Promiscuidade

Mais im­por­tante do que saber quem mente no caso do en­vol­vi­mento de mem­bros do Go­verno nos ne­gó­cios dos swap é a pró­pria na­tu­reza do pro­blema, re­ve­la­dora da pro­mis­cui­dade exis­tente entre o poder po­lí­tico e o poder eco­nó­mico. Foi desta forma que Jorge Cor­deiro, da Co­missão Po­lí­tica e do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do Par­tido, re­agiu ontem de manhã ao pe­dido de de­missão do se­cre­tário de Es­tado do Te­souro Jo­a­quim Pais Jorge. Para o PCP, mais do que a de­missão de um ou outro membro do Go­verno, even­tu­al­mente en­vol­vidos nestes ne­gó­cios, o que im­porta é que o Go­verno aban­done fun­ções, pois há muito que não tem quais­quer con­di­ções para con­ti­nuar a di­rigir o País.

Na vés­pera, igual­mente em de­cla­ra­ções aos jor­na­listas, o mesmo di­ri­gente do PCP tinha re­al­çado que as even­tuais men­tiras «são ques­tões ab­so­lu­ta­mente mar­gi­nais quando com­pa­radas com o fundo da questão, ou seja, o pre­juízo do in­te­resse pú­blico e a cri­ação de con­di­ções para sa­tis­fazer grupos fi­nan­ceiros». O que foi feito no caso dos swaps (como nou­tros) foi «as­se­gurar que cen­tenas de mi­lhões de euros saem dos bolsos dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês para en­ti­dades fi­nan­ceiras na­ci­o­nais ou in­ter­na­ci­o­nais» como o Ci­ti­group, o Golden Sachs ou o San­tander. Os go­ver­nantes even­tu­al­mente en­vol­vidos nestes pro­cessos agem «de­ter­mi­nados pelos in­te­resses que servem».

Assim, re­alçou Jorge Cor­deiro, não se está pe­rante quais­quer «fa­lhas de ca­ráter, erros de per­curso ou va­lo­ri­zação sobre pro­ce­di­mentos éticos», su­bli­nhando em se­guida a «di­mensão po­lí­tica e fi­nan­ceira que está as­so­ciada a um per­curso de in­ter­venção po­lí­tica de su­ces­sivos go­vernos que, no fun­da­mental, nesta fusão do poder po­li­tico e eco­nó­mico e de pro­mis­cui­dade dos in­te­resse po­lí­ticos e eco­nó­micos, as­se­guram a trans­fe­rência de re­cursos pú­blicos para os bolsos do ca­pital fi­nan­ceiro».




Mais artigos de: PCP

Dia 10 de Novembro, no Campo Pequeno

O cen­te­nário de Álvaro Cu­nhal, re­al­çando a sua vida, pen­sa­mento e luta como exemplo que se pro­jecta na ac­tu­a­li­dade e no fu­turo, está a ser mar­cado por um im­pres­si­o­nante con­junto de ini­ci­a­tivas de forte im­pacto, grande di­mensão e larga am­pli­tude.

Álvaro Cunhal e a Revolução de Abril

A Revolução de Abril deve muito a Álvaro Cunhal. Sempre no quadro do trabalho colectivo do seu partido de sempre, ele foi, sem sombra de dúvida, o mais destacado obreiro do derrube da ditadura, o mais querido dirigente do movimento operário e popular, o mais...

Unidade e convergência

O PCP re­a­lizou, nos úl­timos dias, um vasto con­junto de reu­niões e en­con­tros com di­versas or­ga­ni­za­ções so­ciais para ava­liar a si­tu­ação do País e tri­lhar ca­mi­nhos al­ter­na­tivos.

Deputados do PCP prestam contas

No balanço da actividade dos deputados do Grupo Parlamentar do PCP eleitos pelo distrito de Setúbal na segunda sessão legislativa da XII Legislatura, divulgado no final de Julho, afirma-se que a acção destes deputados se pautou por «uma intervenção activa na defesa...

Jornadas de trabalho

No último fim-de-semana foram muitos os militantes e simpatizantes do PCP que rumaram à Quinta da Atalaia para ajudar a construir a Festa do Avante!. Com diferentes experiências, idades e origens, os construtores da Festa do Avante! deram o melhor de si para erguer e pintar...

Alteração de endereço electrónico

A redacção do Avante! tem um novo endereço de correio electrónico – avante@avante.pt – que substitui o avante@mail.telepac.pt, que deixa de estar activo. Mantém-se em utilização o endereço avante@pcp.pt.