Em Mafra, o futuro é com a CDU

Arranque em força

No dia 11 de Maio foram apre­sen­tados, no Au­di­tório da Casa da Cul­tura D. Pedro V, os pri­meiros can­di­datos da lista da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Mafra, Ro­gério Mon­teiro Costa e Edu­ardo Li­bânio, res­pec­ti­va­mente.

Os pro­blemas serão muito mais graves do que é di­vul­gado

Se­gundo Ro­gério Costa, «esta apre­sen­tação» foi «o ar­ranque em força de uma can­di­da­tura que quer virar uma pá­gina de 30 anos de gestão de di­reita li­beral, com a co­ni­vência do PS, que dei­taram para o lixo tudo aquilo que de bom tinha este con­celho, o pres­tígio e qua­li­dade», pas­sando apenas a ser «no­tícia pelos graves pro­blemas que aqui hoje se en­con­tram».

«É pre­ciso pôr fim ao “plano in­cli­nado” que tem afun­dado» o con­celho, su­bli­nhou o can­di­dato, lem­brando que a «gestão PSD e seus ali­ados» deixou «dí­vidas e mais dí­vidas» para as ge­ra­ções fu­turas, que hi­po­tecam todas as re­ceitas de te­sou­raria da Câ­mara até 2040. Re­feria-se, por exemplo, à pri­va­ti­zação da água mu­ni­cipal, «que se tornou a mais cara do País», à cons­trução e pos­te­rior venda da A. E. Atlân­tico, «com por­ta­gens só para os ricos», à «ne­go­ciata» com a cons­trução das ins­ta­la­ções da Câ­mara de Mafra, à «des­truição» dos ser­viços ca­ma­rá­rios, à re­a­va­li­ação em alta dos imó­veis par­ti­cu­lares (IMI) e à «ne­go­ciata» com o en­cer­ra­mento de es­colas e a sua con­se­quente pri­va­ti­zação.

As crí­ticas es­ten­deram-se, de igual forma, ao Parque Des­por­tivo Mu­ni­cipal, que «não está ao ser­viço da to­ta­li­dade da co­mu­ni­dade des­por­tiva mu­ni­cipal», ao ne­gócio da Trato Lixo, que «está a custar mi­lhões», à pri­va­ti­zação do Ma­ta­douro Mu­ni­cipal e à cri­ação de uma dita «fun­dação» no Pa­lácio Marquês Ponte Lima.

Gerir com com­pe­tência

Na sua in­ter­venção, Ro­gério Costa deu ainda a co­nhecer que a CDU está a «cons­truir uma forte equipa de tra­balho», para «gerir, com com­pe­tência, o mu­ni­cípio e as fre­gue­sias».

«Uma equipa que alia a ex­pe­ri­ência po­lí­tica e au­tár­quica à energia de novos au­tarcas, dis­po­ní­veis para pôr a sua com­pe­tência, cri­a­ti­vi­dade e mo­ti­vação ao ser­viço das po­pu­la­ções do con­celho de Mafra», des­creveu, de­fen­dendo um «pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento que seja atrac­tivo para as em­presas, para a ac­ti­vi­dade eco­nó­mica e para a cri­ação de em­prego», «va­lo­rize as ac­ti­vi­dades pro­du­tivas do con­celho», re­ac­tive o co­mércio tra­di­ci­onal, no­me­a­da­mente a feira mensal, dê atenção à si­tu­ação dos cen­tros ur­banos, va­lo­rize a cul­tura em todas as suas ver­tentes e pro­mova o des­porto, com a uti­li­zação das ins­ta­la­ções do Parque Mu­ni­cipal por toda a po­pu­lação, no­me­a­da­mente pelo Clube Des­por­tivo de Mafra.

A CDU pro­mete ainda pro­mover a or­ga­ni­zação das Olim­píadas Es­co­lares, dis­cutir com a co­mu­ni­dade edu­ca­tiva as pri­o­ri­dades do en­sino, e res­peitar os di­reitos de quem tra­balha, dos re­for­mados e das po­pu­la­ções em geral. «Tudo fa­remos para de­fender esses di­reitos junto do Go­verno ou de quais­quer ou­tras ins­ti­tui­ções», acres­centou Ro­gério Costa.

O can­di­dato quer ainda ver cla­ri­fi­cado «qual é a si­tu­ação fi­nan­ceira ac­tual», uma vez que «é vi­sível que o mu­ni­cípio está hoje em vias de fa­lência». «É le­gí­timo sus­peitar que os pro­blemas serão muito mais graves do que é di­vul­gado. Será cer­ta­mente ne­ces­sário fazer o sa­ne­a­mento fi­nan­ceiro da Câ­mara, que per­mita sair do “pan­tano” em que está afun­dada», sa­li­entou, fri­sando que a CDU não dei­xará de res­pon­sa­bi­lizar «quem tiver res­pon­sa­bi­li­dades na si­tu­ação criada – sejam elas ad­mi­nis­tra­tivas, po­lí­ticas ou cri­mi­nais – e de in­formar a po­pu­lação desse facto».


