PS dá «cambalhota política» em Guimarães

CDU defende mobilidade

Para a CDU, em Gui­ma­rães é «pre­ciso» e «ur­gente» re­de­finir a po­lí­tica mu­ni­cipal sobre o ser­viço pú­blico de trans­portes ur­banos, tal como de­fende há anos.

Servir a mo­bi­li­dade dos mu­ní­cipes, es­ba­tendo dis­tân­cias

«São vá­rias as ra­zões para assim ser», re­fere, em nota de im­prensa, a Co­li­gação, lem­brando que «nem os ho­rá­rios, nem os per­cursos, nem as li­nhas estão de­fi­nidos para fa­ci­litar e es­ti­mular o uso do trans­porte pú­blico, em­pur­rando quem tra­balha, quem es­tuda e quem se di­verte para o trans­porte in­di­vi­dual, o que tem por con­sequência o de­sin­te­resse, a de­sis­tência, o alhe­a­mento por parte de mi­lhares e mi­lhares de ci­da­dãos re­la­ti­va­mente ao que a sede do con­celho ofe­rece».

No do­cu­mento, di­vul­gado no dia 21 de Agosto, a CDU dá conta de que «mesmo nos per­cursos curtos», como, por exemplo, entre a ci­dade e Crei­xomil, «há um claro des­fa­sa­mento entre o que devia ser um caso de trans­portes pú­blicos de pas­sa­geiros ao ser­viço das po­pu­la­ções» e «um ser­viço pú­blico ge­rido pela ló­gica me­ra­mente ca­pi­ta­lista do lucro má­ximo e do custo mí­nimo».

«Um ser­viço pú­blico de trans­portes digno desse nome tem de servir a mo­bi­li­dade dos mu­ní­cipes, es­ba­tendo dis­tân­cias entre o centro e a pe­ri­feria, apro­xi­mando as po­pu­la­ções, ven­cendo dis­tân­cias para que todos se sintam com opor­tu­ni­dades iguais de acesso a bens, ser­viços e equi­pa­mentos, que, por ra­ci­o­na­li­dade eco­nó­mica, estão con­cen­trados no centro ge­o­grá­fico que é a sede do con­celho», acusa a Co­li­gação.

Pro­messa elei­toral

O ano de 2012, em que Gui­ma­rães foi Ca­pital Eu­ro­peia da Cul­tura, é exemplo do que se de­nuncia, quando muitos vi­ma­ra­nenses fi­caram à margem do que lhes foi pro­por­ci­o­nado, e con­ti­nu­arão a ficar nessa si­tu­ação se a Câ­mara Mu­ni­cipal per­sistir no erro eco­nó­mico de con­ceder a pri­vados o que nunca devia ter dei­xado de estar sob a sua res­pon­sa­bi­li­dade di­recta.

«A fresca con­versão do PS a um ver­da­deiro ser­viço pú­blico de trans­portes, ge­rido pela au­tar­quia, é um passo no sen­tido certo se for mais do que pro­messa elei­toral, ra­pi­da­mente es­que­cida de­pois das elei­ções», ad­verte a CDU, que alerta para a ne­ces­si­dade de a Câ­mara «de­nun­ciar atem­pa­da­mente o con­trato de con­cessão dos TUG a pri­vados».

«O PS, na com­pa­nhia do PSD e do CDS, uniram votos ne­ga­tivos in­vi­a­bi­li­zando o que agora, muitos anos de­pois, quando já não é pos­sível es­conder o fra­casso e os efeitos per­ni­ci­osos da gestão pri­vada na mo­bi­li­dade dos ci­da­dãos e na co­esão ter­ri­to­rial, dá uma cam­ba­lhota po­lí­tica, con­fir­mando in­vo­lun­ta­ri­a­mente que também nesta ma­téria a razão es­tava e está do lado da CDU», acres­centa a Co­li­gação.


Gestão par­ti­ci­pa­tiva

A CDU re­clama, de igual forma, uma po­lí­tica trans­pa­rente de atri­buição de sub­sí­dios às as­so­ci­a­ções, co­lec­ti­vi­dades e clubes do con­celho. Tal será pos­sível através de de­le­gação de com­pe­tên­cias da Câ­mara Mu­ni­cipal para as fre­gue­sias, fi­xadas em con­tratos-pro­grama es­pe­cí­ficos.

«Numa ló­gica de des­cen­tra­li­zação de com­pe­tên­cias e de­le­ga­ções de po­deres e na con­vicção de que quem está mais perto das po­pu­la­ções e dos pro­blemas reúne me­lhores con­di­ções para bem os re­solver, a CDU en­tende que a atri­buição de sub­sí­dios tem de ser feita de modo trans­pa­rente através de do­cu­mento pú­blico que vin­cule e en­volva todas as partes».




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