Obama bonifica banca

O Se­nado e a Câ­mara dos Re­pre­sen­tantes dos EUA apro­varam, sexta-feira, 12, e do­mingo, 14, o Or­ça­mento Fe­deral até Ou­tubro de 2015. O do­cu­mento me­receu o voto fa­vo­rável dos eleitos pelo Par­tido Re­pu­bli­cano e da es­ma­ga­dora mai­oria dos con­gé­neres do De­mo­crata, que acor­daram a re­vo­gação de uma norma, em vigor desde 2010, que im­pedia que as en­ti­dades fi­nan­ceiras en­vol­vidas em ope­ra­ções es­pe­cu­la­tivas de alto risco de ace­derem a fundos es­ta­tais.

A queda da regra in­tro­du­zida após o es­po­letar da ac­tual fase da crise do ca­pi­ta­lismo está a ser con­tes­tada. Os de­mo­cratas, pre­ten­dendo jus­ti­ficar a sua opção, aca­baram no en­tanto por re­velar que a dis­po­sição apenas im­pedia os bancos de apos­tarem uma pe­quena parte do di­nheiro em pro­dutos de­ri­vados.

Obama, por seu lado, an­te­cipou-se e ga­rantiu que se ambos os he­mi­cí­clicos apro­vassem o Or­ça­mento também ele o pro­mul­garia, ar­gu­men­tando com a ne­ces­si­dade de evitar o en­cer­ra­mento dos ser­viços e es­tru­turas pú­blicas ve­ri­fi­cado o ano pas­sado, mas es­que­cendo as pro­messas de re­gu­lação e mo­ra­li­zação do mer­cado e do não re­curso ao erário pú­blico para salvar o ca­pital fi­nan­ceiro.




Mais artigos de: Internacional

Fim da ocupação na ordem do dia

A Pa­les­tina pre­tende que o Con­selho de Se­gu­rança da ONU (CS) aprove uma re­so­lução para a re­ti­rada de Is­rael dos seus ter­ri­tó­rios no prazo de dois anos. A apre­sen­tação do pro­jecto es­tava pre­vista para ontem, dia 15.

Erdogan sem travão

Jor­na­listas, gui­o­nistas, pro­du­tores e o pre­si­dente de um grupo de co­mu­ni­cação so­cial foram presos, du­rante o fim-de-se­mana na Tur­quia, numa vaga re­pres­siva or­de­nada e de­fen­dida pelo pre­si­dente, Recep Er­dogan.

Ponta do <i>iceberg</i>

O total de mortos e desaparecidos durante a ditadura militar brasileira está amplamente subestimado, considera o presidente do Comité de São Paulo da Comissão Nacional de Verdade. Durante a entrega simbólica do relatório preliminar da Comissão à presidente Dilma...

PAICV escolheu uma líder jovem

Janira Hopffer Almada, de 35 anos, será a próxima presidente do PAICV, que governa Cabo Verde há quase uma década e meia. Em Janeiro de 2015, um congresso extraordinário do partido vai escolher os outros órgãos dirigentes e definir os futuros rumos. Actual ministra da...