Síria convida ONU a discutir armas

O governo sírio convidou, esta segunda-feira, dois altos funcionários das Nações Unidas a visitar Damasco para discutirem o uso de armas químicas no país por parte dos grupos mercenários. No mesmo dia, as autoridades de Damasco anunciaram a descoberta de 281 barris com perigosos materiais químicos que estavam em poder das forças antigovernamentais.

De acordo com a Prensa Latina, ambas as informações foram dadas na sede da ONU, em Nova Iorque, pelo representante permanente da Síria, Bashar Jaafari.
Os convites foram dirigidos a Angela Kane, alta representante para os assuntos de desarmamento, e Ake Sellstrom, responsável pelo grupo de peritos criado pelo secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, para investigar a utilização de armas químicas no conflito sírio, como prova da boa vontade do governo em esclarecer esta questão.

Bashar Jaafari confirmou que as autoridades descobriram um arsenal de substâncias químicas na cidade de Baniyas, na costa do Mediterrâneo, com capacidade para arrasar toda a cidade.



Mais artigos de: Internacional

Atentado à vida e ao direito

A Bolívia acusa os EUA de estarem por trás do bloqueio imposto por Portugal, Espanha, França e Itália ao avião do presidente Evo Morales.

 

Reformar o Estado

As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo advogam o estabelecimento de um quarto poder com capacidade de decisão legislativa e de fiscalização política do Estado.

 

«Declaração constitucional» em vigor no Egipto

O presidente interino do Egipto, Adli Mansur, apresentou esta segunda-feira, 8, uma «declaração constitucional» que deverá reger o período de transição, com duração estimada entre seis meses e um ano. A declaração, com 33 artigos e que...

Obama em África:<br>uma visita falhada

A crescente concorrência económica em África entre os Estados Unidos e a China esteve no centro da recente visita de Barack Obama a três países do continente. A viagem ficou marcada também pelo eclodir do escândalo de espionagem denunciado pelo...