Construir o futuro
A CDU apresentou, no dia 11, na Escola Superior de Tecnologia do Barreiro, perante centenas de pessoas, os candidatos à Câmara e Assembleia Municipal, respectivamente Carlos Humberto de Carvalho e Frederico Pereira.
CDU apresenta propostas de desenvolvimento inclusivas
Na iniciativa foi ainda apresentado Álvaro Gaspar como o mandatário concelhio das listas da CDU, que manifestou imensa «satisfação» na apresentação dos candidatos à Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro. «São estes os homens mais importantes para, no futuro próximo, presidirem e dirigirem os destinos da nossa cidade, do nosso município. O seu passado, o seu trabalho em prol da nossa terra, a sua dedicação à gente barreirense, o seu empenho na procura das melhores soluções para os imensos problemas com que nos confrontamos são o garante de que não há qualquer outra solução, ou escolha alternativa realista, para os lugares e funções que, estou certo, irão desempenhar no futuro», salientou Álvaro Gaspar.
Concretizar objectivos
Por seu lado, Frederico Pereira realçou que o projecto da CDU para o Barreiro «envolve uma imensidão de outros companheiros, sobre os quais, quase nunca incidem as luzes da ribalta, mas que são, de facto, determinantes para a concretização do processo de construção de uma vida melhor para a população».
Na sua intervenção, o cabeça de lista à Assembleia Municipal alertou para a «brutal ofensiva contra o Poder Local democrático» e salientou o facto de terem sido dados, nos últimos anos, «passos significativos, contribuindo decisivamente para a melhoria da qualidade de vida dos barreirenses, concretizando objectivos a que a CDU se tinha proposto, aproveitando e criando oportunidades para o Barreiro, iniciando caminhos que nos conduzirão a um futuro melhor, um futuro de desenvolvimento e valorização dos que aqui trabalham e dos que aqui vivem».
Amor pelo Barreiro
Carlos Humberto de Carvalho, perante uma sala repleta de militantes, simpatizantes e amigos da CDU, iniciou a sua intervenção com um «viva o Barreiro», relevando alegria por, «como cidadão desta terra ou no desempenho das funções que exerci nos últimos anos, poder dizer que conheço pessoalmente cada um de vós», sentindo que todos «vivemos e partilhamos o mesmo amor pelo Barreiro».
O candidato à presidência da Câmara Municipal também recordou a situação difícil do País e do Poder Local. «Quer-se mudar e esvaziar o Poder Local, retirar-lhe autonomia, afastar as autarquias das populações, transformar as câmaras municipais em meras estruturas reguladoras. O contrário do que faz falta às populações», acusou, frisando que em 2003 «é aberrante voltar a modelos antigos e esquecidos». «Hoje as autarquias são concretizadoras, operativas, interventivas. Resolvem, decidem, fazem, estão próximas, e queremos que cada vez mais trabalhem com e para as pessoas», valorizou.
Mais adiante, Carlos Humberto defendeu «uma Região Metropolitana de Lisboa com um desenvolvimento harmonioso», em que «as grandes diferenças de desenvolvimento entre as duas margens se esbatam», «com um nível de rendimento per capita mais equitativo» e «com o Rio Tejo a ter um papel central no desenvolvimento da região».
O candidato referiu, de igual forma, que «a CDU respeita o percurso histórico do Barreiro e apresenta propostas de desenvolvimento inclusivas, solidárias, sustentáveis e integradas». «Pelo Barreiro, pela nossa terra, por lhe dar o devido valor, a CDU intervém com uma ideia central – as autarquias e os eleitos só existem para servir as pessoas, a população, o povo», precisou, terminando: «A CDU apresenta-se às eleições como uma força unida, coesa, interventiva, combativa e confiante».