Défice empolado

Três res­pon­sá­veis do ga­bi­nete de es­ta­tís­ticas da Grécia (Elstat) foram acu­sados, dia 22, no âm­bito de uma in­ves­ti­gação ju­di­cial, de terem em­po­lado ar­ti­fi­ci­al­mente o dé­fice pú­blico re­la­tivo a 2009.

Na origem de mais este es­cân­dalo estão as de­nún­cias de uma ex-fun­ci­o­nária da en­ti­dade, em Se­tembro de 2011, se­gundo as quais o dé­fice pú­blico de 2009 foi re­visto em alta, em No­vembro de 2010, de 12,5 para 15,4 por cento do PIB.

Zoé Gue­or­ganta, que foi ime­di­a­ta­mente des­pe­dida, de­clarou ter sido pres­si­o­nada pelo seu chefe, An­dréas Geór­guios, an­tigo es­ta­tís­tico do FMI, a ma­ni­pular as contas do Es­tado. O ob­jec­tivo seria obter um dé­fice re­corde na zona euro que cho­casse a opi­nião pú­blica e fa­ci­li­tasse a apli­cação das do­lo­rosas me­didas de aus­te­ri­dade.

Em de­cla­ra­ções à im­prensa, na se­mana pas­sada, a fun­ci­o­nária mos­trou-se con­victa de que a ma­ni­pu­lação teve a co­ber­tura do então pri­meiro-mi­nistro, Ge­orges Pa­pan­dreu, bem como do seu mi­nistro das Fi­nanças Ge­orges Pa­pa­cons­tan­tinu.

A res­pon­sa­bi­li­dade dos mi­nis­tros de­veria ter sido apu­rada por uma co­missão de inqué­rito par­la­mentar, que foi cons­ti­tuída em Fe­ve­reiro do ano pas­sado, a pe­dido do pro­cu­rador-geral, mas até agora os tra­ba­lhos re­ve­laram-se in­con­clu­sivos. 



Mais artigos de: Europa

Resistência determinada

No novo dia de greve, o go­verno grego fez in­tervir des­ta­ca­mentos de choque contra os tra­ba­lha­dores do Metro, for­çados a re­tomar o tra­balho sob ameaça de des­pe­di­mento e prisão.

Terra queimada

De­pois do en­cer­ra­mento da Opel na An­tuérpia e do fim da Ford em Genk pre­visto para o pró­ximo ano, o gi­gante do aço Ar­ce­lor­Mittal anun­ciou, dia 24, a in­tenção de en­cerrar parte da si­de­rurgia de Liège. 

Deputados do PCP lideram

O deputado do PCP, João Ferreira, com 277 intervenções, e a ex-deputada Ilda Figueiredo, com 196 intervenções (cessou funções em 17 de Janeiro de 2012), foram os que mais contribuíram até ao momento para que a língua portuguesa seja a terceira mais...

PCP na Eurolat

A deputada do PCP Inês Zuber participou na Assembleia Parlamentar Euro-Latino-americana (EUROLAT), que decorreu na capital do Chile entre os dias 23 e 25, antecedendo a cimeira UE-Celac, que teve lugar na mesma cidade, de 26 a 28. A deputada apresentou um documento de trabalho sobre o sector mineiro, no qual...