Mário Pereira recandidata-se à Câmara de Alpiarça

Compromisso com a população

O Clube Des­por­tivo «Os Águias» aco­lheu, no dia 6, a apre­sen­tação pú­blica dos ca­beças de lista da CDU à Câ­mara e à As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Al­pi­arça.

Es­tamos em con­di­ções de con­ti­nuar a aper­fei­çoar este tra­balho

Image 13011

O acto pú­blico, pre­si­dido por Ca­si­mira Alves, co­meçou com um es­pec­tá­culo mu­sical, a cargo de Luís do Vale e Val­demar Sam­paio, se­guido do vi­si­o­na­mento de um filme, pro­du­zido por João Vitor e Mi­guel Eu­sébio, dando conta do tra­balho re­a­li­zado pela CDU nos úl­timos quatro anos. À en­trada, as cen­tenas de pes­soas que ali ocor­reram foram pre­sen­te­adas com cravos, sím­bolo da Re­vo­lução de Abril.

Se­guiu-se de­pois a in­ter­venção de Mário Fer­nando Pe­reira, de novo can­di­dato à Câ­mara Mu­ni­cipal, que co­meçou por va­lo­rizar os can­di­datos da CDU, que «os al­pi­ar­censes co­nhecem, porque estão ai, na co­mu­ni­dade, na au­tar­quia, no mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo, ser­vindo os ou­tros, cri­ando con­di­ções para que as nossas cri­anças e jo­vens se de­sen­volvam, para que os nossos idosos possam fruir o seu tempo com qua­li­dade, para que os mu­ní­cipes te­nham acesso a ser­viços fun­da­men­tais».

«Temos, em re­lação aos nossos ad­ver­sá­rios, uma grande van­tagem: é que nós, em todos os mo­mentos da nossa in­ter­venção, já de­mons­trámos que o fa­zemos muito bem; es­tamos em con­di­ções de con­ti­nuar a aper­fei­çoar este tra­balho», sa­li­entou o ac­tual pre­si­dente da au­tar­quia, que pro­meteu con­ti­nuar a tra­ba­lhar com «todos», no­me­a­da­mente com os agri­cul­tores, «de forma a va­lo­rizar os nossos pro­dutos de grande qua­li­dade» e com a po­pu­lação, na de­fesa dos ser­viços pú­blicos de pro­xi­mi­dade e da me­lhoria das con­di­ções de pres­tação de cui­dados de saúde, porque «o que está em causa são as mais es­sen­ciais con­di­ções de vida dos al­pi­ar­censes».

«Agi­remos, com todos os que a essa luta se qui­serem juntar, quer nos ór­gãos au­tár­quicos, quer em qual­quer outra ins­tância, pela de­fesa do Poder Local de­mo­crá­tico saído da Re­vo­lução de Abril, marca fun­da­mental da so­ci­e­dade mais livre e plu­ra­lista de­fen­dida ao longo de ge­ra­ções por muitos al­pi­ar­censes», acres­centou o can­di­dato.

Su­perar os ob­jec­tivos

Aos que agora tentam «evitar que al­guém note e aponte as res­pon­sa­bi­li­dades que têm», por exemplo, na des­truição do apa­relho pro­du­tivo e na in­ter­venção es­tran­geira do FMI e da UE, Mário Pe­reira, re­fe­rindo-se ao PS, PSD e CDS, lem­brou que a CDU «ga­rante as me­lhores con­di­ções para con­ti­nuar a gerir o mu­ni­cípio e a Fre­guesia de Al­pi­arça».

«Al­pi­arça con­se­guiu ter das mais altas taxas de exe­cução dos fundos co­mu­ni­tá­rios de entre os mu­ni­cí­pios da re­gião, con­cluindo a cons­trução de raiz de um novo Centro Es­colar e re­cu­pe­rando to­tal­mente o edi­fício da Casa dos Pa­tudos – para vá­rias dé­cadas –, do­tando-o de uma nova vida, como ele­mento cen­tral de uma po­lí­tica de de­sen­vol­vi­mento tu­rís­tico para o con­celho a ar­ti­cular com ou­tras ofertas de qua­li­dade, ao nível do pa­tri­mónio am­bi­ental e gas­tro­nó­mico, de forma a cap­tarmos a atenção do ex­te­rior e re­ce­bermos mais vi­si­tantes», va­lo­rizou o can­di­dato da CDU, sem es­quecer a re­a­li­zação de «uma grande va­ri­e­dade de ac­ti­vi­dades cul­tu­rais, des­por­tivas, so­ciais e de pro­moção da imagem do con­celho».

