Contra despedimentos colectivos
Junto ao Tribunal de Cascais, concentraram-se no dia 20, durante a manhã, algumas dezenas de trabalhadores do Casino Estoril, que foram vítimas de um despedimento colectivo em 2010, que abrangeu 113 pessoas. Há mais de três anos aguarda solução a impugnação daquele acto da Estoril Sol por parte de 48 dos despedidos. O protesto contra a morosidade da Justiça e, em simultâneo, um alerta para a situação dramática que vivem os trabalhadores e as suas famílias, foi promovido pelo Sindicato da Hotelaria do Sul e pela CT da Estoril-Sol. Em solidariedade, estiveram presentes o Secretário-geral da CGTP-IN, Arménio Carlos – que realçou a gravidade do problema social criado pela demora do tribunal –, e Rita Rato, deputada do PCP, que considerou inaceitável a Justiça ser cada vez mais lenta para os trabalhadores.
Os trabalhadores da Silicália, no Pego (Abrantes), aderiram a 80 por cento à greve de duas horas por turno, no dia 21. A luta foi decidida para exigir o pagamento dos salários de Fevereiro, rejeitando a proposta pouco séria da empresa, que apontava para a liquidação no fim do mês, deixando então Março em atraso, como informou o Sindicato da Construção do Sul, da CGTP-IN, que iria voltar a promover reuniões do pessoal esta semana.
No dia 22 e no dia 25, os trabalhadores da Saint Gobain Sekurit Portugal realizaram vigílias, junto ao portão da fábrica, em Santa Iria de Azóia, persistindo na luta contra a intenção de despedimento colectivo de 45 camaradas e o encerramento de duas linhas de produção, o que põe em causa a produção de vidro automóvel no País. No dia 20, a empresa garantiu a salvaguarda de cinco dos postos de trabalho ameaçados. «Faltam agora os restantes», afirma-se na carta-aberta aprovada dia 25 pelos trabalhadores em luta e divulgada pela Feviccom/CGTP-IN.
O Sindicato dos Jornalistas considerou anteontem «inaceitável e incompreensível» o novo despedimento colectivo desencadeado pelo Grupo Cofina nas suas publicações, abrangendo oito trabalhadores, três dos quais jornalistas, quando ainda recentemente recrutou pessoal para o seu canal de televisão por cabo.