Negociações prosseguem
O embaixador permanente do Irão junto do Organismo Internacional da Energia Atómica (OIEA) reiterou no final da semana passada o interesse iraniano em prosseguir as negociações para finalizar o acordo com o G5+1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) sobre o seu programa nuclear.
Em declarações à agência oficial IRNA, Reza Najafi afirmou que no encontro de dois dias realizado em Teerão foram dados passos para se chegar, o mais tardar em Novembro próximo, a um acordo abrangente e definitivo. Najafi disse ainda ter informado a delegação da OIEA, chefiada pelo seu subdirector para a Segurança, Tero Varjoranta, que como país soberano se reserva o direito de emitir ou negar vistos de entrada a funcionários daquele organismo internacional. Foi justamente o que sucedeu a semana passada, em que um dos membros da comitiva da OIEA não pôde viajar por lhe ter sido negado o visto, sem que se conheçam os motivos.
Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informou que o respectivo titular, Mohammad Javad Zarif, tinha agendada para ontem, 15, uma reunião em Viena com a chefe cessante da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e com o secretário de Estado norte-americano John Kerry.
A reunião na capital austríaca insere-se nos esforços para a conclusão de um acordo sobre as actividades nucleares para fins pacíficos do Irão até 24 de Novembro, com base no plano provisório subscrito em Novembro de 2013 e que expirou a 20 de Julho.