Apostar nas pes­soas

Para o fu­turo, o can­di­dato frisou que é pre­ciso «apostar na edu­cação das nossas cri­anças e jo­vens» e re­forçar a «in­ter­venção so­cial, no mo­mento em que cada uma das au­tar­quias é cada vez mais cha­mada a in­tervir como al­mo­fada das con­sequên­cias so­ciais da crise».

«Os nossos com­pro­missos com a nossa po­pu­lação de­verão cen­trar-se muito cla­ra­mente na pro­moção dos nossos pro­dutos, no acom­pa­nha­mento muito pró­ximo dos agentes eco­nó­micos e na cap­tação de novas em­presas e in­ves­ti­mentos que, res­pei­tando as normas vi­gentes e o am­bi­ente a pre­servar, con­tri­buam para criar em­prego e fixar os jo­vens no con­celho», su­bli­nhou, dando ainda conta da ne­ces­si­dade de «re­qua­li­fi­cação ur­bana, pú­blica e pri­vada, da vila e dos lu­gares do Ca­sa­linho, Frade de Cima, Gou­xaria e Frade de Baixo», que de­verá «ter em conta um pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento tu­rís­tico que po­tencie a di­na­mi­zação do nosso co­mércio».

Obra feita

No Clube Des­por­tivo «Os Águias», para além de Fer­nanda Car­digo, pri­meira da lista à Junta de Fre­guesia de Al­pi­arça, foi ainda apre­sen­tado Fer­nando Louro como o ca­beça de lista à As­sem­bleia Mu­ni­cipal, que ma­ni­festou a sua con­fi­ança no pro­jecto au­tár­quico da CDU e nas pes­soas que in­te­gram esse pro­jecto. «Aqui, o im­por­tante tem de ser o co­lec­tivo, porque todos os can­di­datos sabem que a im­por­tância não está neles pró­prios, mas sim neste grupo, unido, que tem tra­balho feito, tem his­tória, tem pas­sado, tem pre­sente e tem fu­turo», afirmou Fer­nando Louro, com­pro­me­tendo-se, se o povo de Al­pi­arça o es­co­lher, a «tratar todos [os eleitos da As­sem­bleia Mu­ni­cipal] com igual­dade, com ci­vismo, com res­peito, com jus­tiça e com isenção».

Na sua in­ter­venção, o can­di­dato ma­ni­festou ainda a sua re­volta com «certo tipo de crí­ticas», no­me­a­da­mente «as di­ri­gidas ao ac­tual e fu­turo pre­si­dente da Câ­mara, Mário Fer­nando Pe­reira, que tem sido ví­tima de ata­ques co­bardes, porque anó­nimos, com imensas in­jus­tiças e men­tiras». «Eu apoio to­tal­mente a obra feita, porque en­tendo o es­forço, o con­texto e as di­fi­cul­dades», su­bli­nhou, re­fe­rindo-se à si­tu­ação fi­nan­ceira da au­tar­quia, porque «uma coisa é de­vermos di­nheiro aos bancos e ir cum­prindo com re­gu­la­ri­dade os com­pro­missos as­su­midos, outra coisa é a au­tar­quia dever di­nheiro a for­ne­ce­dores, não cum­prir com os prazos de pa­ga­mento, e assim pôr em risco a sub­sis­tência de al­gumas em­presas, muitos tra­ba­lha­dores e muitas fa­mí­lias».

«A Câ­mara Mu­ni­cipal re­solveu o pro­blema, e até con­se­guiu re­duzir o pas­sivo, apesar da as­fixia fi­nan­ceira que existiu, que se mantém, e que exige um grande rigor nas contas», pre­cisou.

