Soluções para o futuro
Os 71 candidatos que compõem as listas da CDU à Câmara e Assembleia Municipal do Barreiro foram apresentados na sexta-feira. Para Álvaro Gaspar, mandatário da coligação, aquela «modesta mas significativa jornada de luta» foi «mais um passo na rota de vitória das próximas eleições autárquicas».
É preciso atrair jovens e pessoas qualificadas para o concelho
O momento, que teve lugar na Avenida Bento Gonçalves, contou com a intervenção, entre outros, de Frederico Pereira, cabeça de lista à Assembleia Municipal. «Este é um projecto que já deu provas no passado recente e que, por isso, tem merecido o apoio da população do Barreiro», afirmou o candidato, que prometeu, em nome da CDU, «encontrar as respostas necessárias», cumprindo a «exaltante tarefa de contribuir para o bem colectivo, para melhorar a qualidade geral de vida das populações». «Com competência, determinação e luta, consigo, convosco, juntos construiremos um Barreiro cada vez melhor», salientou.
Construir o concelho
Por seu lado, Carlos Humberto de Carvalho, primeiro da lista à Câmara Municipal, a pensar nos próximos quatro anos, assumiu serem relevantes «as questões da mobilidade, dos transportes, dos serviços públicos, da cultura, do desporto, da área social, da intervenção cívica, da participação, da democracia» e «criar condições para que as pessoas possam, também elas, construir a sua própria vivência».
«Temos que criar condições permanentes para que a população do Barreiro, desde os mais idosos aos mais jovens, tenham formas de participar e de construir o concelho que querem», salientou o cabeça de lista, focando, na sua intervenção, a mobilidade sub-regional, ao nível de novas acessibilidades ao concelho do Seixal, à Ponte Vasco da Gama, a Lisboa, no âmbito do transporte ferroviário e do transporte fluvial. «Precisamos de dar mais atenção, se possível, aos nossos Transportes Colectivos do Barreiro, que têm criado mais dinâmica, mais vivência e novas valências», acrescentou.
A atenção dos eleitos da CDU deve estar, igualmente, virada para o envelhecimento da população do Barreiro, na perspectiva de Carlos Humberto de Carvalho. «Temos consciência de que isso não depende essencialmente de nós, mas sim de um conjunto de medidas, de propostas, numa visão global, assente numa estratégia de rejuvenescimento; precisamos de atrair jovens e pessoas qualificadas para o concelho, ainda que todos sejam bem-vindos e todos façam falta, pois é com todo o povo que queremos construir um Barreiro mais desenvolvido e com melhores condições de vida», sublinhou o candidato.