Ferreira, com 277 intervenções, e a ex-deputada Ilda Figueiredo, com 196 intervenções (cessou funções em 17 de Janeiro de 2012), foram os que mais contribuíram até ao momento para que a língua portuguesa seja a terceira mais...