Programa nuclear iraniano

Negociações prosseguem

O embaixador permanente do Irão junto do Organismo Internacional da Energia Atómica (OIEA) reiterou no final da semana passada o interesse iraniano em prosseguir as negociações para finalizar o acordo com o G5+1 (os membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU mais a Alemanha) sobre o seu programa nuclear.

 

Em declarações à agência oficial IRNA, Reza Najafi afirmou que no encontro de dois dias realizado em Teerão foram dados passos para se chegar, o mais tardar em Novembro próximo, a um acordo abrangente e definitivo. Najafi disse ainda ter informado a delegação da OIEA, chefiada pelo seu subdirector para a Segurança, Tero Varjoranta, que como país soberano se reserva o direito de emitir ou negar vistos de entrada a funcionários daquele organismo internacional. Foi justamente o que sucedeu a semana passada, em que um dos membros da comitiva da OIEA não pôde viajar por lhe ter sido negado o visto, sem que se conheçam os motivos.

Entretanto, o Ministério dos Negócios Estrangeiros informou que o respectivo titular, Mohammad Javad Zarif, tinha agendada para ontem, 15, uma reunião em Viena com a chefe cessante da diplomacia europeia, Catherine Ashton, e com o secretário de Estado norte-americano John Kerry.

A reunião na capital austríaca insere-se nos esforços para a conclusão de um acordo sobre as actividades nucleares para fins pacíficos do Irão até 24 de Novembro, com base no plano provisório subscrito em Novembro de 2013 e que expirou a 20 de Julho.




Mais artigos de: Internacional

Evo Morales reeleito na Bolívia

Evo Morales foi reeleito este domingo, 12, presidente da Bolívia e o Movimento para o Socialismo (MAS) venceu as legislativas conquistando a maioria dos lugares no Parlamento nacional.

Vitória da soberania

O tribunal Internacional de Arbitragem decretou que a Venezuela pague à Exxon Mobil 1591 milhões de dólares de indemnização pela nacionalização dos seus activos. A multinacional reclamava 20 mil milhões de dólares.

Russos contra a impunidade

A descoberta, o mês passado, de uma série de valas comuns clandestinas na periferia de Donetsk, com dezenas de corpos de pessoas submetidas a torturas e executadas, não pode ficar impune, considera a Duma (câmara baixa) estatal russa. Numa resolução aprovada no dia 10, apenas...

25 minutos escravo

O centro de distribuição da Amazon no Nevada onde Jesse Busk e Laurie Castro trabalham tem o tamanho de 28 estádios de futebol. É um colossal labirinto de corredores pardos e embalados pelo murmúrio soporífero das máquinas que ajudam um exército de operários...