Contra despedimentos colectivos

Junto ao Tribunal de Cascais, concentraram-se no dia 20, durante a manhã, algumas dezenas de trabalhadores do Casino Estoril, que foram vítimas de um despedimento colectivo em 2010, que abrangeu 113 pessoas. Há mais de três anos aguarda solução a impugnação daquele acto da Estoril Sol por parte de 48 dos despedidos. O protesto contra a morosidade da Justiça e, em simultâneo, um alerta para a situação dramática que vivem os trabalhadores e as suas famílias, foi promovido pelo Sindicato da Hotelaria do Sul e pela CT da Estoril-Sol. Em solidariedade, estiveram presentes o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos – que realçou a gravidade do problema social criado pela demora do tribunal –, e Rita Rato, deputada do PCP, que considerou inaceitável a Justiça ser cada vez mais lenta para os trabalhadores.


Image 12839

Os trabalhadores da Silicália, no Pego (Abrantes), aderiram a 80 por cento à greve de duas horas por turno, no dia 21. A luta foi decidida para exigir o pagamento dos salários de Fevereiro, rejeitando a proposta pouco séria da empresa, que apontava para a liquidação no fim do mês, deixando então Março em atraso, como informou o Sindicato da Construção do Sul, da CGTP-IN, que iria voltar a promover reuniões do pessoal esta semana.

No dia 22 e no dia 25, os trabalhadores da Saint Gobain Sekurit Portugal realizaram vigílias, junto ao portão da fábrica, em Santa Iria de Azóia, persistindo na luta contra a intenção de despedimento colectivo de 45 camaradas e o encerramento de duas linhas de produção, o que põe em causa a produção de vidro automóvel no País. No dia 20, a empresa garantiu a salvaguarda de cinco dos postos de trabalho ameaçados. «Faltam agora os restantes», afirma-se na carta-aberta aprovada dia 25 pelos trabalhadores em luta e divulgada pela Feviccom/CGTP-IN.

O Sindicato dos Jornalistas considerou anteontem «inaceitável e incompreensível» o novo despedimento colectivo desencadeado pelo Grupo Cofina nas suas publicações, abrangendo oito trabalhadores, três dos quais jornalistas, quando ainda recentemente recrutou pessoal para o seu canal de televisão por cabo.




Mais artigos de: Trabalhadores

Pobreza nos salários<br>é o lucro dos patrões

O Governo, a troika e os patrões querem convencer os trabalhadores a aceitarem salários que rondam o limiar da pobreza, para que os donos das empresas possam ter lucros cada vez maiores, acusa a Fesete/CGTP-IN, que promoveu uma «caminhada» no sábado, em Guimarães, com milhares de pessoas.

«Queremos construir»

Mais de 500 trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) manifestaram-se, anteontem, em Lisboa, em defesa da viabilização daquela empresa pública e contra os despedimentos.

Mais salário com direitos

A unidade e determinação dos trabalhadores e a firmeza dos seus representantes permitem derrotar as pretensões patronais, manter direitos e alcançar melhorias salariais.

A luta dos não resignados

Uma semana de luta permitiu expressar publicamente a indignação e a revolta dos trabalhadores reformados e afirmar que estes não se resignam ao empobrecimento e exigem mudança de política e de Governo.

Marcha de Abril avança

Das lutas laborais em sectores, empresas e regiões e da intervenção de âmbito nacional – com destaque para a manifestação da juventude trabalhadora, ontem, em Lisboa, que iria iniciar-se já com esta edição fechada, e que trataremos na próxima...

Esvaziamento em Lisboa

Mais de cinco centenas de trabalhadores da Câmara Municipal de Lisboa participaram, ontem de manhã, num plenário promovido pelo STML/CGTP-IN, e foram depois, em manifestação, pelas ruas da baixa, entregar a moção aprovada no Largo do Intendente, onde está instalado...

Militares entregaram resolução

LUSA Algumas centenas de militares responderam ao apelo das associações profissionais de oficiais, sargentos e praças, e concentraram-se, dia 20, junto à residência oficial do primeiro-ministro, para acompanhar os dirigentes da AOFA, da ANS e da AP, que...