Alcácer do Sal

«Contem com a nossa força»

Image 13753

Vítor Pro­ença, 56 anos, gestor na área da co­mu­ni­cação, é o ca­beça de lista da CDU à Câ­mara de Al­cácer do Sal, e An­tónio Ba­loma o pri­meiro nome para a As­sem­bleia Mu­ni­cipal. José Ca­si­miro Cobra é o man­da­tário da can­di­da­tura da CDU no con­celho.

«Con­sigo, com todos, pre­ten­demos mudar para me­lhor o rumo desta terra mi­lenar. Que­remos que Al­cácer do Sal volte a ser um mu­ni­cípio com vida, em que as pes­soas te­nham or­gulho nesta terra tão rica de re­cursos. Que­remos que Al­cácer do Sal seja pro­mo­vida, seja res­pei­tada e se trans­forme num mu­ni­cípio con­vi­da­tivo, cri­ador de opor­tu­ni­dades para todos, de­sig­na­da­mente para os jo­vens. Que­remos que Al­cácer do Sal atraia in­ves­ti­mentos, afir­mando-se no País e na Eu­ropa», re­fere, numa carta aos mu­ní­cipes, o can­di­dato que, nos úl­timos 12 anos, exerceu as fun­ções de pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de San­tiago do Cacém.

«Essas e ou­tras fun­ções de ele­vada res­pon­sa­bi­li­dade deram-me um pro­fundo co­nhe­ci­mento do Li­toral Alen­te­jano, com uma acu­mu­lada e rica ex­pe­ri­ência das ins­ti­tui­ções, dos dos­siês co­mu­ni­tá­rios, do com­plexo quadro po­lí­tico e legal que se exige a um pre­si­dente de Câ­mara», sa­li­enta Vítor Pro­ença, fri­sando: «Contem com a nossa força para estar na pri­meira linha a lutar por tudo o que traga ser­viços pú­blicos e mais-va­lias para o con­celho».

Image 13752


Novo rumo para o mu­ni­cípio


 No al­moço de apre­sen­tação dos can­di­datos da CDU aos ór­gãos au­tár­quicos do con­celho de Al­cácer do Sal, que se re­a­lizou no dia 16 de Junho, Vítor Pro­ença deu conta da «evi­dente fa­lência de gestão do PS em Al­cácer do Sal», que se traduz «numa cres­cente onda de con­tes­tação à ac­tual mai­oria eleita».

«À es­ta­fada e mo­ri­bunda gestão PS que nos úl­timos anos con­duziu este mu­ni­cípio ao imo­bi­lismo, res­pon­de­remos com uma nova ati­tude pe­rante as pes­soas. Res­pon­de­remos com um pro­jecto novo para dar vida a Al­cácer do Sal», afirmou, anun­ci­ando os «quatro pi­lares de um novo rumo para o mu­ni­cípio»: «Al­cácer do Sal com uma nova di­mensão tu­rís­tica e um des­tino de ex­ce­lência», «uma nova ati­tude sobre a eco­nomia e as opor­tu­ni­dades de em­prego», «um mu­ni­cípio que as­suma uma nova via no quo­ti­diano das pes­soas» e «um mu­ni­cípio com uma nova ati­tude e um outro re­la­ci­o­na­mento».


Ex­certo da carta aos tra­ba­lha­dores da Câ­mara e da EM­SUAS

De­fender os postos de tra­balho

 

«Somos uma can­di­da­tura que aposta forte na qua­li­dade de tudo o que faz e que ac­tuará com pla­ne­a­mento e mo­ni­to­ri­zação, para ser útil e fun­ci­onal para os ci­da­dãos. Como sa­bemos, a go­ver­nação na­ci­onal tem agra­vado su­ces­si­va­mente as con­di­ções la­bo­rais dos fun­ci­o­ná­rios pú­blicos e em par­ti­cular a vida dos tra­ba­lha­dores das au­tar­quias. Por isso, ga­ranto que tudo fa­remos para go­vernar de­fen­dendo os postos de tra­balho e os di­reitos le­gais, hoje re­du­zidos e ame­a­çados.