«Somos di­fe­rentes»

Edu­ardo Li­bânio, pro­meteu, de igual forma, «tra­balho» e «em­penho», sendo a voz na As­sem­bleia Mu­ni­cipal que sa­berá «elo­giar e dizer bem quando assim deve ser» e «cri­ticar, sempre de forma cons­tru­tiva e apre­sentar pro­postas al­ter­na­tivas, quando assim for ne­ces­sário, sempre em de­fesa do nosso con­celho». «Digo-vos ainda que todos os por­tu­gueses são di­fe­rentes, e os po­lí­ticos e os par­tidos também o são. Não somos todos iguais, não es­tamos todos no mesmo saco. Somos di­fe­rentes, es­tamos cá para servir as po­pu­la­ções e não para nos ser­virmos das po­pu­la­ções. Es­tamos para servir a po­lí­tica e não para nos ser­virmos da po­lí­tica», afirmou, ter­mi­nando e in­ter­venção com a pa­lavra de ordem «O povo unido ja­mais será ven­cido».



Mais artigos de: Nacional

Mais CDU em Setúbal

Je­ró­nimo de Sousa par­ti­cipou, an­te­ontem, na apre­sen­tação dos ca­beças de lista da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Se­túbal, res­pec­ti­va­mente Maria das Dores Meira e Palma Ro­dri­gues.

Soluções para o Barreiro

Carlos Hum­berto de Car­valho e Fre­de­rico Pe­reira, ca­beças de lista à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal do Bar­reiro, acom­pa­nhados de Álvaro Gaspar, man­da­tário con­ce­lhio, con­tac­taram no sá­bado com a po­pu­lação e dis­tri­buíram uma Carta de Apre­sen­tação da Can­di­da­tura da CDU.

Mudança em Alcântara

An­tónio Ca­ri­chas é o ca­beça de lista da CDU à pre­si­dência da Junta de Fre­guesia de Al­cân­tara, Lisboa. No dia 12 foi ainda apre­sen­tado Fer­nando Cor­reia, jor­na­lista de des­porto da TVI e da Rádio Amália, como man­da­tário da can­di­da­tura.

Entusiasmo em Aljustrel

A apresentação dos cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Aljustrel, respectivamente, Manuel Camacho e José Godinho, ocorreu no dia 12 de Maio. Esta iniciativa contou com cerca de 400 pessoas, numa jornada onde imperou o entusiasmo e o...

Projecto ambicioso para Vendas Novas

No dia 15 de Maio foram apresentados os primeiros candidatos da CDU para a Câmara e Assembleia Municipal de Vendas Novas, respectivamente José Rodrigues Figueira e José Filipe Barradas. José Afonso Alvito é o mandatário concelhio. Na sessão pública, que decorreu...

CDU defende valorização

Uma delegação da candidatura da CDU, integradando Carlos Almeida e Carla Cruz, cabeças de lista à Câmara e Assembleia Municipal de Braga, visitou, na passada semana, o Convento de S. Francisco, em Real. Acompanhada pelo vereador da tutela, Hugo Pires, e pelo arqueólogo...

Moradores enganados

Pedro Carvalho, vereador e candidato da CDU à presidência da Câmara do Porto, acompanhado por outros activistas, visitou, no dia 12, o Bairro de S. Tomé, na Freguesia de Paranhos, gerido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU). Esta visita foi...

Situação dramática em Gaia

Acompanhados pelos eleitos municipais e candidatos da CDU à Câmara e Assembleia Municipal de Vila Nova de Gaia, Jorge Sarabando e Paula Baptista, respectivamente, Honório Novo e Jorge Machado, deputados do PCP na Assembleia da República, visitaram, na passada...

Vencer em Loures

Organizado pela Comissão de Freguesia de Santa Iria de Azóia, no dia 8 de Maio, realizou-se o 8.º Jantar das Mulheres de Abril, que contou com a presença de Luís Mariano, presidente da Junta de Freguesia, e de Bernardino Soares, líder parlamentar do...

Bolseiros em luta

Ontem, na Praça Dom Dinis, em Coimbra, teve lugar uma iniciativa de protesto contra as medidas desenvolvidas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) e pelo Ministério da Educação e Ciência (MEC) relativamente aos bolseiros de investigação...

Fórum no Seixal

No dia 1 de Junho, pelas 15 horas, realiza-se no Auditório dos Serviços Centrais da Câmara do Seixal o Fórum «Região de Setúbal: pelo desenvolvimento, pela solidariedade, pela Paz», promovido em parceria pela Associação de Municípios da...