Jerónimo de Sousa em Viseu

O Governo tem que cair!

Je­ró­nimo de Sousa es­teve, do­mingo, no dis­trito de Viseu a par­ti­cipar em ini­ci­a­tivas in­se­ridas na cam­panha na­ci­onal «Por uma po­lí­tica al­ter­na­tiva, pa­trió­tica e de es­querda». No al­moço re­a­li­zado na ca­pital do dis­trito, o Se­cre­tário-geral do Par­tido voltou a de­fender a de­missão do Go­verno e a con­vo­cação de elei­ções como a pri­meira me­dida a tomar para de­fender o fu­turo do País.

Para Je­ró­nimo de Sousa, o Go­verno sente o tempo e o ter­reno a «fugir-lhe de­baixo dos pés» e en­saia uma «ma­nobra, pondo como le­bres de cor­rida os co­men­ta­dores do cos­tume a anun­ciar que isto passa por uma re­mo­de­lação go­ver­na­mental, subs­ti­tuir este ou aquele mi­nistro mais quei­mado para ga­nhar um novo fô­lego». Mas, acres­centou, «como diz o povo e com razão, re­mendo novo em pano velho não re­sulta». Se­gundo o Se­cre­tário-geral do Par­tido, «en­quanto for apli­cado esse pacto de agressão no nosso País não há so­lu­ções du­ra­douras, não há pos­si­bi­li­dade de en­ve­redar pelo ca­minho do cres­ci­mento, do de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico e da cri­ação de em­prego».

Antes, Je­ró­nimo de Sousa vi­sitou a Casa de Pes­soal da Mina da Ur­gei­riça, em Canas de Se­nhorim, onde antes es­teve ins­ta­lada a ENU. Com essa vi­sita, o di­ri­gente do Par­tido deu a co­nhecer o pro­jecto de lei apre­sen­tado na As­sem­bleia da Re­pú­blica pelo PCP que propõe que os ex-tra­ba­lha­dores da em­presa e suas fa­mí­lias possam re­ceber in­dem­ni­za­ções por morte ou do­ença. Está já ci­en­ti­fi­ca­mente re­co­nhe­cido que a morte, por cancro, de tra­ba­lha­dores das minas de urânio da Ur­gei­riça se deve à pro­lon­gada ex­po­sição à ra­di­o­ac­ti­vi­dade de­cor­rente da sua ac­ti­vi­dade pro­fis­si­onal. Con­tudo, os tra­ba­lha­dores do­entes e as fa­mí­lias dos que fa­le­ceram con­ti­nuam sem re­ceber qual­quer com­pen­sação.

O pro­jecto de lei que deu en­trada no início do mês na As­sem­bleia da Re­pú­blica é a re­a­pre­sen­tação de um outro, já posto à vo­tação em Se­tembro de 2012 (tal como ou­tros de se­me­lhante teor apre­sen­tados por PEV e BE) e chum­bado pela mai­oria PSD/​CDS, com a abs­tenção cúm­plice do PS. Como afirmou Je­ró­nimo de Sousa aos jor­na­listas, du­rante a vi­sita do pas­sado do­mingo, com esta pro­posta visa-se «res­ti­tuir a dig­ni­dade a quem viveu e morreu a tra­ba­lhar, a fa­mí­lias des­tro­çadas e, nesse sen­tido, não é de uma rei­vin­di­cação qual­quer que es­tamos a tratar». O di­ri­gente co­mu­nista acres­centou ainda que se esta questão não caiu no es­que­ci­mento foi de­vido à «luta per­sis­tente, muito de­ter­mi­nada e pro­lon­gada, dos tra­ba­lha­dores e das suas fa­mí­lias».

O pre­si­dente da As­so­ci­ação dos ex-Tra­ba­lha­dores das Minas de Urânio, An­tónio Mi­nhoto, afirmou aos jor­na­listas con­fiar na re­so­lução deste pro­blema a breve prazo.



Mais artigos de: PCP

Resgatar o País da dependência e da submissão

Os 37 anos de política de direita, prosseguida por sucessivos governos (do PS e do PSD, com ou sem o CDS), determinada pelos interesses do grande capital e subordinada à integração capitalista da União Europeia, levaram o País ao declínio...

Sair com condições

É obri­gação de um fu­turo go­verno que as­suma efec­ti­va­mente a de­fesa dos in­te­resses na­ci­o­nais pre­parar o País para a saída do euro, re­a­firmou Je­ró­nimo de Sousa num de­bate re­a­li­zado na se­mana pas­sada. 

Gigante do pensamento, camarada de luta

Óscar Lopes, pres­ti­giado homem da Cul­tura, in­te­lec­tual co­mu­nista, membro do PCP desde 1945 e do seu Co­mité Cen­tral entre 1976 e 1996, fa­leceu na sexta-feira, aos 95 anos.

Uma vida dedicada ao Partido e ao povo

O Partido perdeu um dos seus mais destacados militantes do Alentejo: João Honrado morreu, na tarde do dia 22, no Hospital José Joaquim Fernandes, em Beja, onde se encontrava internado. Nascido em Ferreira do Alentejo, onde foi sepultado, João Honrado foi ao longo da sua...

Previsões falhadas

Num comunicado do seu Gabinete de Imprensa, emitido no dia 22, o PCP comenta a divulgação nesse dia, pela Direcção-Geral do Orçamento, da Síntese da Execução Orçamental dos dois primeiros meses do ano. Este documento permite confirmar desde já um...

PCP defende independência

Uma delegação do PCP, encabeçada pelo Secretário-geral Jerónimo de Sousa, encontrou-se anteontem com a Procuradora-Geral da República, no quadro do normal relacionamento institucional que mantém com órgãos do Estado. Em foco no encontro estiveram as...