 

«De­fendo que é in­dis­pen­sável as­sumir uma go­ver­nação local que, entre ou­tras prá­ticas, de­sen­volva:

- A de­fesa in­tran­si­gente de todos os postos de tra­balho agora ame­a­çados;

- In­cen­tivos à cri­ação da com­po­nente as­so­ci­a­tiva dos Ser­viços So­ciais, com apoios con­cretos que be­ne­fi­ciem os tra­ba­lha­dores;

- Uma nova ati­tude pe­rante os tra­ba­lha­dores, con­tando com todos e com­ba­tendo medos e ex­clu­sões».




Mais artigos de: Em Foco

Trabalhar com as pessoas

 

Image 13742

As po­lí­ticas se­guidas pelos su­ces­sivos go­vernos há muito que estão a pro­vocar o agra­va­mento da de­ser­ti­fi­cação do in­te­rior, a ruína da eco­nomia e o au­mento do de­sem­prego, que atinge par­ti­cu­lar­mente a ju­ven­tude. No Alen­tejo, há muitos anos que se sente estes pro­blemas de forma agra­vada.

No en­tanto, há quem tra­balhe e lute para mi­ni­mizar e in­verter os im­pactos desta po­lí­tica de­vas­ta­dora, in­ves­tindo nas pes­soas, va­lo­ri­zando o es­paço pú­blico, atraindo em­presas, para criar mais postos de tra­balho. Áreas de in­ter­venção que não estão des­li­gadas de ou­tras, como o or­de­na­mento e gestão do ter­ri­tório, as po­lí­ticas de acção so­cial, saúde, ha­bi­tação, edu­cação, des­porto e cul­tura.

Fomos co­nhecer me­lhor esta re­a­li­dade, re­flec­tida nos con­ce­lhos de Moura, Serpa e San­tiago do Cacém, assim como em ou­tros onde a gestão das au­tar­quias é de mai­oria CDU. Ao Avante!, San­tiago Ma­cias, Tomé Pires e Álvaro Bei­jinha, ca­beças de lista às suas res­pec­tivas au­tar­quias, fa­laram-nos do ataque de que as au­tar­quias têm sido alvo, com a re­dução de fre­gue­sias, a al­te­ração da Lei das Fi­nanças Lo­cais, a des­truição de em­prego pú­blico, o roubo do di­reito à saúde, à mo­bi­li­dade e à edu­cação. Tudo im­po­si­ções da troika es­tran­geira, com a as­si­na­tura da na­ci­onal (PS, PSD e CDS). Aos seus mu­ní­cipes, dei­xaram ainda uma cer­teza: vão con­ti­nuar a de­fender os di­reitos e in­te­resses da po­pu­lação.

O nosso jornal falou ainda com João Rocha, pri­meiro da lista da CDU à Câ­mara de Beja, que pro­mete «afirmar» o con­celho na re­gião e no País.

Daí a im­por­tância destas elei­ções. Mais CDU sig­ni­fi­cará mais ca­pa­ci­dade de re­so­lução dos pro­blemas lo­cais e mais força aos que lutam por uma po­lí­tica al­ter­na­tiva, pa­trió­tica e de es­querda, que abra ca­minho a uma vida digna e a um fu­turo com se­gu­rança.


«Sempre mais, sempre para melhor»

Em San­tiago do Cacém, Álvaro Bei­jinha é o ca­beça de lista da CDU à Câ­mara Mu­ni­cipal. A sua can­di­da­tura é o cul­minar do tra­balho que tem vindo a exercer ao longo dos úl­timos oito anos en­quanto ve­re­ador, e que lhe per­mitiu ad­quirir a ex­pe­ri­ência e o co­nhe­ci­mento pro­fundo do Poder Local, do con­celho e da re­gião. «As­sumi, com grande sen­tido de res­pon­sa­bi­li­dade, o de­safio que me foi lan­çado, tendo em conta o le­gado que a CDU tem tido neste con­celho. Vamos con­ti­nuar a me­recer a con­fi­ança do povo, que, in­fe­liz­mente, fruto das po­lí­ticas na­ci­o­nais, vive com grandes di­fi­cul­dades», disse, ao Avante!, o can­di­dato, sa­li­en­tando: «Temos ca­pa­ci­dade para fazer o me­lhor para a po­pu­lação de San­tiago do Cacém».

