Centenário de Álvaro Cunhal

Comemorações arrancam em Loures

As co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário do nas­ci­mento de Álvaro Cu­nhal no con­celho de Loures ar­ran­caram este sá­bado com uma sessão re­a­li­zada na Aca­demia Re­cre­a­tiva e Mu­sical de Sa­cavém, pro­mo­vida pela Co­missão Con­ce­lhia do PCP. As duas cen­tenas de pes­soas pre­sentes as­sis­tiram ao filme «Álvaro Cu­nhal: vida, pen­sa­mento e luta: exemplo que se pro­jecta na ac­tu­a­li­dade e no fu­turo» e a uma ac­tu­ação de cante alen­te­jano, com o Coro da Liga dos Amigos da Mina de São Do­mingos, que fi­zeram questão de agra­decer o con­vite da or­ga­ni­zação local co­mu­nista, re­lem­brando o papel de Álvaro Cu­nhal na Re­forma Agrária.

A se­guir, foi a vez do actor e en­ce­nador do Te­atro In­de­pen­dente de Loures, Carlos Pa­niágua, de­clamar o poema de Pablo Ne­ruda «La Lám­para Ma­rina», com um ex­certo de­di­cado a Álvaro Cu­nhal. Es­teve ainda pa­tente no local uma ex­po­sição sobre a vida e a luta de Álvaro Cu­nhal e uma banca de li­vros com as suas prin­ci­pais obras teó­ricas e li­te­rá­rias.

Ma­nuel Ro­dri­gues, membro do Co­mité Cen­tral do PCP e da co­missão das co­me­mo­ra­ções do cen­te­nário de Álvaro Cu­nhal, en­cerrou a ini­ci­a­tiva com uma in­ter­venção po­lí­tica onde re­lem­brou as pa­la­vras do his­tó­rico di­ri­gente do Par­tido, num co­mício re­a­li­zado no con­celho em Ou­tubro de 1974, no qual re­alça o papel dos tra­ba­lha­dores de Sa­cavém e do con­celho de Loures na der­rota do re­gime fas­cista e do golpe contra-re­vo­lu­ci­o­nário de 28 de Se­tembro desse ano.

No final da ini­ci­a­tiva, as duas cen­tenas de par­ti­ci­pantes can­taram «A In­ter­na­ci­onal», ao mesmo tempo que eram pro­jec­tadas fo­to­gra­fias de Álvaro Cu­nhal, re­pre­sen­ta­tivas de im­por­tantes mo­mentos da sua vida e da his­tória do Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês, do qual foi o mais des­ta­cado cons­trutor e di­ri­gente. 



Mais artigos de: PCP

O nosso povo vencerá

«É para travar o passo a esta po­lí­tica que o PCP está por todo o País a di­na­mizar uma cam­panha vi­sando dar mais força e afirmar a ne­ces­si­dade e a pos­si­bi­li­dade de, com a luta, pôr fim a este ca­minho de de­sastre na­ci­onal e con­cre­tizar uma po­lí­tica al­ter­na­tiva, pa­trió­tica e de es­querda», sin­te­tizou Je­ró­nimo de Sousa no co­mício do Par­tido, dia 2, em Faro.

Conquista da região e da população

A can­di­da­tura da Ar­rá­bida a Pa­tri­mónio Mun­dial foi for­ma­li­zada, na sexta-feira, com a en­trega do dos­sier no Co­mité In­ter­na­ci­onal da UNESCO, em Paris. A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Se­túbal do PCP (DORS) já fe­li­citou as en­ti­dades res­pon­sá­veis pelo de­sen­vol­vi­mento do pro­cesso, es­pe­ci­al­mente a As­so­ci­ação de Mu­ni­cí­pios da Re­gião de Se­túbal e as câ­maras de Pal­mela, Se­simbra e Se­túbal.

Grande cartaz no Porto

Está afixado desde esta semana, na fachada do Centro de Trabalho da Boavista, no Porto, um grande cartaz alusivo às comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal. Para além da fotografia de Álvaro Cunhal, pode ler-se o lema...

Um projecto ímpar

Mais de 140 militantes e simpatizantes do Partido participaram, sábado, no encontro regional autárquico do PCP. A iniciativa contou com a presença, entre outros, dos membros da Comissão Política Jorge Cordeiro e Jaime Toga e de Ilda Figueiredo, do Comité Central, a quem coube a...

Cimentar a unidade

O PCP encontrou-se, na última semana, com delegações da FENPROF e do MURPI, com o objectivo de divulgar as conclusões do seu XIX Congresso e a sua proposta para uma política patriótica e de esquerda. Após o encontro com a FENPROF, realizado na quinta-feira, 31 de...

Faleceu Adelina Martins

Aos 79 anos faleceu Adelina Martins, funcionária do Partido na clandestinidade. Operária agrícola, era natural de Santiago do Cacém, terra onde foi muito violenta a repressão fascista sobre os trabalhadores dos campos e das fábricas que desenvolveram corajosas lutas – que...