Conferência internacional

Na Biblioteca Municipal de Palmela, nos dias 3 e 4, com a participação de representantes de dezenas de organizações sindicais, decorreu a conferência «Combater o desemprego, pelo trabalho digno», promovida pela Federação Sindical Mundial e pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (CGTP-IN).

Na conferência esteve presente, como convidada, uma delegação da CGTP-IN, da qual fez parte o Secretário-geral, Arménio Carlos, que interveio. Nos trabalhos participou o Secretário-geral da FSM, George Mavrikos.

A iniciativa fez parte do Dia Internacional de Acção, que a FSM organizou a 3 de Outubro (coincidindo com o aniversário da sua fundação, em 1945), focando o combate ao desemprego e à luta pelo trabalho digno, e ao qual a Inter se associou.

A exploração dos trabalhadores atinge níveis sem precedentes, numa ofensiva do grande capital e dos governos ao seu serviço contra os direitos laborais e sociais dos trabalhadores e povos, bem como contra as suas organizações de classe, e em todo o mundo estão desempregados mais de 200 milhões de trabalhadores, refere a Intersindical, na nota que divulgou sobre a sua participação. A CGTP-IN assinala que «é cada vez mais determinante», neste contextos, «o papel do movimento sindical de classe e de massas.




Mais artigos de: Trabalhadores

Luta a crescer na Administração Pública

Trabalhadores da administração local e professores saíram à rua, na quinta-feira e no domingo, para exigir o respeito pelos seus direitos e a defesa de importantes garantias constitucionais. Entretanto, a Frente Comum convocou para o próximo dia 31, em Lisboa, uma manifestação nacional da Administração Pública.

CGTP-IN marca acções

O Conselho Nacional da CGTP-IN saudou as lutas realizadas mais recentemente, bem como as que estão em curso e em desenvolvimento, e convocou para Novembro um «dia nacional de indignação, acção e luta» e uma marcha.

Outubro no rumo certo

Pela defesa do serviço público, pelo cumprimento da contratação colectiva, pela melhoria dos salários e das condições de trabalho, a Fectrans/CGTP-IN está a dinamizar lutas nos transportes, que começam hoje e prosseguem ao longo do mês.

Conquistar direitos na Ficocables

O portão da Ficocables, na Maia, empresa do grupo espanhol Ficosa, foi local de concentração de mais de duas centenas de operárias e operários daquela fábrica que produz componentes para o sector automóvel, numa demonstração de crescente determinação na luta pelos seus direitos.

44 anos com os trabalhadores

«Os valores e direitos de Abril no futuro de Portugal» é o lema das comemorações do 44.º aniversário da CGTP-IN, assinalado no passado dia 1. Num comunicado emitido nesse mesmo dia, a Intersindical sublinha que a sua criação...

Lutar nas cutelarias

Trabalhadores, dirigentes e delegados sindicais do Site-Norte realizaram, dia 3, uma tribuna pública no centro das Taipas, no concelho de Guimarães, exigindo melhores condições de vida e de trabalho para os trabalhadores do sector das cutelarias – que, como...

Em luta na hotelaria

Dirigentes e activistas da Federação dos Sindicatos da Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo promoveram uma acção de protesto, no dia 2, junto à sede da associação patronal da hotelaria e restauração (Ahresp), exigindo que...