Banca espanhola consumiu 140 mil milhões

As ajudas públicas ao sector financeiro em Espanha atingiram 141 395 milhões de euros em 2012, segundo um relatório divulgado dia 21 pela Comissão Nacional dos Mercados e Concorrência (CNMC).

Aquele valor representa um aumento de 68,8 por cento em relação ao montante destinado ao sector em 2011, que ascendeu a 83 743 milhões.

As operações de recapitalização totalizaram 40,4 mil milhões em 2012, ou seja, cerca de 3,85 por cento do PIB espanhol. Todavia, o maior volume de ajudas concentra-se nas garantias do Estado (avales para emissão de dívida dos bancos) que se elevaram naquele ano a 71,6 mil milhões de euros (6,86 por cento do PIB).

Por seu turno, o resgate de activos consumiu 25,5 mil milhões de euros (2,43 por cento do PIB) e outras medidas de liquidez 3,5 mil milhões de euros (0,33 por cento do PIB)

Ao todo, as ajudas do Estado destinadas a mitigar a crise financeira em 2012 representaram 13,47 por cento do PIB espanhol, indica o mesmo relatório.



Mais artigos de: Breves Europa

Relatório denuncia TTIP

Um relatório elaborado por várias organizações internacionais, incluindo sindicatos e a Federação Sindical Europeia dos Serviços Públicos, alerta que o acordo de livre comércio entre a União Europeia e o Canadá (CETA), concluído em...

Greve nos transportes de Genebra

Os trabalhadores dos transportes públicos de Genebra (TPG), na Suíça, paralisaram totalmente, dia 19, o serviço de autocarros e eléctricos e trolleybus, tendo recusado a tentativa de imposição de serviços mínimos. A decisão foi tomada numa...

Coca-Cola obrigada a pagar

A Audiência Nacional de Espanha emitiu, dia 21, uma sentença que obriga a Coca-Cola a pagar os salários a uma parte dos trabalhadores abrangidos pelo despedimento colectivo efectuado em Abril. O despedimento colectivo foi anulado em Junho pela mesma instância judicial, no entanto a empresa...