CDU quer retirar a Trofa do marasmo

Investir no povo

Na apresentação de Conceição Silva e Paulo Queirós, respectivamente cabeças de lista da CDU à Câmara e Assembleia Municipal da Trofa, a Coligação deixou uma palavra de confiança e de luta.

Muitas são as dificuldades que os trofenses estão a atravessar

«Muitas são as dificuldades que os trofenses estão a atravessar e nós somos solidários com estes e com aqueles que se sentem indignados, frustrados e desiludidos com a política do Governo e com a gestão camarária», salienta a CDU, frisando que para a «mudança de paradigma» é «importante termos a noção de quem realmente luta por um futuro melhor, que pode governar para o povo sem o enganar na altura das campanhas eleitorais, que tem a mesma palavra e acção na Trofa, na Assembleia da República ou em Bruxelas».

Em nota de imprensa, os eleitos, os candidatos e os activistas da CDU contestaram o elevado número de desempregados e o alto índice de pobreza, «ambos consequências da destruição do tecido produtivo e da elevada diminuição dos rendimentos da população», manifestaram-se contra a extinção de freguesias e apresentaram «soluções» para «retirar a Trofa e os trofenses do marasmo». Essas soluções passam pela «baixa de impostos e taxas», por «defender a gestão da água, saneamento e resíduos sólidos como bens públicos», por «definir uma criteriosa definição de prioridades, privilegiando investimentos que se retratem na qualidade de vida e na segurança das pessoas e em obras necessárias».

Soluções

A CDU defende ainda os serviços públicos de proximidade, nomeadamente as escolas, os centros de saúde, os correios, os bombeiros, as forças de segurança, a Segurança Social, as finanças e «outras que estão sob um ataque fortíssimo que deve e pode ser combatido pelos trofenses», um movimento associativo popular «baseado em critérios claros e objectivos, tendo em conta o real papel das colectividades junto das populações» e a promoção do «património», da «história», da «cultura e tradições para o desenvolvimento do turismo assente na qualidade».

Para a criação e fixação de empresas, prossegue a Coligação, «é fulcral ter estradas e acessos condignos e não o actual estado miserável que afecta as vias estruturantes e principais em todos os concelhos». «O aumento de circulação de pesados, derivado do aumento do custo das portagens, transformou a nossa rede viária em autênticas armadilhas para carros e peões», denuncia a CDU, que reclama a construção das variantes EN14 e 104, eternamente adiadas, e a construção de duas novas travessias do Rio Ave, «uma a montante da actual, junto ao Hospital da Trofa, e outra a jusante, perto da cerca da Urbanização da Barca».

Os eleitos, candidatos e activistas da Coligação têm, de igual forma, propostas para os Paços do Concelho, que deverão ser «um imóvel do povo, que reproduza a sua história e que valorize a sua existência». «Seria mais económico, vantajoso, prático e rápido a Câmara ter um espaço único para servir os seus munícipes», defendem.

Trabalhadores

No documento enviado às redacções, a CDU condena ainda a desactivação da linha de comboio, que deveria ser substituída com a chegada do Metro, «obra indispensável que não saiu do papel», e pronunciou-se sobre o «endividamento absurdo» do município, que teve que se subjugar ao Programa de Apoio à Economia Local.

Por fim, a Coligação manifestou-se contra o fim da empresa municipal Trofa Park e o despedimos dos seus 20 trabalhadores, exigindo a sua integração nos serviços da Câmara. Na Trofáguas também estão em risco postos de trabalho.



Mais artigos de: Nacional

Alcácer no rumo certo

A CDU apresentou no dia 24 de Março a candidatura à presidência da Câmara Municipal de Alcácer do Sal, encabeçada por Vítor Proença.

Agricultores em Lisboa

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) vai realizar, no dia 17 de Abril, em Lisboa, uma manifestação para reclamar melhores políticas agro-rurais e outro governo capaz de as definir e aplicar.

A força do (mau) exemplo

A Câmara de Beja intimou, faz agora um ano, cerca de uma centena e meia de moradores da Freguesia de Mombeja a proceder a reparações nas suas casas, mas não cuida dos edifícios sob a sua responsabilidade.

Combater a degradação

Uma delegação da CDU, integrada por Carlos Almeida, candidato da CDU à Câmara Municipal de Braga, e Carla Cruz, candidata à Assembleia Municipal e deputada do PCP na Assembleia da República, esteve reunida, no dia 25, com a direcção da União dos Sindicatos...

«Mais CDU» em Vila Pouca de Aguiar

José Luís Ferreira, Nuno Miguel Silva Sousa e João Nuno Correia de Sousa são, respectivamente, os cabeças de lista da CDU à Câmara, Assembleia Municipal e à Junta de Freguesia de Vila Pouca de Aguiar. Na apresentação dos candidatos, que aconteceu no...

Criar emprego na Maia

Na Maia, a candidata da CDU à Câmara Municipal é Ana Virgínia Pereira, natural de Santo Tirso, professora, licenciada pela Universidade do Porto. No discurso de apresentação, a cabeça de lista destaca o «momento de uma gravidade extrema, em que o País vive...

«Há vida para lá da violência»

Os moradores dos bairros da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Forte da Bela Vista, Quinta de Santo António e Manteigadas, eleitos no âmbito do programa «Nosso Bairro, Nossa Cidade», estiveram reunidos no passado dia 22 para analisar a forma como os acontecimentos ocorridos a 16 de Março...

Exposição em Lagos

Com o objectivo de romper silêncios em Lagos, o Movimento Democrático de Mulheres inaugurou, anteontem, no Edifício dos Antigos Paços do Concelho, a exposição «Tráfico de Mulheres – Escravatura dos Tempos Modernos». Esta...

Solidariedade com a Revolução Bolivariana

Na próxima quarta-feira, 10 de Abril, às 18.30 horas, o Auditório da CGTP-IN (Rua Vitor Cordon, 1 – 2.º, Lisboa) acolhe uma sessão de solidariedade com a Revolução Bolivariana. Com o lema «Venezuela – Presente e Futuro», esta iniciativa é...

Audição sobre pescas

A pedido dos armadores de pesca, João Ferreira, deputado do PCP no Parlamento Europeu, esteve reunido no dia 28, no Edifício Jean Monet, em Lisboa, com cerca de duas dezenas de pessoas ligadas ao mar, em representação da AAPCS (Sesimbra), da AAPLCLZO (Peniche), da AAPN (Vila do Conde), da...