A Revolução e o Povo de Odivelas

Foi grande o in­te­resse sus­ci­tado pela mesa-re­donda «A Re­vo­lução do 25 de Abril e o Povo de Odi­velas» que no dia 5 se re­a­lizou no Café-Te­atro do Centro Cul­tural da Ma­la­posta, em Olival Basto, por ini­ci­a­tiva dos ve­re­a­dores da CDU. O de­bate, vivo, contou com cerca de 60 par­ti­ci­pantes e foi ali­men­tado por 21 in­ter­ven­ções, ao longo da tarde, com tes­te­mu­nhos da re­sis­tência an­ti­fas­cista na­quilo que é hoje o con­celho de Odi­velas e que in­ci­diram em as­pectos como: a ur­ba­ni­zação do ter­ri­tório; as duras con­di­ções de vida que os tra­ba­lha­dores e as po­pu­la­ções en­fren­taram no pe­ríodo do fas­cismo; e a im­por­tância do mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo e po­pular e do poder local de­mo­crá­tico após a Re­vo­lução.

Para a CDU, os tes­te­mu­nhos apre­sen­tados na mesa-re­donda e os que foram en­tre­gues por quem não pôde lá estar vêm con­firmar «a ne­ces­si­dade de ir mais longe» no apro­vei­ta­mento das co­me­mo­ra­ções dos 40 anos do 25 de Abril «como opor­tu­ni­dade para es­ti­mular o co­nhe­ci­mento, o in­te­resse e a di­vul­gação do con­tri­buto do povo de Odi­velas» para a re­sis­tência ao fas­cismo.

Neste sen­tido, os ve­re­a­dores da CDU as­sumem o com­pro­misso de levar avante di­versas ini­ci­a­tivas neste do­mínio, das quais des­tacam: a ela­bo­ração de um «Dos­sier da CDU» tendo por base as in­ter­ven­ções ocor­ridas na mesa-re­donda, os tes­te­mu­nhos es­critos de quem não es­teve pre­sente e ou­tros ele­mentos que se julgue re­le­vantes; propor aos ór­gãos mu­ni­ci­pais que se dê re­velo à ho­me­nagem de mu­lheres e ho­mens que são exem­plos vivos de re­sis­tência ao fas­cismo e/​ou de par­ti­ci­pação po­pular, no âm­bito do ani­ver­sário do mu­ni­cípio de Odi­velas e das co­me­mo­ra­ções dos 40 anos da Re­vo­lução; apre­sentar na Câ­mara Mu­ni­cipal um con­junto de re­co­men­da­ções ao nível do pa­tri­mónio cul­tural, sendo uma delas re­la­tiva à cri­ação do Ar­quivo da Me­mória.




Mais artigos de: Nacional

Impõe-se travar a destruição

Co­mis­sões de utentes, eleitos da CDU e sin­di­catos levam a efeito di­versas ini­ci­a­tivas que têm por fito de­nun­ciar e re­verter as con­sequên­cias da po­lí­tica pri­va­ti­za­dora no sector da Saúde.

Justiça para todos

Contra o novo mapa judiciário do Governo, o encerramento de tribunais e o esvaziamento do interior, cerca de três mil pessoas concentraram-se anteontem, 15, junto à Assembleia da República, respondendo ao apelo lançado pela Ordem dos Advogados. Participaram no protesto advogados...

Defender Escola Pública e populações

Eleitos da CDU em vá­rios mu­ni­cí­pios alen­te­janos alertam para efeitos ne­ga­tivos do en­cer­ra­mento de es­colas do 1.º Ciclo do En­sino Bá­sico e apre­sentam pro­postas para re­verter a si­tu­ação.

Travar a privatização da EGF

As ac­ções ju­di­ciais in­ter­postas pelos mu­ni­cí­pios de Loures e do Seixal visam travar a venda da par­ti­ci­pação do Es­tado na EGF e de­fender os in­te­resses das au­tar­quias e das po­pu­la­ções.

Roubo à comunidade

O texto final apresentado pela comissão de Agricultura e Mar relativo ao projecto de lei 528/XII, do PSD e CDS-PP, que altera a Lei dos Baldios, foi aprovado na quinta-feira, dia 10, com os votos favoráveis dos partidos da maioria e os votos contrários de todos os...

Jiga-jogas da maioria no canil de Braga

Lamentando a falta de diálogo do presidente da Câmara de Braga no que ao Centro Municipal de Recolha Oficial de Animais de Companhia diz respeito, a CDU acusa-o ainda de oportunismo político por defender agora, sob pressão das associações zoófilas, as medidas que havia...

«Catarina Eufémia»

Por iniciativa do núcleo de Almada da União de Resistentes Antifascistas (URAP), decorreu no sábado, dia 12, na Sala Pablo Neruda do Fórum Romeu Correia, em Almada, a apresentação da obra «Catarina Eufémia. Militante comunista, mulher de Abril, companheira de...