PCP expressa profundo pesar

Morreu Hugo Chávez

Reagindo ao falecimento de Hugo Chávez, ocorrido anteontem, o PCP reafirmou a sua solidariedade ao processo bolivariano. Transcrevemos na íntegra o comunicado do Secretariado do CC.

Hugo Chávez dedicou a vida à defesa do seu povo

Image 12698

O PCP expressa o seu profundo pesar pelo falecimento do Presidente da República Bolivariana da Venezuela, comandante Hugo Chávez, e transmite ao povo e às forças progressistas e revolucionárias da Venezuela as sentidas condolências e os sentimentos de fraternal solidariedade dos comunistas portugueses perante a dolorosa perda do mais alto dirigente da Pátria e da Revolução bolivarianas.

Hugo Chávez, patriota ardente profundamente identificado com as aspirações do seu povo, dedicou a sua vida à defesa dos interesses do povo da Venezuela dirigindo um processo de profundas transformações económicas, sociais, políticas e culturais, alicerçado na afirmação firme e corajosa da independência e soberania nacional tendo como objectivo afirmado a construção de uma sociedade socialista.

Hugo Chávez empenhou-se num audacioso processo de cooperação e integração latino-americano orientado para o desenvolvimento económico e social de todo o continente e para a libertação da América Latina da secular e ruinosa opressão dos EUA.

Firme opositor da política de guerra e agressão do imperialismo, defensor da paz e de uma nova ordem internacional mais equitativa e mais justa, Hugo Chávez contribuiu também para o desenvolvimento de relações de amizade entre o povo português e o povo venezuelano e entre Portugal e a Venezuela.

Num momento de profunda dor e luto para todos aqueles que por todo o Mundo acompanham com espírito solidário e admiração o processo bolivariano, o Partido Comunista Português reafirma a sua confiança de que o povo venezuelano, honrando a memória e os ideais de Hugo Chávez e reforçando a unidade popular de que o Presidente Venezuelano foi o principal artífice, saberá defender as conquistas históricas alcançadas nos últimos catorze anos, defender a soberania e a legalidade constitucional da Venezuela e dar continuidade à Revolução bolivariana.

O Partido Socialista Unificado (PSUV), o Partido Comunista da Venezuela (PCV) e todas as forças empenhadas no processo progressista e revolucionário venezuelano, podem estar certos de contar com a solidariedade de sempre dos comunistas portugueses. 



Mais artigos de: PCP

Soberania agro-alimentar

Elemento central da luta por uma política patriótica e de esquerda é a luta pela soberania agro-alimentar do nosso País, entendida como o direito a produzir e a decidir o que produzir, a níveis adequados e conformes com as nossas condições...

Exemplo para a luta que continua

As comemorações do centenário do nascimento de Álvaro Cunhal contribuem para um melhor conhecimento do seu exemplo, da sua obra e do seu Partido.

Instrumento de transformação

O aniversário do Partido Comunista Português cumpriu-se ontem, dia 6 de Março, mas as comemorações iniciaram-se no fim-de-semana, um pouco por todo o País. Mais do que em aniversários anteriores, este terá que ter no centro das suas...

PCP tem novo Centro de Trabalho

Mais de uma centena de militantes do Partido participaram na inauguração do Centro de Trabalho «Guilherme da Costa Carvalho», na cidade do Porto. 

E o pluralismo?

O PCP enviou, no dia 4, às direcções do jornal «i» e do «Público» dois protestos relativos à exclusão de que foi alvo em duas peças editadas nesse dia relativas às manifestações realizadas no passado sábado em...

EP já está à venda

Está já à venda a Entrada Permanente (EP) para a 37.ª edição da Festa do Avante!, que se realiza este ano nos dias 6, 7 e 8 de Setembro. Comprada até ao dia 5 de Setembro, a EP custa 21 euros, enquanto que nos próprios dias da Festa o preço passa para os 32...

Fuga de Caxias

Mais de uma centena de participantes acompanharam neste domingo o relato empolgante de uma das mais ousadas fugas realizadas a partir das cadeias de Salazar: a fuga de Caxias de Dezembro de 1961. Domingos Abrantes, participante na fuga, deu a conhecer detalhes que só quem vive os acontecimentos guarda na...

Faleceu José Silva

Faleceu no dia 28 de Fevereiro, aos 85 anos, José Lino Gonçalves da Silva. Nascido em Viana do Castelo, Técnico Oficial de Contas de profissão, aderiu ao Partido na década de 60, tendo desempenhado várias tarefas ao longo dos anos. Foi um dos elementos determinantes para que,...