Encontro da CDU de Lisboa

Força de confiança

Image 13009

Com o ob­jec­tivo de dis­cutir os prin­ci­pais pro­blemas da ci­dade, cerca de 200 pes­soas par­ti­ci­param, sá­bado, no En­contra da CDU, que se re­a­lizou no Fórum Lisboa.

No final dos tra­ba­lhos, João Fer­reira, ca­beça de lista à pre­si­dência da Câ­mara de Lisboa, lem­brou que aquela ini­ci­a­tiva surgiu «na con­ti­nui­dade de um per­curso de vá­rios anos», mar­cado pelo «tra­balho com e para a po­pu­lação da ci­dade», e pela «ho­nes­ti­dade de quem vê no exer­cício de cargos pú­blicos não uma forma de ad­quirir be­ne­fí­cios pes­soais, mas sim de as­sumir um com­pro­misso pela trans­for­mação da vida».

«Um per­curso mar­cado pela com­pe­tência de quem sabe que para trans­formar tem de co­nhecer e que, por isso mesmo, tem da ci­dade, dos seus pro­blemas e das so­lu­ções ne­ces­sá­rias para lhes dar res­posta, o co­nhe­ci­mento ímpar que lhe vem de uma pro­funda li­gação à po­pu­lação, aos bairros, aos lo­cais de tra­balho, enfim, ao pulsar da vida da ci­dade», afirmou.

Olhar para o fu­turo

Fa­zendo um ba­lanço da­quele en­contro, João Fer­reira sa­li­entou que o mesmo «não se li­mita a olhar para trás», para «o que foram os úl­timos quatro ou seis anos da gestão PS/​An­tónio Costa», ou, até mesmo, para «o que foram os úl­timos 12 anos, re­par­tidos entre mai­o­rias do PSD/​CDS e do PS».

«Este ba­lanço visa também e acima de tudo abrir ca­minho, pro­jectar o fu­turo e ga­nhar ba­lanço para lutar por esse fu­turo, tão di­fe­rente deste pre­sente», disse, fri­sando, mais uma vez, que «a CDU apre­senta-se nestas elei­ções pre­pa­rada para dis­putar e a as­sumir todas as res­pon­sa­bi­li­dades, in­cluindo, na­tu­ral­mente, a pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal».

«As res­pon­sa­bi­li­dades da Câ­mara Mu­ni­cipal são muito grandes face à ci­dade e à po­pu­lação que nela vive e tra­balha. A cor­recta ad­mi­nis­tração da ci­dade não se com­pa­dece com uma gestão dis­tante da po­pu­lação e das suas ne­ces­si­dades, que des­va­lo­riza os re­cursos do mu­ni­cípio, a co­meçar no mais im­por­tante – os seus tra­ba­lha­dores, que faz da ci­dade e do seu de­sen­vol­vi­mento fonte de boas opor­tu­ni­dades de ne­gócio para sa­tis­fação de cli­en­telas e in­te­resses par­ti­cu­lares, con­tra­ri­ando o in­te­resse geral da po­pu­lação», acusou o can­di­dato da CDU, re­fe­rindo que «estas são marcas in­con­tor­ná­veis dos seis anos de gestão PS/​An­tónio Costa, como antes ha­viam sido da gestão PSD/​CDS».

João Fer­reira cri­ticou ainda a gestão PS/​An­tónio Costa e a gestão PSD/​CDS de «ex­tin­guirem mais de me­tade das fre­gue­sias de Lisboa», fa­zendo-o «à re­velia das po­pu­la­ções, con­cre­ti­zando in­ten­ções que es­con­deram na cam­panha elei­toral e nos seus pro­gramas». «A CDU re­sistiu, de­nun­ciou e com­bateu a ex­tinção de fre­gue­sias. Com as po­pu­la­ções, or­ga­nizou e di­na­mizou a luta em de­fesa desta con­quista que Abril trouxe ao nosso Poder Local», su­bli­nhou.


Lisboa para todos

Porque «uma go­ver­nação CDU, por Lisboa, é con­dição de uma Lisboa para todos!», João Fer­reira, can­di­dato à pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal, avançou com al­gumas pro­postas para a ci­dade, que passam, por exemplo, pela cri­ação de em­prego, qua­li­fi­cado e com di­reitos, ti­rando «par­tido de todos os ins­tru­mentos mu­ni­ci­pais para va­lo­rizar e de­sen­volver o te­cido pro­du­tivo e em­pre­sa­rial da ci­dade, com es­pe­cial atenção aos micro e pe­quenos em­pre­sá­rios».

A CDU quer ainda «de­finir po­lí­ticas de ha­bi­tação que con­tri­buam para atrair e fixar po­pu­lação, es­tan­cando e re­ver­tendo a saída de jo­vens», «de­fender os ser­viços pú­blicos», «travar e re­verter a de­gra­dação do trans­porte pú­blico na ci­dade», «hu­ma­nizar e qua­li­ficar o es­paço pú­blico», «de­sen­volver po­lí­ticas am­bi­en­tais sus­ten­tá­veis», «de­finir e im­ple­mentar uma po­lí­tica cul­tural», «es­ti­pular e de­mo­cra­tizar a prá­tica do des­porto na ci­dade», «con­cre­tizar uma po­lí­tica de di­na­mi­zação com e para a ju­ven­tude» e «pro­mover uma dis­tri­buição dos be­ne­fí­cios do viver co­lec­tivo que atenue e pro­gres­si­va­mente eli­mine as de­si­gual­dades exis­tentes».