Po­lí­tica para o povo

A sessão contou ainda com o tes­te­munho de José Mi­guel Car­valho, man­da­tário da can­di­da­tura, que também des­tacou o tra­balho de­sen­vol­vido nos úl­timos quatro anos pela CDU.

«Quando muitas vezes se ouve dizer mal “dos po­lí­ticos”, me­tendo tudo no mesmo saco, sa­bemos, e vemos aqui, que os que se com­pro­metem com uma po­lí­tica para o povo, com uma po­lí­tica de­mo­crá­tica e pro­gres­sista, fazem tra­balho em prol do bem comum e devem ter o nosso apoio», afirmou, di­zendo que «é essa po­lí­tica que a CDU faz e se com­pro­mete a de­sen­volver».



Mais artigos de: Nacional

CDU apresenta alternativas

«Em San­tarém é hora de um outro rumo, é hora da CDU», afirmou, nas ins­ta­la­ções da an­tiga Es­cola Prá­tica de Ca­va­laria, Fran­cisco Ma­deira Lopes, ca­beça de lista à Câ­mara de San­tarém.

«Estratégia de chantagem»

A «es­tra­tégia de chan­tagem que o Go­verno vem exer­cendo sobre o povo por­tu­guês» in­ten­si­ficou-se com o chumbo do Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal de al­gumas me­didas do Or­ça­mento do Es­tado, alerta a JCP.

Futuro sem perspectiva

A Lei do Ar­ren­da­mento está a pôr em causa a es­ta­bi­li­dade das fa­mí­lias, das em­presas e das co­lec­ti­vi­dades. Em Lisboa, como no resto do País, o PCP exige a re­vo­gação da lei dos «des­pejos».

Força de confiança

Com o objectivo de discutir os principais problemas da cidade, cerca de 200 pessoas participaram, sábado, no Encontra da CDU, que se realizou no Fórum Lisboa. No final dos trabalhos, João Ferreira, cabeça de lista à presidência da Câmara de...

Encontro distrital da CDU

Em ambiente de confiança e entusiasmo, cerca de 180 pessoas – dirigentes do PCP e do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), eleitos e candidatos da CDU, responsáveis concelhios pelo trabalho autárquico e outros activistas – participaram, domingo, no Encontro distrital da CDU,...

«É preciso sonhar»

No dia 6 de Abril foi apresentado, no Cinema Marques Duque, o cabeça de lista da CDU à Câmara de Mértola. Na sua intervenção, Miguel Bento começou por afirmar que não se resigna a «pretensas fatalidades», pelo facto de, a nível distrital, o...

Investir mais

João Gomes, delegado técnico comercial de profissão, desempregado, 42 anos, licenciado em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Ponte de Lima. Na apresentação da candidatura, que aconteceu...

Municípios contestam aumentos

Os municípios da Península de Setúbal contestaram, anteontem, o aumento de sete por por cento no tarifário a pagar à Simarsul, Sistema Multimunicipal de Águas Residuais, e prometem contestar a decisão. «Vamos fazer uma contestação por escrito. Nada...

Batalha de Stalinegrado

Amanhã, às 18 horas, a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin e o Conselho Português para a Paz e Cooperação realizam, no Clube Estefânia, um debate dedicado ao tema «O 70.º aniversário da Batalha de...

Fausto Gonçalves

Está patente até ao dia 15 de Maio, na Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa, uma exposição evocativa de Fausto Gonçalves (1899-1977), jornalista, activista sindical e político. Paralelamente, no mesmo espaço terá lugar um ciclo de...

Marcha lenta

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) vão realizar, no dia 29 de Abril, em Lisboa, uma concentração nacional, seguida de uma marcha lenta. Esta iniciativa, segundo os...

Decisão inaceitável para o País

No dia 12, o Grupo Parlamentar de «Os Verdes» entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo o não encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). «Com 80 anos de funcionamento, a MAC é...

Lutar por uma vida digna

A Direcção da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) congratulou-se, em nota de imprensa, com a decisão do Tribunal Constitucional de obrigar o Governo ao pagamento do subsídio de férias a que têm direito os reformados, aposentados e...