Novo escândalo de espionagem nos EUA

Novo es­cân­dalo de es­pi­o­nagem nos EUA   A DEA, ini­ciais da Agência Na­ci­onal An­ti­drogas, surge como mais uma das teias da rede da es­pi­o­nagem do­més­tica nos EUA. De­pois do es­cân­dalo de­nun­ciado por Edward Snowden e do pro­cesso de es­pi­o­nagem in­terna e ex­terna dos EUA, para ins­ti­tui­ções pú­blicas e pri­vadas de ou­tros Es­tados, surge agora a no­tícia de que DEA par­tilha in­for­mação pri­vada de ci­da­dãos com ou­tros or­ga­nismos de es­pi­o­nagem, numa ope­ração que con­tinua ativa e que foi man­tida em se­gredo du­rante anos. A no­tícia é avan­çada pela Prensa La­tina (PL) que re­vela que os pro­ce­di­mentos e re­sul­tados de in­ter­ce­ções te­le­fó­nicas, in­ter­fe­rência de co­mu­ni­ca­ções di­gi­tais e gra­va­ções de vídeo ou áudio são ana­li­sados também por ins­ti­tui­ções norte-ame­ri­canas como o FBI, a CIA e a Agência de Se­gu­rança Na­ci­onal (NSA). A Di­visão de Ope­ra­ções Es­pe­ciais (SOD), adi­anta a PL, é o or­ga­nismo en­car­re­gado desta inter-re­lação com ou­tras ins­ti­tui­ções de se­gu­rança dos EUA. Ao todo, o banco de dados da DEA, de­no­mi­nado DICE, tem cerca de mil mi­lhões de in­for­ma­ções se­cretas de ci­da­dãos norte-ame­ri­canos que podem ser con­sul­tados por 10 mil es­pe­ci­a­listas fe­de­rais das di­versas agên­cias, como o Ser­viço de Rendas In­ternas, De­par­ta­mento de Se­gu­rança In­te­rior, além do FBI, CIA e NSA.


Mais artigos de: Internacional

Comunistas permanecem ilegais

A di­reita que afastou o pre­si­dente Fer­nando Lugo, re­va­lida uma lei do di­tador Stro­es­sener que ile­ga­lizou o Par­tido Co­mu­nista Pa­ra­guaio.

Crispação reduzida no Egipto

O es­forço para di­mi­nuir ten­sões no Egipto es­teve na origem de um en­contro que de­correu do­mingo, 5 no Cairo, entre uma de­le­gação de par­tidos is­lâ­micos li­de­rada pelo pre­gador sa­la­fista Mohamed Hassan e o mi­nistro da De­fesa egípcio, o ge­neral Abdel Fattah El-Sisi.

Império contesta vitória de Mugabe

Os Estados Unidos, a Grã-Bretanha e a União Europeia não aceitam a vitória esmagadora de Robert Mugabe nas eleições no Zimbábue e ameaçam continuar a criar dificuldades àquele país africano. No poder desde 1980, Mugabe e a ZANU-PF derrotaram nas...

Brigada europeia reitera solidariedade

Oriundos de 16 países do velho continente, entre os quais Portugal, 121 europeus estiveram em Cuba integrados no 43.º contingente «José Martí» de solidariedade para com a revolução e o povo cubanos. De 1 a 19 de Julho, os brigadistas participaram em debates,...