Ano negro em Santarém

Num balanço do primeiro ano do mandato autárquico resultante das eleições de Setembro de 2013, a CDU considerou, recentemente, ser «inquestionável que a Câmara de Santarém se encontra enredada na dívida e atafulhada de processos judiciais movidos por credores, mas não só».

Recorde-se que em 2012 a maioria PSD «foi forçada a apresentar um Plano de Saneamento Financeiro e a recorrer ao PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) e que agora, passados dois anos, «ainda não foi capaz de concretizar os pagamentos resultantes dos compromissos assumidos», continuando por utilizar cerca de três milhões de euros.

Entre os processos em Tribunal, a CDU apontou o que foi movido pela Sociedade de Construções A. Machado & Filhos, SA, referente a obras que o executivo «continua sem identificar e esclarecer», como a remodelação das instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria para acolher doentes da chamada gripe das aves e que, segundo resposta do Ministério da Saúde a uma pergunta do Grupo Parlamentar «Os Verdes», não se chegou a concretizar.

No documento do balanço, a Coligação elencou situações como a acumulação de lixo na cidade e no concelho, «porque as viaturas se encontram avariadas e não há dinheiro para as mandar reparar ou porque não há dinheiro para pagar o necessário combustível».

A desertificação do centro histórico, com o encerramento do comércio, não só devido à crise mas também pela «ausência de uma estratégia» autárquica, a degradação e encerramento por falta de condições de segurança de alguns monumentos, a incapacidade de agradar aos turistas que vão surgindo, são outras das críticas.

A CDU alertou ainda para problemas como o das encostas de Santarém, a necessitarem de intervenção urgente em alguns locais devido ao «perigo iminente de derrocada», da reparação da estrada de Alcanede, que continua à espera, do estacionamento tarifado, processo que considera pouco claro, da situação da empresa municipal Viver Santarém, que levou ao despedimento de 30 pessoas, e das instalações da Antiga Escola Prática de Cavalaria.




Mais artigos de: Nacional

Compromisso <br>com as populações

Enquanto o Governo prossegue um ataque cerrado ao Poder Local democrático, criando constrangimentos na capacidade de intervenção, as autarquias de maioria CDU aprovam orçamentos com o objectivo de continuar a resolver os problemas das populações.

É preciso dizer basta!

Tal como a CDU alertou, a adesão ao Programa de Apoio à Economia Local (PAEL) por parte do município de Santa Cruz, na Madeira, trará como consequências a adopção e implementação de um conjunto de medidas, nomeadamente a aplicação da taxa máxima do Imposto Municipal sobre Imóveis e da Derrama.

Melhores resultados <br>em Alcácer do Sal

A Câmara de Alcácer do Sal reduziu a despesa em 1784 535, 43 euros de acordo com os últimos dados de 31 de Outubro de 2014, comparativamente com a data de entrada do novo executivo (CDU), no final de Outubro de 2013.

Investimento desastroso

Para o PCP e para a eleita da CDU na Assembleia Municipal de Ponte de Lima, Sandra Fernandes, os presidentes de junta de freguesia – à excepção de Arca e Ponte de Lima; Brandara; Facha e Seara - «prestaram um mau serviço ao concelho ao aprovarem a proposta da...

«Contra a privatização <br>da água»

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) realizou, no dia 16, em Coimbra, uma iniciativa inserida na campanha «Contra a privatização da água», que contou com a presença do eleito do PEV, Paulo Coelho, na Assembleia Municipal de Coimbra, nas...

MPPM lembra <br>«Chumbo Fundido»

O Movimento pelos direitos do Povo Palestiniano e pela Paz no Médio Oriente – MPPM, assinalou a passagem do sexto aniversário de mais uma agressão lançada por Israel contra a Faixa de Gaza. A operação designada «Chumbo Fundido», ocorrida entre 27 de Dezembro...