Comemorações arrancam em Loures
As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal no concelho de Loures arrancaram este sábado com uma sessão realizada na Academia Recreativa e Musical de Sacavém, promovida pela Comissão Concelhia do PCP. As duas centenas de pessoas presentes assistiram ao filme «Álvaro Cunhal: vida, pensamento e luta: exemplo que se projecta na actualidade e no futuro» e a uma actuação de cante alentejano, com o Coro da Liga dos Amigos da Mina de São Domingos, que fizeram questão de agradecer o convite da organização local comunista, relembrando o papel de Álvaro Cunhal na Reforma Agrária.
A seguir, foi a vez do actor e encenador do Teatro Independente de Loures, Carlos Paniágua, declamar o poema de Pablo Neruda «La Lámpara Marina», com um excerto dedicado a Álvaro Cunhal. Esteve ainda patente no local uma exposição sobre a vida e a luta de Álvaro Cunhal e uma banca de livros com as suas principais obras teóricas e literárias.
Manuel Rodrigues, membro do Comité Central do PCP e da comissão das comemorações do centenário de Álvaro Cunhal, encerrou a iniciativa com uma intervenção política onde relembrou as palavras do histórico dirigente do Partido, num comício realizado no concelho em Outubro de 1974, no qual realça o papel dos trabalhadores de Sacavém e do concelho de Loures na derrota do regime fascista e do golpe contra-revolucionário de 28 de Setembro desse ano.
No final da iniciativa, as duas centenas de participantes cantaram «A Internacional», ao mesmo tempo que eram projectadas fotografias de Álvaro Cunhal, representativas de importantes momentos da sua vida e da história do Partido Comunista Português, do qual foi o mais destacado construtor e dirigente.