Polícia evacua TV pública grega

Image 14487

De­pois de quase cinco meses de ocu­pação dos edi­fí­cios cen­trais da rede pú­blica de ra­di­o­te­le­visão da Grécia (ERT), a po­lícia de choque in­vadiu as ins­ta­la­ções, na ma­dru­gada de dia 7, for­çando os tra­ba­lha­dores em luta a aban­doná-las.

A acção foi qua­li­fi­cada pelo pre­si­dente da es­tru­tura sin­dical da em­presa, Pa­nai­otis Kal­fai­anis, como «ilegal» e pró­pria de um «Go­verno fas­cista».

Apesar de des­pe­jados, os tra­ba­lha­dores anun­ci­aram que con­ti­nu­arão a re­sistir ao en­cer­ra­mento da TV pú­blica e man­ti­veram as emis­sões através da In­ternet.

Todos os par­tidos da opo­sição cri­ti­caram a ope­ração, con­si­de­rando-a «ilegal» e «in­cons­ti­tu­ci­onal», e apoi­aram a moção de cen­sura ao go­verno, apre­sen­tada pelo líder do Sy­riza, Alexis Tsi­pras.

Mi­lhares de pes­soas con­cen­traram-se frente à sede da ERT em Atenas, em sinal de so­li­da­ri­e­dade com os tra­ba­lha­dores e de con­de­nação do go­verno.

Re­corde-se que o en­cer­ra­mento da ERT foi or­de­nado por de­creto go­ver­na­mental, em 11 de Junho, sem aus­cul­tação do par­la­mento.

O go­verno de An­tonis Sa­maras man­teve a de­cisão mau grado a imensa vaga de con­tes­tação po­pular e uma de­cisão do Con­selho de Es­tado, a mais alta ju­ris­dição ad­mi­nis­tra­tiva da Grécia, de­ter­mi­nando o rei­nício ime­diato das emis­sões. O con­flito levou à saída do par­tido Dimar da co­li­gação go­ver­na­mental.

Desde então, cen­tenas de tra­ba­lha­dores da em­presa, que con­tava com 2600 efec­tivos, man­ti­veram no ar um pro­grama de in­for­mação, re­trans­mi­tido por ou­tras es­ta­ções, no­me­a­da­mente pela 902 TV, te­le­visão local do Par­tido Co­mu­nista da Grécia, que desde a pri­meira hora di­fundiu as emis­sões em di­recto da ERT através das frequên­cias ana­ló­gica e di­gital.



Mais artigos de: Europa

Pôr fim ao pesadelo

Tra­ba­lha­dores dos di­fe­rentes sec­tores re­a­li­zaram, dia 6, na Grécia, a quinta greve geral do ano contra as po­lí­ticas de em­po­bre­ci­mento que têm de­vas­tado a eco­nomia do país.

Greve pelo emprego

Os tra­ba­lha­dores das em­presas con­ces­si­o­ná­rias da re­colha de lixo e ma­nu­tenção de jar­dins de Ma­drid estão em greve por tempo in­de­ter­mi­nado em de­fesa dos postos de tra­balho.

Valência encerra TV

O presidente do governo regional de Valência (Espanha) anunciou, dia 6, o encerramento da rádio e televisão regional (RTVV), após o tribunal ter anulado o despedimento colectivo de mil trabalhadores. Em declarações à imprensa, Alberto Fabra alegou que a...

De Cavaco Silva a Martin Schulz

Lembram-se de Cavaco Silva quando já era e fingia não ser candidato à Presidência da República em 2010? Durante vários meses o actual Presidente da República pavoneou-se por todo o País como candidato que dizia ainda não ser, utilizando para a suposta abnegada...