Can­di­dato à As­sem­bleia Mu­ni­cipal

Carlos Silva Santos, 61 anos, pro­fessor uni­ver­si­tário na Es­cola Na­ci­onal de Saúde Pú­blica da Uni­ver­si­dade Nova de Lisboa e co­or­de­nador do Pro­grama Na­ci­onal de Saúde Ocu­pa­ci­onal na Di­recção Geral de Saúde, é o ca­beça de lista da CDU à As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Lisboa.

O can­di­dato, membro da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa do PCP e do Or­ga­nismo de Di­recção do Sector da Saúde, foi pre­si­dente do Sin­di­cato dos Mé­dicos da Zona Sul na dé­cada de oi­tenta, can­di­dato a Bas­to­nário da Ordem dos Mé­dicos em 2007.



Mais artigos de: Nacional

Compromisso com a população

O Clube Des­por­tivo «Os Águias» aco­lheu, no dia 6, a apre­sen­tação pú­blica dos ca­beças de lista da CDU à Câ­mara e à As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Al­pi­arça.

CDU apresenta alternativas

«Em San­tarém é hora de um outro rumo, é hora da CDU», afirmou, nas ins­ta­la­ções da an­tiga Es­cola Prá­tica de Ca­va­laria, Fran­cisco Ma­deira Lopes, ca­beça de lista à Câ­mara de San­tarém.

«Estratégia de chantagem»

A «es­tra­tégia de chan­tagem que o Go­verno vem exer­cendo sobre o povo por­tu­guês» in­ten­si­ficou-se com o chumbo do Tri­bunal Cons­ti­tu­ci­onal de al­gumas me­didas do Or­ça­mento do Es­tado, alerta a JCP.

Futuro sem perspectiva

A Lei do Ar­ren­da­mento está a pôr em causa a es­ta­bi­li­dade das fa­mí­lias, das em­presas e das co­lec­ti­vi­dades. Em Lisboa, como no resto do País, o PCP exige a re­vo­gação da lei dos «des­pejos».

Encontro distrital da CDU

Em ambiente de confiança e entusiasmo, cerca de 180 pessoas – dirigentes do PCP e do Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV), eleitos e candidatos da CDU, responsáveis concelhios pelo trabalho autárquico e outros activistas – participaram, domingo, no Encontro distrital da CDU,...

«É preciso sonhar»

No dia 6 de Abril foi apresentado, no Cinema Marques Duque, o cabeça de lista da CDU à Câmara de Mértola. Na sua intervenção, Miguel Bento começou por afirmar que não se resigna a «pretensas fatalidades», pelo facto de, a nível distrital, o...

Investir mais

João Gomes, delegado técnico comercial de profissão, desempregado, 42 anos, licenciado em Engenharia Publicitária pela Universidade Fernando Pessoa, é o cabeça de lista da CDU à Câmara de Ponte de Lima. Na apresentação da candidatura, que aconteceu...

Municípios contestam aumentos

Os municípios da Península de Setúbal contestaram, anteontem, o aumento de sete por por cento no tarifário a pagar à Simarsul, Sistema Multimunicipal de Águas Residuais, e prometem contestar a decisão. «Vamos fazer uma contestação por escrito. Nada...

Batalha de Stalinegrado

Amanhã, às 18 horas, a Associação Portuguesa de Amizade e Cooperação Iúri Gagárin e o Conselho Português para a Paz e Cooperação realizam, no Clube Estefânia, um debate dedicado ao tema «O 70.º aniversário da Batalha de...

Fausto Gonçalves

Está patente até ao dia 15 de Maio, na Biblioteca-Museu República e Resistência, em Lisboa, uma exposição evocativa de Fausto Gonçalves (1899-1977), jornalista, activista sindical e político. Paralelamente, no mesmo espaço terá lugar um ciclo de...

Marcha lenta

A Federação Portuguesa do Táxi (FPT) e a Associação Nacional dos Transportes Rodoviários em Automóveis Ligeiros (ANTRAL) vão realizar, no dia 29 de Abril, em Lisboa, uma concentração nacional, seguida de uma marcha lenta. Esta iniciativa, segundo os...

Decisão inaceitável para o País

No dia 12, o Grupo Parlamentar de «Os Verdes» entregou na Assembleia da República um Projecto de Resolução que recomenda ao Governo o não encerramento da Maternidade Alfredo da Costa (MAC). «Com 80 anos de funcionamento, a MAC é...

Lutar por uma vida digna

A Direcção da Confederação Nacional de Reformados, Pensionistas e Idosos (MURPI) congratulou-se, em nota de imprensa, com a decisão do Tribunal Constitucional de obrigar o Governo ao pagamento do subsídio de férias a que têm direito os reformados, aposentados e...