Conferência internacional
Na Biblioteca Municipal de Palmela, nos dias 3 e 4, com a participação de representantes de dezenas de organizações sindicais, decorreu a conferência «Combater o desemprego, pelo trabalho digno», promovida pela Federação Sindical Mundial e pela Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Funções Públicas e Sociais (CGTP-IN).
Na conferência esteve presente, como convidada, uma delegação da CGTP-IN, da qual fez parte o Secretário-geral, Arménio Carlos, que interveio. Nos trabalhos participou o Secretário-geral da FSM, George Mavrikos.
A iniciativa fez parte do Dia Internacional de Acção, que a FSM organizou a 3 de Outubro (coincidindo com o aniversário da sua fundação, em 1945), focando o combate ao desemprego e à luta pelo trabalho digno, e ao qual a Inter se associou.
A exploração dos trabalhadores atinge níveis sem precedentes, numa ofensiva do grande capital e dos governos ao seu serviço contra os direitos laborais e sociais dos trabalhadores e povos, bem como contra as suas organizações de classe, e em todo o mundo estão desempregados mais de 200 milhões de trabalhadores, refere a Intersindical, na nota que divulgou sobre a sua participação. A CGTP-IN assinala que «é cada vez mais determinante», neste contextos, «o papel do movimento sindical de classe e de massas.