Formadas, experientes e produtivas, mas mal pagas

Mulheres discriminadas

Um re­la­tório da OIT re­vela que as mu­lheres têm em média mais for­mação, são mais ex­pe­ri­entes e pro­du­tivas, mas au­ferem sa­lá­rios in­fe­ri­ores aos dos ho­mens.

Sa­lá­rios reais em 2013 re­cu­aram para ní­veis de 2007

O re­la­tório anual mun­dial sobre os sa­lá­rios, di­vul­gado dia 5, pela Or­ga­ni­zação Mun­dial do Tra­balho, re­vela que nos 26 países eu­ro­peus ana­li­sados, as mu­lheres de­ve­riam au­ferir, em média, sa­lá­rios su­pe­ri­ores em 0,9 por cento aos dos ho­mens se­gundo os cri­té­rios da for­mação, ex­pe­ri­ência e pro­du­ti­vi­dade.

To­davia, na re­a­li­dade, os sa­lá­rios das tra­ba­lha­doras são, em média, in­fe­ri­ores em 18,9 por cento aos dos seus co­legas mas­cu­linos.

Esta ten­dência é igual­mente ve­ri­fi­cável na ge­ne­ra­li­dade dos 38 países es­tu­dados, onde se des­tacam pela ne­ga­tiva os Es­tados Unidos.

Se­gundo o inqué­rito, é nos EUA que o fosso sa­la­rial entre ho­mens e mu­lheres é maior. Aqui, as tra­ba­lha­doras ga­nham, em média, 64,20 dó­lares, por cada 100 dó­lares au­fe­ridos pelos ho­mens, di­fe­rença que não é jus­ti­fi­cada pela for­mação e pro­du­ti­vi­dade su­pe­rior dos ho­mens norte-ame­ri­canos em re­lação às mu­lheres.

Sa­lá­rios caem

O es­tudo cons­tata uma di­mi­nuição ao nível mun­dial do cres­ci­mento dos sa­lá­rios. Assim, se em 2012 os sa­lá­rios reais ainda cres­ceram 2,2 por cento em média mun­dial, em 2013 essa evo­lução foi de apenas dois por cento. Ou seja, muito abaixo da taxa de três por cento que se ve­ri­fi­cava antes da eclosão da crise eco­nó­mica (2006-2007).

Porém, estes va­lores va­riam muito de re­gião para re­gião do pla­neta, sendo no geral for­te­mente in­flu­en­ci­ados pelo peso da eco­nomia chi­nesa. Ex­cluída a China da média mun­dial, ve­ri­fica-se que a pro­gressão real dos sa­lá­rios foi de apenas 1,1 por cento em 2013, e de 1,3 por cento em 2012.

Numa aná­lise mais fina, o es­tudo ob­serva uma es­tag­nação dos sa­lá­rios em 2012 e 2013 nas eco­no­mias de­sen­vol­vidas. Em certos países, a evo­lução foi ne­ga­tiva.

São os casos da Es­panha, Grécia, Ir­landa, Itália, Japão e Reino Unido, onde os sa­lá­rios mé­dios reais se si­tu­aram em 2013 num nível in­fe­rior ao al­can­çado em 2007.

Mas ao con­trário do que se po­deria pensar a ten­dência de queda dos sa­lá­rios ini­ciou-se muito antes do re­ben­ta­mento da crise. Em grande parte, a des­va­lo­ri­zação dos ren­di­mentos do tra­balho é ex­pli­cada pelo afas­ta­mento da sua taxa de cres­ci­mento em re­lação ao au­mento da pro­du­ti­vi­dade.

Deste modo, a OIT re­alça que entre 1999 e 2013 o au­mento pro­du­ti­vi­dade foi sempre su­pe­rior ao au­mento real dos sa­lá­rios.

O des­fa­sa­mento destes dois in­di­ca­dores tra­duziu-se numa di­mi­nuição da parte dos ren­di­mentos do tra­balho no Pro­duto In­terno Bruto em vá­rios países.

A OIT re­fere ainda que a re­dução ou es­tag­nação dos sa­lá­rios, de­sig­na­da­mente na zona euro, se tem re­flec­tido numa di­mi­nuição da pro­cura e no au­mento do risco de de­flação.




Mais artigos de: Europa

Contestação alarga-se

Uma nova jor­nada de greves, pela ter­ceira se­mana con­se­cu­tiva, pa­ra­lisou as re­giões de Bru­xelas, Bra­bante Valão e Bra­bant Fla­mengo, na Bél­gica, em pro­testo contra o pro­grama an­ti­po­pular da co­li­gação go­ver­na­mental de di­reita.

Direita derruba sociais-democratas

O governo social-democrata sueco decidiu convocar eleições antecipadas para dia 22 de Março, após ver chumbado o seu projecto de Orçamento do Estado para 2015. A proposta governamental apenas recolheu 153 votos, já que toda a oposição de direita se juntou...

PCP aprova emendas

O Parlamento Europeu aprovou várias emendas apresentadas pelos deputados à Resolução sobre o 25.º Aniversário da Convenção dos Direitos da Criança. Os comunistas portugueses pretendiam deixar vincado no documento a necessidade de reforçar e...

Angela Merkel do alto do olimpo

Passos Coelho apontou aos jovens a porta da rua como serventia da casa, ou, noutro dizer mais polido, que partissem todos em peregrinação para lá da fronteira, poderia ser aquela de Badajoz ou de Vilar Formoso, porta para a Europa, onde, segundo o próprio, estando...