Ano negro em Santarém
Num balanço do primeiro ano do mandato autárquico resultante das eleições de Setembro de 2013, a CDU considerou, recentemente, ser «inquestionável que a Câmara de Santarém se encontra enredada na dívida e atafulhada de processos judiciais movidos por credores, mas não só».
Recorde-se que em 2012 a maioria PSD «foi forçada a apresentar um Plano de Saneamento Financeiro e a recorrer ao PAEL (Programa de Apoio à Economia Local) e que agora, passados dois anos, «ainda não foi capaz de concretizar os pagamentos resultantes dos compromissos assumidos», continuando por utilizar cerca de três milhões de euros.
Entre os processos em Tribunal, a CDU apontou o que foi movido pela Sociedade de Construções A. Machado & Filhos, SA, referente a obras que o executivo «continua sem identificar e esclarecer», como a remodelação das instalações da antiga Escola Prática de Cavalaria para acolher doentes da chamada gripe das aves e que, segundo resposta do Ministério da Saúde a uma pergunta do Grupo Parlamentar «Os Verdes», não se chegou a concretizar.
No documento do balanço, a Coligação elencou situações como a acumulação de lixo na cidade e no concelho, «porque as viaturas se encontram avariadas e não há dinheiro para as mandar reparar ou porque não há dinheiro para pagar o necessário combustível».
A desertificação do centro histórico, com o encerramento do comércio, não só devido à crise mas também pela «ausência de uma estratégia» autárquica, a degradação e encerramento por falta de condições de segurança de alguns monumentos, a incapacidade de agradar aos turistas que vão surgindo, são outras das críticas.
A CDU alertou ainda para problemas como o das encostas de Santarém, a necessitarem de intervenção urgente em alguns locais devido ao «perigo iminente de derrocada», da reparação da estrada de Alcanede, que continua à espera, do estacionamento tarifado, processo que considera pouco claro, da situação da empresa municipal Viver Santarém, que levou ao despedimento de 30 pessoas, e das instalações da Antiga Escola Prática de Cavalaria.