CDU é fundamental em Moura

«Es­pero que o con­celho ganhe, so­bre­tudo, em ca­pa­ci­dade atrac­tiva e que tenha mais po­pu­lação, o que já será uma grande vi­tória», afirmou, em con­versa com o Avante!, San­tiago Ma­cias, mi­li­tante do PCP, ac­tual ve­re­ador e ca­beça de lista à Câ­mara Mu­ni­cipal de Moura. O can­di­dato, com 49 anos, é in­ves­ti­gador da Uni­ver­si­dade de Coimbra e membro da di­recção do Campo Ar­que­o­ló­gico de Mér­tola, pro­jecto ao qual está li­gado desde 1993. É, desde 2003, res­pon­sável pelas es­ca­va­ções ar­que­o­ló­gicas no Cas­telo de Moura.

Na apre­sen­tação da sua can­di­da­tura, assim como de José Pós-de-Mina, ac­tual pre­si­dente da au­tar­quia, à As­sem­bleia Mu­ni­cipal, a CDU con­si­derou que «estão cri­adas con­di­ções para o pros­se­gui­mento e a me­lhoria da obra re­a­li­zada no con­celho de Moura».

Trabalhar para criar mais emprego

Serpa situa-se no Baixo Alen­tejo, no dis­trito de Beja, na margem es­querda do Rio Gua­diana, ocu­pando uma área de 1106,5 km2, dis­tri­buída ainda por sete fre­gue­sias: Brin­ches, Pias, S. Sal­vador, Santa Maria, Vale de Vargo, Vila Nova de S. Bento e Vila Verde de Fi­calho.

Dentro das mu­ra­lhas, no centro his­tó­rico, en­con­trámos uma ci­dade linda, onde o pre­sente se con­funde com o pas­sado, olhando, bem de perto, para o fu­turo. Até lá chegar o ce­nário é bem di­fe­rente, mas não menos en­can­tador, com ex­tensas pla­ní­cies, a perder de vista.

Che­gando à Praça da Re­pú­blica, o «co­ração» da ci­dade, fomos en­con­trar Tomé Pires, 36 anos, en­ge­nheiro téc­nico civil, ac­tual pre­si­dente da Câ­mara de Serpa, que, em 2012, subs­ti­tuiu João Rocha. Em con­versa com o Avante!, o também pri­meiro can­di­dato da CDU àquela au­tar­quia falou-nos do pro­jecto po­lí­tico que, desde 1976, trans­formou os des­tinos da­quele con­celho, co­lo­cando-o num pa­tamar ele­vado de qua­li­dade de vida.

Afirmar Beja

João Rocha, ca­beça de lista à Câ­mara Mu­ni­cipal de Beja, afirmou ao Avante! que a CDU quer ga­nhar as elei­ções au­tár­quicas de 29 de Se­tembro para «afirmar Beja» na re­gião e no País. Este é um pro­jecto, su­bli­nhou o can­di­dato, para de­sen­volver com as pes­soas e para as pes­soas, tra­ba­lhando com todos, in­de­pen­dente do seu qua­drante po­lí­tico.

Revitalizar Grândola

António de Jesus Figueira Mendes, empregado de escritório, encabeça a lista da CDU à Câmara Municipal de Grândola, juntamente com Elsa Maria Silva, António Palhas, Susana Espada, Carina Batista, Fernando Manuel dos Santos Sardinha e Ruben Mateus...

Continuar o projecto da Vidigueira

No dia 29 de Junho foi apresentada, em Vilar de Frades, a candidatura da CDU à Câmara Municipal da Vidigueira, com Manuel Narra, actual presidente da autarquia, a candidatar-se a um terceiro mandato na presidência daquele órgão. A economia e a área...

Na rota do progresso em Castro Verde

No dia 19, na Praça da República, foram apresentados os candidatos da CDU aos órgãos autárquicos do concelho, com mais de duas centenas de pessoas a assistir à cerimónia. A Coligação recandidata Francisco Duarte, arquitecto de 63...

Valorizar o Alvito

António João Valério, professor de história e actual presidente da Junta de Freguesia de Alvito, foi apresentado, no dia 14 de Junho, como o candidato da CDU à presidência da Câmara Municipal do Alvito, no distrito de Beja. No discurso de...

Seriedade e competência em Barrancos

António Tereno é o cabeça de lista à Câmara Municipal de Barrancos, enquanto que Emílio Carvalho Domingues se candidata à Assembleia Municipal, e André Elvira Carvalho à Junta de Freguesia (a única daquele concelho). De...