«Roteiro da Educação» em Odivelas

A CDU de Odivelas iniciou, no dia 20, nas escolas da Quinta de São José e Mário Lacerda, a iniciativa «Roteiro da Educação», com o objectivo de estabelecer uma forma regular de comunicação e proximidade das vereadores comunistas – Maria da Luz Nogueira e Fernanda Mateus – com a comunidade educativa do concelho.

«Este roteiro será consubstanciado pelo acompanhamento da evolução do parque escolar do concelho, designadamente aquele que é da responsabilidade municipal, pelo diálogo com a comunidade educativa, auscultando as suas necessidades e aspirações nos mais variados domínios e pela apresentação de propostas nos órgãos municipais», esclarece, em nota à comunicação social, a CDU.

Degradação evidente

Naquele dia, Maria da Luz Nogueira e Fernanda Mateus (na foto) observaram um «preocupante estado de degradação» das duas escolas pelo que «têm de ser consideradas prioritárias nas intervenções municipais». Na Escola da Quinta de São José as eleitas do PCP constataram existir infiltrações nas salas de aula, entupimentos constantes nas casas de banho, por desadequação das canalizações, um parque infantil sem condições de utilização por parte das crianças e coberturas em fibrocimento em algumas salas de aula, no ginásio e em telheiros.

Na Escola Básica do 1.º Ciclo Mário Madeira, tal como a CDU já tinha denunciado no início do ano lectivo, a situação relativa aos espaços exteriores, com a retirada do monobloco colocado pela Associação de País, «tornou-se insustentável». «Nos dias de chuva, os cerca de 90 alunos que frequentam aquela escola não têm local coberto para brincar», denuncia a CDU, dando ainda conta de «infiltrações em diversos locais e, apesar de alguns melhoramentos efectuados na sala de aulas que serve de refeitório, esta continua a ser completamente desadequada para o serviço de refeições». A cobertura deste equipamento também é de fibrocimento.




Mais artigos de: Nacional

Soluções para o País

No dia 21 de Novembro teve lugar na Aula Magna, em Lisboa, a conferência «Em Defesa da Constituição, da Democracia e do Estado Social». A iniciativa contou com as intervenções de Mário Soares, Marisa Matias, Carlos do Carmo, Helena Roseta, Pacheco Pereira, General Pinto Ramalho e Rúben de Carvalho, do Comité Central do PCP, a qual publicamos na íntegra.

Propostas urgentes

A CDU de Santa Maria da Feira apresentou um conjunto de propostas para a elaboração das Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2014, com vista a concretizar políticas de desenvolvimento social e económico de que o município feirense tanto carece.

Alarga-se o caudal da luta

Para a JCP, a manifestação de estudantes do Ensino Superior, que teve lugar no dia 19, em Lisboa, foi «uma importante tomada de posição» contra o Orçamento do Estado para 2014, o Governo e a sua política.

Pobreza cresce em Portugal

A Associação Portuguesa de Deficientes (APD), numa carta enviada aos deputados à Assembleia da República, considera que o Orçamento do Estado (OE) para 2014 significa para os cidadãos em geral e para as pessoas com deficiência em particular o agravamento das...

Morreu Alcino Soutinho

O arquitecto Alcino Soutinho morreu no passado domingo, 24, com 83 anos. «Foi com grande pesar que o PCP tomou conhecimento do falecimento de Alcino Soutinho, arquitecto criador de grande prestígio nacional e internacional, corajoso lutador antifascista e democrata convicto e consequentemente, que ao lado...

Protesto em Matosinhos

Mais de uma centena de pessoas concentraram-se anteontem em frente à repartição de Finanças de S. Mamede de Infesta, em Matosinhos, em protesto contra o encerramento daqueles serviços. Na acção circulou um abaixo-assinado onde os signatários contestam o...

Utentes exigem respeito

Amanhã, às 10 horas, tem lugar na Sede da Banda de Música um plenário para contestar o encerramento da repartição de Finanças de Penalva do Castelo, o que obrigará os utentes a deslocarem-se a Mangualde para tratar de qualquer assunto. Anteontem realizou-se uma...